A Guerra dos Tronos - Capítulo 34

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa


Catelyn VI
Capítulo de A Guerra dos Tronos
A Guerra dos Tronos.jpg
PDVCatalyn Stark
LocalVale
PáginaPT-BR Leya (Outras versões)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Catelyn V
Eddard VIII ← Catelyn VI →  Eddard IX

Catelyn VII

Catelyn e seu grupo finalmente alcançam o Portão Sangrento e segurança. A pedido de sua irmã, Catelyn faz a perigosa subida noturna até o Ninho da Águia para encontrar Lysa e seu filho doentio, Robert.

Sinopse

Ninho da Águia, extraído de A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada, por Ted Nasmith ©.

Quando eles se aproximam do Portão Sangrento, Sor Donnel Waynwood diz Catelyn que ela deveria ter mandado uma mensagem antes de vir porque a Estrada de Altitude não está mais segura. Catelyn responde que eles descobriram isso para sua tristeza, refletindo sobre os seis homens que morreram para trazê-la até aqui; três no primeiro ataque, Lharys e Chiggen no segundo e Morrec de uma ferida purulenta. Apenas Sor Rodrik, Bronn, Marillion, Sor Willis Wode, Tyrion Lannister e Catelyn permanecem. Tinham certeza de que estavam todos condenados quando os homens de Waynwood se aproximaram.

Sor Donnel continua explicando que desde a morte de Jon Arryn os Clãs das montanhas do Vale tornaram-se mais ousados e a Senhora Lysa proibiu o envio de homens para combatê-los, embora ninguém estivesse certo do porque. Catelyn opta por não mencionar que são os Lannisters que sua irmã teme. Olhando para Tyrion, Catelyn observa a confiança do anão na presença de um grande grupo de homens jurados da Casa Arryn e se pergunta novamente se ela está errada em suspeitar dele. Ela também é perturbada pela astúcia do homem; embora ele continue sendo seu prisioneiro, o anão agora cavalga livremente, armado com um punhal e um machado e usando o manto de sombras que ganhou jogando com Marillion.

Catelyn pede a Sor Donnel para enviar Meistre Colemon quando eles chegarem para tratar Sor Rodrik que está gravemente ferido. Ela é informada de que sua irmã proibiu o meistre de deixar o Ninho da Águia por causa de sua preocupação com a saúde de seu filho Robert. Tudo o que Sor Donnel pode prometer é a atenção de uma septá que cuida da guarnição.

Quando chegam ao Portão Sangrento, eles são recebidos pelo tio de Catelyn, Sor Brynden Tully, conhecido como Peixe Negro. Depois de passarem pelo Portão, Catelyn pode ver a riqueza do Vale de Arryn espalhada diante dela e o pico conhecido como Lança do Gigante, subindo milhas acima do chão do vale. Seu tio aponta para o brilho das sete torres do Ninho da Águia no lado da montanha e diz que eles podem alcançar o pé da Lança à noite.

Quando Sor Rodrik declara que ele não pode ir mais longe, Catelyn decide deixar o resto de seu grupo para trás. Marillion, o cantor, pede para acompanhá-la ao castelo. Catelyn, que não consegue entender como Marillion sobreviveu à jornada que matou tantos outros, concorda. Então Bronn, cuja luta feroz ajudou a cortar o caminho para a segurança, declara que ele também está chegando. Catelyn não gosta do mercenário por causa de sua falta de bondade e lealdade, e prefere separar o mercenário de seu amigo Tyrion Lannister rápido. No entanto, Catelyn não pode recusar educadamente depois de permitir que Marillion venha e concorde.

Enquanto viajam, o Peixe Negro cavalga ao lado de Catelyn, ela recorda que seu tio era próximo de todas as crianças Tully e até de Petyr Baelish quando eram crianças, apesar de ter uma longa disputa com seu pai, Lorde Hoster. Foi em desafio a Lorde Hoster que nomear-lhe como a ovelha negra do rebanho de Tully que Sor Brynden levara uma versão negra do peixe Tully como seu símbolo pessoal. Catelyn recorda que a disputa terminou após o casamento duplo de Catelyn e Lysa com Eddard Stark e Jon Arryn, quando o Peixe Negro deixou Correrrio para servir Jon Arryn no Vale.

Depois que Catelyn termina de explicar sua história, seu tio diz que seu pai deve ser avisado, já que Correrrio está bem no caminho de qualquer ataque dos Lannisters. Quando Catelyn pergunta qual está a situação do Vale, ele diz que há raiva pela morte suspeita do muito amado Lorde Jon Arryn e a entrega do título de Protetor do Oeste a Sor Jaime Lannister. Lysa instruiu todos a chamarem o jovem Robert Arryn o "Verdadeiro Protetor do Oeste".

O Peixe Negro também dá a Catelyn a terrível notícia de que o jovem Lorde Robert não é saudável e chora quando seus bonecos são levados embora, levando alguns a sussurrar que ele é muito fraco para o governar. Alguns até sugerem que Nestor Royce, que governou enquanto Jon Arryn estava servindo como Mão do Rei, deveria governar até que Robert atingisse a maioridade. Outros acreditam que Lysa deveria se casar novamente, mas o Peixe Negro pensa que ela está apenas brincando de cortejos e pretende governar por ela mesma.

