A Guerra dos Tronos - Capítulo 28

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa


Catelyn V
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVCatelyn Stark
LocalEstalagem do Entroncamento, Westeros
PáginaPT-BR Leya (Outras versões)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Catelyn IV
Eddard VI ← Catelyn V → Sansa II

Catelyn VI

Catelyn e Sor Rodrik se abrigam da chuva na Estalagem do Entroncamento. Logo depois, Tyrion Lannister e seu grupo chegam. Tyrion reconhece Catelyn, que esperava permanecer anônima, e Catelyn aproveita a oportunidade para convencer os homens da sala de levar Tyrion em cativeiro para que ele possa enfrentar a justiça do rei em Winterfell.

Sinopse

Tyrion sendo cercado a mando de Catelyn, extraído de A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada, por Didier Graffet ©.

Catelyn e Sor Rodrik estão na Estrada do Rei, dirigiram-se para o norte até Winterfell. Está chovendo e Sor Rodrik sugere que Catelyn deve cobrir a cabeça para evitar que fique frio. Catelyn, no entanto, gosta da sensação da chuva em seu rosto e responde que é apenas água. A cálida chuva do sul lembra Catelyn de sua infância com Edmure, Lysa e Mindinho em Correrrio. As chuvas são muito menos agradáveis no o Norte.

Rodrik afirma que seria bom ter um fogo e uma refeição quente. Catelyn diz-lhe que há uma estalagem perto. Catelyn lembra-se de dormir muitas vezes quando viaja com seu pai quando era jovem, e nesse época a estalagem era dirigida por uma mulher gorda chamada Masha Heddle. Sor Rodrik lembra-lhe que uma pousada é muito pública e que pode ser melhor encontrar um pequeno abrigo se não quiserem ser reconhecidos. No entanto, quando eles não são reconhecidos por um grupo de soldados liderados por Lorde Jason Mallister, Catelyn decide que não serão reconhecidos na pousada.

Na pousada, eles são recepcionados por Masha Heddle, que lhes dá apenas um olhar superficial e diz que existem apenas dois quartos disponíveis; ela não dá nenhum dos sorrisos ou menção de bolos doces que Catelyn lembrava da sua infância. Depois de mudar a roupa seca, Catelyn pensa que, na encruzilhada, eles poderiam ir para o oeste até Correrrio, onde ela poderia obter conselhos de seu pai que não estava bem ultimamente. Para o leste estava o Ninho da Águia e sua irmã; Lysa Tully pode ser capaz de fornecer algumas respostas, mas a estrada nas montanhas é muito perigosa. Eventualmente, Catelyn decide que é melhor continuar para o norte para Winterfell. Uma vez que atravessem o Gargalo eles podem obter ajuda de um dos Vassalos da Casa Stark.

Catelyn volta seus pensamentos para a confiabilidade dos vassalos de Correrrio. Se chegar ao ponto de guerra, Catelyn tem certeza de que seu pai vai chamar seus vassalos, mas ela não tem certeza de que todas elas virão. Rebelião de Robert mostrou o quanto os senhores do rio não podem ser confiáveis, particularmente a Casa Frey, que chegou para ajudar seus senhores Tully somente após a conquista da Batalha do Tridente. Desde então, o pai de Catelyn passou a chamar Lorde Walder Frey do "O Atrasado Lorde Frey". Outros vassalos como a Casa Darry, a Casa Ryger e a Casa Mooton lutaram pelo Rei Aerys II Targaryen. Catelyn decide que ela não deve deixar uma guerra entrar em erupção.

Sor Rodrik vem escoltá-la para jantar, sugerindo que eles devem se apressar se quiserem comer. Catelyn decide que pode ser mais seguro fingir que são pai e filha e Rodrik concorda.

No salão comum os bancos estavam lotados com uma grande variedade de pessoas, mas Catelyn não vê ninguém que possa reconhecê-la. Sor Rodrik encontra um lugar na cozinha onde são abordados pelo cantor Marillion, que pergunta sobre onde eles vieram e para onde estão indo. Catelyn responde que eles vêm de Porto Real. O cantor diz-lhes que é o destino dele para o Torneio da Mão. O cantor fica desapontado quando Catelyn não ouviu falar sobre ele e tenta obter dinheiro por música. Sor Rodrik, acreditando que qualquer garoto saudável deveria preferir uma espada do que uma arpa ou uma lira, diz-lhe que ele poderia ter um par de cobres, mas preferiria jogá-los no poço do que ouvir a música do rapaz. O cantor então conta como ele foi feito para cantar para reis e grandes senhores. Catelyn pergunta se Marillion já cantou para Lorde Tully. O cantor se vangloria de que um quarto é mantida para ele em Correrrio e que o Edmure Tully é como um irmão para ele. Isso diverte Catelyn, pois ela sabe que seu irmão odeia cantores desde que um cantor dormiu com uma garota que ele gostava.

Então a porta se abre e a chegada de Tyrion Lannister é anunciada. O anão procura por um quarto e banho. Quando Tyrion é informado de que não há quartos, ele anuncia que seus criados podem dormir no estábulo e diz que ele precisa apenas de um pequeno quarto. Quando Masha Heddle repete que não há quartos, Tyrion tira uma moeda de ouro e atirou no ar. Um viajante diz a Tyrion que ele é bem-vindo ao seu quarto, e Tyrion atira a moeda para o homem.

Tyrion declara que quer frango assado e o melhor vinho no seu quarto, e pede ao Irmão Negro Yoren para se juntar a ele. Marillion se e oferece a cantar para Tyrion sobre vitória de seu pai em Porto Real enquanto ele janta. Tyrion responde que tal música certamente arruinaria sua ceia. Ele está prestes a se afastar quando seus olhos encontram Catelyn, e ele comenta que sentiu falta dela em Winterfell durante sua volta da Muralha. Todos na estalagem ficam atônitos, e todos os olhos se voltam para Catelyn enquanto fica em pé.

Catelyn pergunta a alguns dos homens de armas no salão se eles são verdadeiramente fieis a seu pai, Lorde Hoster Tully. Os Brackens, Freys e Whents estão todos na sala, e todos respondem com um acordo educado. Tyrion fica confuso e pergunta o que Catelyn está fazendo. Catelyn então diz aos homens que Tyrion era hóspede em sua casa e enviou um assassino para assassinar seu filho em sua cama, acusando-o de assassinato. Em nome do Rei Robert e dos senhores que servem, Catelyn os convoca para pegar Tyrion Lannister e levá-lo a Winterfell para aguardar a justiça do rei.

Catelyn não pode decidir qual é mais gratificante: o som de uma dúzia de homens levantando suas espadas ou o olhar no rosto de Tyrion Lannister.

Lista de Personagens

Aparecem:


Mencionado:

Mencionado:

Termos e lugares mencionados

Lugares:

Lugares mencionados:


Terms:

Items e eventos:

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones-Chapter 28, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.