O Festim dos Corvos - Capítulo 26

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa


Samwell III
Capítulo de O Festim dos Corvos
O Festim dos Corvos.jpg
PDVSamwell Tarly
LocalLagoa da Donzela na Baía dos Caranguejos
Página327 PT-BR Leya (Outras versões)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Samwell II]
Brienne V ← Samwell III → Jaime III

Samwell IV

Sinopse

Numa hospedaria em Braavos, Sam está enlouquecendo, sem saber o que fazer. Dareon os abandonou para viver a vida nos bordéis da cidade, Goiva continua inconsolável, principalmente porque o bebê não para de chorar e porque Dareon os tratava mal, não tendo um centavo de boas maneiras perto da criança. Ela está assustada com tudo, a língua, a estrutura da cidade, as pessoas, o comércio, etc.

Para piorar, a saúde de Meistre Aemon se deteriora diariamente. Sam agora sabe que Jon trocou os bebês, mas não tem coragem de falar isso com Goiva e se sente mais covarde por isso a todo momento.

Há dias, Aemon parece não saber onde está, perde-se em delírios com o pai e o irmão.

Sam revela gastou quase todas as moedas que tinha pagando os quartos que usaram até agora, um curandeiro para Aemon (que estava fortemente resfriado), e passagens no barco Senhora Ushanora, sendo que eles acabaram não conseguindo embarcar graças à saúde do meistre. Aemon não come e, adoecido, precisa se aquecer. Mas não há lenha nos quartos, porque não há árvores em Braavos. Ele também precisa de água e vinho e nada disso Sam tem ao seu alcance. Febril e quase morrendo, o meistre implora para que Sam retorne às docas para aprender mais sobre os rumores de dragões ouvidos por Daeron. Aemon começa demonstrar medo da morte. Medo do que vem depois. Se pergunta porque os Deuses o fizeram cego, começa a tremer e diz para Sam:

Os dragões eram a dor e a gloria de minha casa. Eu os vejo em meus sonhos, Sam. Eu vejo uma estrela vermelha sangrando no céu. Ainda me lembro do vermelho. Eu vejo suas sombras na neve, ouço o estalar de asas de couro, sinto seu bafo quente. Meus irmãos também sonharam com dragões, e os sonhos mataram todos eles. Sam, nós estremecemos à beira de profecias mal recordadas, de maravilhas e terrores que nenhum homem vivo hoje pode esperar compreender... ou…

[...] ... ou não. Ou então sou um homem velho, febril e moribundo. [...] Não devia ter deixado a Muralha. Lorde Snow não podia saber, mas eu deveria tê-lo visto. O fogo consome, mas o frio preserva. A Muralha... mas é tarde demais para correr de volta. O Estranho espera à minha porta e não aceitará uma recusa.

Sam parte na mesma noite para encontrar Dareon. Ele se lembra do quanto desejava conhecer Braavos quando criança, e o quanto queria ir embora dali quando pudesse. Enquanto percebe que a cidade está lotada de gatos, ele é abordado por dois espadachins (Terro e Orbelo), com roupas espalhafatosas. Sam descreve que ali os ricos usam roupas neutras e os pobres roupas coloridas, diferente do que se vê em Westeros. Por estar usando uma espada e vestindo negro - que em Bravos, são sinal de riqueza - os garotos começam a assediar Sam e a insultá-lo, tentando roubá-lo. E então, uma criança que Sam descreve como "uma criatura pequena, magricela, que fedia a peixe, malvestida e com os cabelos sujos e desregulados" surge.

Ela salva Sam dos dois homens, mostrando sua adaga e eles fogem. A Gata dos Canais, explica que se um homem sai a noite com uma espada, ele poderá ser desafiado (o desafio consiste em perguntar para o outro quem é a mulher mais bonita do mundo. se a resposta não for "O Rouxinol"- o desafio estaria aceito).

Ela então conta a Sam sobre outro irmão de negro que viu, prestes a se casar com a Esposa do Marinheiro. Sam encontra Daeron no Porto Feliz, mas descobre que seu irmão da Patrulha não quer mais nada com o negro, ou Goiva e Aemon. Sam dá um soco na cara de Daeron e começa a espancá-lo, mas os funcionários do bordel o atiram em um canal. Ele é salvo do afogamento por Xhondo, um homem das Ilhas de Verão, que navega no Vento de Canela e sabe sobre os dragões mencionados por Sam.

Notas e Referências

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Samwell III - A Feast for Crows.