Quando Catelyn afirma que uma mulher pode governar tão sabiamente quanto um homem, o Peixe Negro responde que a mulher certa pode, mas não Lysa. Ele explica que a morte de seu marido e das crianças natimortas e abortadas antes disso deixou Lysa instável e histericamente protetora de seu único filho. Acima de tudo, Lysa parece temer os Lannister e agora Catelyn trouxe um Lannister à sua porta. Catelyn insiste que Tyrion é seu prisioneiro. Em resposta, seu tio observa que Tyrion não está apenas acorrentado, mas também carregando armas com um mercenário que o segue como uma sombra. Catelyn lembra que Tyrion não está aqui por escolha e que foi a carta de Lysa que deu início a todo o negócio.

Depois de passar pelo vale cercado por altas montanhas, eles alcançam as Portões da Lua. Bem acima da portaria, Catelyn pode ver a massa iminente da montanha e alto acima da torre de pedra, neve, céu e, em seguida, o Ninho da Águia. Tyrion afirma que, se eles planejam fazê-lo escalar a montanha à noite, eles podem matá-lo agora. Ele é informado de que eles vão descansar até a manhã seguinte.

Quando o anão pergunta como alguém sobe aquilo, é dito a ele que há degraus que levam até a montanha e mulas treinadas que vão até o caminho do castelo chamado Céu. Além disso, a subida é feita a pé ou nos cestos de guincho que trazem suprimentos ao Ninho da Águia que está diretamente acima do Céu. Tyrion recusa a oferta de ser enviado em uma cesta porque seu pai não aprovaria que ele subisse como um monte de nabos se os outros subissem a pé, alegando que Lannisters tinham certo orgulho. Catelyn responde que os Lannister têm arrogância, avareza e desejo de poder. Tyrion responde que seu pai é a alma da avareza, Jaime tem orgulho, e Cersei o deseja o poder, mas ele é inocente como um cordeiro.

A ponte levadiça é levantada e eles são recebidos por Lorde Nestor Royce. Brynden pede hospitalidade para a noite e é informado que Catelyn foi instruída a subir hoje à noite, mas o resto pode ter a hospitalidade do castelo. Brynden fica furioso, considerando que a ascensão noturna é perigosa demais sem a lua cheia. A guia Mya Stone então se apresenta e promete que nenhum mal acontecerá com Catelyn, citando sua experiência em cem subidas noturnas. Stone é o sobrenome dos bastardos no Vale e isso lembra Catelyn de Jon Snow. Ela está sem palavras, mas Lorde Nestor afirma que Mya nunca falhou com ele, e assim Catelyn concorda com a ascensão noturna.

Mya guia Catelyn ao longo caminho até o Ninho da Águia na escuridão, alegando que as tochas só cegam em uma noite clara. Mya então conta a Catelyn que Mychel Redfort, um escudeiro que ela ama, diz que ela tem os olhos de uma coruja. Catelyn sabe que, porque sua família é de alto-nascimento, nunca será permitido ao escudeiro se casar com uma bastarda.

Em cada torre, eles mudam para mulas descansadas. A viagem para a primeira torre não parece tão ruim, mas a próxima parte é muito mais inclinada. Na próxima torre, Mya explica que se chama Neve porque, centenas de anos atrás, foi lá que a neve começou. A princípio Catelyn acha que, como Tully e Stark, há pouco no mundo para assustá-la. No entanto, quando eles devem levar as mulas através de uma alta sela entre as torres de rocha, Catelyn descobre que ela está com muito medo de se mover. Mya volta e a acompanha, cega e trêmula, passo a passo. No Céu, Mya explica que eles devem andar na última hora porque a trilha é mais parecida com uma escada de pedra. Catelyn afirma que, tendo viajado todo o dia e a melhor parte de uma noite, ela não se importará de passar com os nabos.

Catelyn chega no Ninho da Águia, que pode abrigar 500 homens, mas está estranhamente vazios. Ela é levada para os aposentos de sua irmã. Lysa, agora uma mulher gorda, pálida e (para o aborrecimento de Catelyn) despreocupada demais. Ela é educada até que Sor Vardis Egen e Meistre Colemon partem. Então ela se enfurece com Catelyn por trazer Tyrion ao Ninho da Águia, e assim arrastando-a para a briga de Catelyn contra os Lannisters. Catelyn responde que foi Lysa quem lhe enviou a carta nomeando os Lannister como os assassinos de seu marido. Lysa responde que foi um aviso para evitá-los, não para combatê-los.

Empolgado pela voz de sua mãe, o jovem lorde Robert aparece na porta, agarrando uma boneca. Lysa apresenta Catelyn a Robert e o chama de uma criança bonita e forte, advertindo Catelyn a não acreditar nas histórias. Lysa insiste que em seu leito de morte seu marido disse "a semente é forte" para que todos saibam que menino forte era seu filho. Catelyn tenta trazer de volta o assunto da preparação para a guerra, mas Lysa insiste que Catelyn fique quieto porque tal conversa assustará Robert. Lysa então expõe seu seio e a menina de seis anos pega e começa a chupar.

Ver aquilo faz Catelyn pensar em seu filho mais novo Rickon, que tem metade da idade desse menino e cinco vezes mais feroz. Catelyn continua pressionando Lysa para discutir os preparativos para a guerra. Lysa responde que, mesmo que os Lannister possam trazer um exército, todos dizem que o Ninho de Águia é inexpugnável. Catelyn percebe que seu tio Brynden tentou avisá-la sobre Lysa. Ela então pergunta o que deveria fazer com Tyrion e Robert pergunta se ele é um homem mau. Quando Lysa responde que ele é, Robert diz: "Faça-o voar." Lysa acaricia o cabelo do garoto e pensa que talvez seja exatamente o que eles farão.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Game of Thrones – Chapter 34, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.