A Guerra dos Tronos - Capítulo 10

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Jon II
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVJon
LocalWinterfell, Norte, Westeros
Página71-75 PT-BR Leya (Outras versões)
CenaThe Kingsroad (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jon I
Tyrion I ← Jon II → Daenerys II

Jon III

Jon despede-se primeiro de Bran, que está em coma; depois de Robb; e, finalmente, de Arya, a quem ele dá de presente uma espada chamada Agulha.

Resumo

Arya Stark e Jon Snow, extraído de 'A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada', por Magali Villeneuve ©.

Jon sobe as escadas para o quarto de Bran com Fantasma ao lado dele, temendo que seja a última vez que possa ver seu meio-irmão. Catelyn Stark está lá, nunca saindo do lado de Bran por quase quinze dias, o que manteve Jon longe, mas agora não há mais tempo, já que Jon vai partir para a Muralha hoje mesmo. Quando Jon entra, Catelyn reage com hostilidade, perguntando por que ele está lá e exigindo que ele saia. Antigamente, isso faria com que Jon saísse dali chorando, mas agora só faz com que ele fique irritado. Jon insiste que precisa se despedir de Bran, mas Catelyn ameaça chamar os guardas. Jon não se importa com o blefe e vai em direção a Bran.

Jon encontra Bran encolhido e frágil, por baixo do cobertor suas pernas dobravam-se de maneira esquisita. Jon pede para Bran não morrer e diz que todos estão esperando ele acordar. Jon lembra o quanto Bran estava ansioso para viajar para o Sul enquanto explica que ele está indo para a Muralha com o tio Benjen. Tomada pela tristeza, a Senhora Stark admite para ela mesma, em voz alta, que desejava que Bran ficasse em casa com ela, e que seu desejo parece ter sido atendido. Apiedado pela tristeza de Catelyn, o jovem tenta tranquilizá-la. Uma súbita ira toma conta de Catelyn. Seus olhos cheios de fúria encontram com os do bastardo Jon Snow e ela diz que não precisa de seu consolo. Humildemente, Jon tenta sair, mas Catelyn o chama pelo nome (pela primeira vez) e lhe diz que deveria ter sido Jon a cair daquela torre e não Bran.

Já no tumultuado pátio, Jon encontra Robb Stark que o diz que Benjen está procurando por ele. Robb nota que Jon está abatido e quando ele começa uma pergunta sobre sua mãe, Jon o interrompe cordialmente e lhe diz que ela foi gentil com ele, acalmando então as preocupações de seu irmão e amigo. Robb diz que na próxima vez que eles se encontrarem, Jon estará todo de preto. Jon diz que preto sempre foi a sua cor. Eles se despedem com uma abraço fraterno.

Em seguida, Jon vai ver Arya, que está embalando suas coisas com a ajuda de sua loba Nymeria. Arya estava preocupada que Jon tivesse partido sem se despedir dela. Ela diz que não pode procurar Jon, pois teve de dobrar suas roupas novamente, porque a Septã Mordane não gostou do jeito que ela dobrou da primeira vez. Jon diz que tem um presente secreto para ela. Depois que Arya fecha a porta e coloca Nymeria para guardá-la, Jon lhe dá uma pequena espada feita especialmente para ela: parecida com uma das espadas de Bravos. Jon explica que ela vai ter que praticar todos os dias e mostra-lhe como segurar a espada. Jon dá sua primeira lição: espete com a ponta afiada. Brincando, ele então a adverte para não contar a Sansa. Arya corre para um último abraço em seu irmão. Pouco antes de ele sair, Jon diz a Arya que as melhores espadas têm um nome. Quando ela pergunta qual é o nome de sua espada, ele explica que é a coisa favorita dela. Arya entende a ironia e ambos dizem o nome ao mesmo tempo: "Agulha".

Citações

Bran, lamento não ter vindo antes. Tive medo. Não morra, Bran. Por favor. Estamos todos à espera de que você acorde. Robb e eu e as meninas, todos...[1]
Jon, em sua despedida de Bran.
Rezei para que isso acontecesse. Ele era o meu garotinho especial. Fui até o septo e rezei sete vezes aos sete rostos de deus para que Ned mudasse de ideia e o deixasse aqui comigo. Por vezes as preces são respondidas.[2]
Catelyn, pensando em voz alta.
Jon (...) deveria ter sido você.[3]
— Catelyn, para Jon após ele se despedir de Bran.
Por vezes, estradas diferentes vão dar no mesmo castelo.[4]
— Jon, para Arya Stark.

Passagens destacadas

Listas

Personagens

Aparecem:

Aparecem:

Mencionados:

Casas

Aparecem:

Locais

Aparecem:

Mencionados:

Outros termos

Galeria

Links externos

Notas

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones-Chapter 10, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências

  1. A Guerra dos Tronos, Capítulo 10, Bran, página 72.
  2. A Guerra dos Tronos, Capítulo 10, Bran, página 72.
  3. A Guerra dos Tronos, Capítulo 10, Bran, página 72.
  4. A Guerra dos Tronos, Capítulo 10, Bran, página 74.
  5. A Guerra dos Tronos, Capítulo 10, Bran, página 71.