O Festim dos Corvos - Capítulo 40

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa


A Princesa na Torre
Capítulo de O Festim dos Corvos
O Festim dos Corvos.jpg
PDVArianne Martell
LocalLançassolar
Página504 PT-BR Leya (Outras versões)
Cronologia dos capítulos (Todos)
A Fazedora de Rainhas
Cersei IX ← A Princesa na Torre → Alayne II

Sinopse

Arianne está presa no topo da Torre da Lança, contemplando seu plano que falhou. Ela não esperava que alguém contaria a seu pai sobre o plano, nem que Areo Hotah chegaria para interceptá-los, e certamente não esperou o ataque a Myrcella, provocado por Estrela Negra. Gerold Dayne escapou dos homens de Hotah, mas deixou uma cicatriz terrível no rosto de Myrcella, já que sua real intenção era decaptá-la.

Arianne sabe que seu pai irá vê-la dentro de um dia, e ela fica pensando em como os dias se transformam em semanas onde ela está, já que os servos entram e saem para lhe servir comida apenas, ninguém fala com ela. Ela considera que poderia ter sido traída, pondera seus sentimentos pela perda de Sor Arys Oakheart, e pensa em sua estreita relação com Tyene. Ela chega a convencer a jovem servente chamada Cedra a entregar uma carta a Lorde Fowler, sabendo que a menina tem sentimentos por Garin - a quem, Arianne assume, está preso junto com seus outros co-conspiradores. Mas no dia seguinte, Cedra não volta, e Arianne nunca mais a vê durante sua prisão.

Após um período de espera agonizante, Areo Hotah chega para levá-la a presença de seu pai. Príncipe Doran pergunta o por quê, e Arianne responde: "Para a honra da nossa casa." O príncipe diz que eles não pegaram Estrela Negra, mas o estrago que ele fez com Myrcella não fez nada além de trazer a desonra aos Martell. Ele adverte-lhe que uma guerra com o Trono de Ferro é a última coisa que eles precisam. Doran conta que embora o Jovem Dragão tenha escrito em suas memórias que Dorne era populosa, na verdade aquele era o lugar menos populoso dos Sete Reinos, e não poderia sobreviver a uma guerra aberta com o trono. Ele admite que foi um erro não ter percebido antes que Arianne poderia tentar fugir com Myrcella, mas que ele não irá revelar quem a traiu. Quando ele diz que ela o decepcionou, Arianne retruca: "Você está me decepcionando há anos, pai."

Príncipe Doran revela que nenhum de seus co-conspiradores estão presos. Em vez disso, ele enviou Sor Andrey Dalt para Norvos para servir a mãe de Arianne; Garin está em Tyrosh por dois anos; e Sylva foi enviada para Pedraverde para se casar com Lorde Eldon Estermont. Ele diz que Arianne e seus primos podem ter começado a guerra que queriam, já que Sor Balon Swann está a caminho de Lançassolar. O príncipe tem vários de seus vassalos tentando atrasá-lo no caminho, mas eventualmente Sor Balon vai descobrir que seu irmão na Guarda Real Tywin você sempre tinha a paciência de Baelor, o Abençoado, mas para o seu próprio sangue, nenhuma." Ele responde: "Você confunde paciência com idulgência. Eu tenho trabalhado na queda de Tywin Lannister desde o dia em que me disse de Elia e seus filhos."

Arianne sem compreender as palavras do pai, insiste em seus problemas, lhe diz que ela quer ter seus direitos de Dorne. O príncipe Doran então finalmente revela que ela terá o reino quando ele morrer. Arianne conta que ela sempre soube de seu esquema para fazer Quentyn seu herdeiro, mas seu pai lhe diz que ele tinha outros planos para ela. Ele ofereceu sua mão para homens mais velhos porque sabia que ela iria rejeitá-los, mas ele tinha de ser visto tentando, para não dar pistas. Isso porque ele havia prometido ela ao Príncipe Viserys, mas agora que o último homem Targaryen está morto, ele não tem nenhuma razão para negar-lhe o seu direito de Dorne. Ele termina dizendo, "Nós príncipes fazemos nossos planos com todo o cuidado mas os deuses os esmagam." Seu plano original era mandá-la para Tyrosh para servir como copeira do Arconte, onde ela poderia encontrar seu noivo em segredo, enquanto seu irmão Quentyn assumiria o assento de sua casa.

Finalmente, ele revela por que seu irmão está no exterior: "Para trazer de volta o desejo do seu coração".

Quando Arianne pergunta o que isso significa, o pai responde: "Vingança. Justiça. Fogo e sangue."

Notas e Referências

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está em The Princess in the Tower.