Lys

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Lys
Cidade Livre
Lys.jpg
Lys e suas ilhas próximas
Lys is located in Cidades Livres
Lys

Localização de Lys na região das Cidades Livres
Localização Mar de Verão, Essos
Governo Conselho de magísteres
Religião Religiões mistas
Fundado(a) Aprox. 1000 anos atrás
Locais notáveis Banco Rogare, Tempo do Comércio

Lys é uma das nove Cidades Livres de Essos.

Sobre

Moeda lysena

Localiza-se em uma ilha no Mar de Verão, ao sul da costa de Essos. A noroeste fica Tyrosh, a norte Myr e a leste Volantis.

Lys é bastante conhecida por seus alquimistas, famosos por produzir venenos.

População e Comércio

Os lisenos ainda carregam muito do antigo sangue de Valíria, por isso apresentam pele clara e suave, com cabelos louro-esbranquiçados. [1] Olhos azuis são comuns. Os lisenos também costumam enrolar e perfumar os cabelos. [2]

Lys produz vinhos, tinto e branco, [2] e ricas tapeçarias. [3]

Venenos

Outro importante produto de Lys são os venenos.

As Lágrimas de Lys são raras e custam caro. Quase sem cor, é doce como água e não deixa rastros, podendo ser dissolvido em líquidos. O efeito do veneno causa problemas no intestino e na barriga, corroendo os órgãos. Jon Arryn foi uma das vítimas das Lágrimas de Lys.

O Estrangulador é outro veneno raro. Causa falta de ar e sufocamento. Apesar de seus ingredientes serem variados, de plantas encontradas Mar de Jade a especiarias das Ilhas de Verão, seu preparo é restrito e conhecido apenas pelos alquimistas de Lys, os Homens Sem Rosto e os meistres da Cidadela.

Meistre Cressen tentou usar o Estrangulador contra Melisandre, mas sucumbiu ao tomar um gole do mesmo copo que ela.

Senhora Olenna Tyrell usou o Estrangulador, disfarçado como ametistas numa rede de cabelo de Sansa Stark, para envenenar o Rei Joffrey Baratheon.

Cultura

Lys está constantemente em guerra com as outras Cidades Livres, principalmente Tyrosh e Myr. [4] Conhecida por seus bordéis, Lys treina escravos e escravas na arte do amor e depois os vende como concubinas ou escravos sexuais. Há também uma deusa do amor.

Lys parece atrair exilados de Westeros, como é o caso de Aerion Targaryen, filho de Maekar Targaryen, [5] e Lynesse Hightower, atual concubina chefe de um príncipe mercante em Lys.

Lisenos conhecidos

Referências