Jon Umber

De Gelo e Fogo wiki
(Redirecionado de Grande Jon Umber)
Ir para: navegação, pesquisa
Umber.png Grande Jon Umber Umber.png
Grande-Jon Umber Amoka.jpg
Grande Jon Umber, por Amoka ©
Apelido(s) Grande Jon Umber
Grande Jon
Título Senhor de Última Lareira
Lealdade Casa Umber
Cultura Nortenha
Aparece
Aparece
Aparece
Mencionado
Mencionado

GoT Logo.jpg
Grande Jon.png
Interpretado(a) por Clive Mantle
Aparições 1ª Temporada
Apareceu em 3 episódios (ver seção)

Grande Jon Umber é o Senhor da Última Lareira e o chefe da Casa Umber , uma casa vassala e fiel aos Stark de Winterfell [1]. Ele é mais conhecido como Grande-Jon Umber ou o Grande-Jon para distingui-lo de seu filho e herdeiro, o Pequeno Jon Umber. Na série de televisão é interpretado pelo ator Clive Mantle.

Aparência e características

Veja também: Imagens de Jon Umber
Grande-Jon Umber, por Тхе Мичо ©

Jon Umber é um homem orgulhoso e muito grande, tão alto quanto Hodor,[1] ou seja, de mais de dois metros e dez centímetros de altura (mais de 7 Pés de altura). Ele é musculoso, sendo bem mais largo que Hodor,[1] com punhos peludas[2] tão grandes quanto presuntos[3] e braços forte. Ele é um guerreiro formidável. Jaime Lannister refere-se a ele como um dos mais fortes homens que vivem em Westeros quando pensa em quem poderia igualar a ele em uma luta, mas, mesmo assim, o Regicida ainda acha que levaria a melhor.[4]

Jon é o homem mais destemido que Lorde Eddard Stark conheceu, porém impulsivo com sangue-quente e insensato quando o assunto estratégia de batalha.[5] Ele é o mais barulhento e sonoro dos vassalos do Norte, sempre rugindo e falando alto.[3] Ele também é extremamente leal ao seu suserano[3] se este se provar digno de sua lealdade.[1] Ele também é muito feroz, a ponto de ser preciso oito homens para subjugar sua fúria e capturá-lo, mesmo estando bêbado.[6][7] O Grande-Jon possui a maior e mais feia espada que Bran Stark já viu, maior inclusive do que a Gelo.[1] Surpreendentemente, Jon tem uma boa voz quando canta [6] Jon também é um grande prodígio quando o assunto é bebida.[6][7]

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Jon leva seus homens quando Robb Stark chama os vassalos da Casa Stark para Winterfell. No começo, ele desafia a autoridade do jovem senhor, ameaçando tomar sua casa a força, se ele não lhe der um lugar apropriado na ordem de batalha. Depois de ser chamado por Robb Stark, o Grande-Jon desembainha sua espada, com isso, o lobo gigante Vento Cinzento (lobo gigante) tira a espada de suas mãos e morde dois de seus dedos. Impressionado com a coragem de Robb, o Grande-Jon faz uma piada sobre isso em vez de ficar com raiva e se torna maior aliado de Robb [1].

Quando o exército do norte se divide nas Gêmeas, Grande-Jon vai para o sul, com a força de Robb, participando na Batalha do Bosque dos Murmúrios. Depois de Correrrio é recebida a notícia de que Lorde Eddard Stark havia sido executado, o Grande-Jon é o primeiro a declarar Robb Stark o Rei do Norte [8].

A Fúria dos Reis

Lorde Jon está presente quando Robb Stark explica seus termos de paz com o Trono de Ferro no Grande Salão de Correrrio . Depois de participar da Batalha de Cruzaboi, o Grande-Jon passa a capturar as minas de ouro em Castamere, Abismo de Nunn e as Montanhas de Pendric [9].

A Tormenta de Espadas

Depois de Robb Stark quebrar o contrato de casamento com os Frey, Jon Umber se oferece para fazer um contrato de casamento para o tio de Robb no lugar [2]. Ele leva em marcha para As Gêmeas para o casamento do Senhor Edmure Tully. Robb planejava retomar Fosso Cailin dos homens de ferro, com isso, ele dá a Jon o comando de parte da tropa lhe instruindo a fazer seu ataque diversionista convincente, como a própria força de Robb em um círculo atrás de Fosso Cailin com a orientação dos cranogmanos.

Durante o Casamento Vermelho nas Gêmeas, Merrett Frey e Sor Whalen Frey têm a tarefa de deixar Jon bêbado para que não conseguisse lutar. Mas mesmo muito bêbado, Grande-Jon consegue quebrar o braço de um soldado ao roubar sua espada e lutar, ferindo dois homens armados e matando um homem antes de ser subjugado por oito homens. Quando não podia mais lutar com armas ou com seus braços ele usou seus dentes e arrancou a a orelha de Sor Leslyn Haigh com uma mordida.[7]

O Festim dos Corvos

Depois do Casamento Vermelho, o Grande-Jon é mantida em cativeiro nas Gêmeas [10].

A Dança dos Dragões

Com o Jon Umber ainda um cativo da Casa Frey, uma parte da Casa Umber, liderada por seu tio Hother Terror-das-Rameiras, a contragosto jura lealdade a Casa Bolton, embora de acordo com Roose Bolton a sua lealdade é altamente duvidosa. A outra metade do Umbers, sob Mors Papa-Corvos, assumi a causa de Stannis Baratheon.

Citações

Levou o enorme nortenho a beber vinho suficiente para matar três homens normais, mas depois de Roslin ter sido levada para a cama, o Grande-Jon ainda conseguiu tirar a espada do primeiro homem que o abordou, quebrando o braço dele ao fazê-lo. Tinham sido precisos oito homens para acorrentá-lo, e o esforço deixou dois homens feridos, um morto e o pobre e velho Sor Leslyn Haigh com uma orelha a menos. Quando deixou de conseguir lutar com as mãos, Umber lutou com os dentes.[7]
Merrett Frey se lembrando do Casamento Vermelho

Na série de televisão

Aparições

Aparições na 1ª Temporada de Game of Thrones
Winter Is Coming The Kingsroad Lord Snow Cripples, Bastards, and Broken Things The Wolf and the Lion
A Golden Crown You Win or You Die

Família

 
 
 
 
Hoarfrost
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desconhecido
 
 
 
 
 
Mors
"Papa-corvos"
 
Hother
"Terror-das-Rameiras"
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Grande Jon
 
Desconhecidos
(ao menos 2 irmãos)
 
Filho
 
Filho
 
' Filha '
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pequeno Jon
 
Ao menos
mais 1 filho
 
Ao menos
2 filhas
 


Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Jon Umber (Greatjon), um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências