Oberyn Martell

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Martell.png
Oberyn Martell
Martell.png
Oberyn Martell Amoka.jpg
Oberyn Martell, por Amoka ©
Apelido(s) Víbora Vermelha
Título Príncipe de Dorne
Lealdade Casa Martell
Raça Dorneses "do Sal"
Cultura Dornesa
Nascimento Em 258 d.C., em Lançassolar
Morte Em 300 d.C., em Porto Real
Aparece
Mencionado
Mencionado

GoT Logo.jpg
Oberyn Martell-HBO.jpg
Interpretado(a) por Pedro Pascal
Aparições 4ª Temporada
Apareceu em 7 episódios (ver seção)

Oberyn Nymeros Martell, conhecido como a Víbora Vermelha, é um nobre dornês e o temperamental irmão mais novo do Príncipe Doran. Possui oito filhas bastardas, chamadas de Serpentes da Areia, as quatro mais novas filhas de sua atual amante, Ellaria Sand. Dizem alguns rumores que ele é bissexual. Na série de televisão foi interpretado pelo ator Pedro Pascal.

Aparência e personalidade

Veja também: Imagens de Oberyn Martell

Oberyn foi um homem destemido e luxurioso, de pensamento rápido e língua afiada. Estudou por um tempo na Cidadela, e aparentemente forjou diversos elos, mas acabou por se entediar e abandonou a Ordem. Oberyn viajou o mundo, e fundou sua própria companhia de mercenários. Tinha um relacionamento muito próximo com sua irmã Elia, e eram inseparáveis quando crianças.

Oberyn tem uma face marcada, com sobrancelhas finas, olhos de víbora, negros, e um nariz pontudo. Seus cabelos são brilhantes, negros com apenas alguns fios brancos, que converge num bico de viúva.

História

Oberyn Martell, por Тхе Мичо ©

Juventude

Quando jovem, Oberyn foi criado em Arenito. Aos dezesseis, foi encontrado na cama com a amante do Lorde Yronwood, que o desafiou a um duelo. A luta seria até o primeiro sangue, devido a juventude e berço nobre de Oberyn, e ambos sofreram cortes. As feridas de Edgar infeccionaram e acabaram por matá-lo. Oberyn é conhecido como "Víbora Vermelha" desde então, tanto por amigos quanto por inimigos, devido a rumores que ele lutou o duelo com uma lâmina envenenada.

Oberyn viajou muito pelas Cidades Livres, onde aprendeu muito sobre venenos, e talvez artes mais negras. Estudou na Cidadela, chegando a forjar seis elos da corrente de meistre, antes de se entediar. Combateu nas Terras Disputadas, além do Mar Estreito, cavalgando com os Segundos Filhos por um tempo, antes de formar a própria companhia. Diz-se que deita-se com homens e mulheres, e deixou bastardos por todo Dorne; as Serpentes da Areia, como os homens as chamam.

Oberyn, entretanto, não abandonou suas filhas, tomando responsabilidade por elas, e ajudando a criá-las (o que pouquíssimos Lordes fazem com seus bastardos). Ele as ensinou como se defenderem, e as permitiu grande independência quando cresciam.

Quando Oberyn era jovem, a Princesa governante de Dorne planejava casar ele ou sua irmã, Princesa Elia, a algum dos filhos de Lorde Tywin Lannister, ou ambos aos gêmeos. Com este objetivo, visitaram Rochedo Casterly, onde conheceram Cersei, Jaime e Tyrion. Chegaram, entretanto, logo após a morte da Senhora Joanna, e Tywin não se encontrava muito receptivo. Ele ofereceu, no lugar dos gêmeos, a mão de Tyrion, o que foi visto como um insulto.

Oberyn é, também, em grande parte responsável pela atual animosidade entre as Casas Martell e Tyrell, por ter acidentadamente aleijado Willas Tyrell num torneio, apesar de o próprio Willas não guardar nenhum rancor de Oberyn. O Príncipe Oberyn foi derrubado de seu cavalo pelo Príncipe Rhaegar Targaryen num torneio em Ponta Tempestade. Num outro torneio no mesmo castelo, foi derrubado por Sor Barristan Selmy.

Eventos seguintes ao assassinato de Elia

Oberyn tinha uma relação muito próxima com sua irmã Elia. Após o Saque de Porto Real, quando ele recebeu as notícias do estupro e assassinato por um cavaleiro Lannister, Gregor Clegane, e de seus filhos, ele tentou levantar Dorne em apoio a Viserys Targaryen, sem sucesso. Ele desejou vingança desde então.

Ele e seu irmão Doran trabalharam por anos em segredo planejando trazer um fim ao reinado de Robert Baratheon e destruir a Casa Lannister. Oberyn viajou a Bravos, onde Viserys e Daenerys, uns dos últims Targaryen sobreviventes, eram mantidos por Willem Darry, e assinaram um pacto secreto, o qual o Senhor do Mar de Bravos testemunhou, prometendo a mão de Arianne Martell em casamento a Viserys, em troca do apoio em reivindicar o Trono de Ferro. Outros possíveis jogadores-chave neste plano são Varys, Magíster Illyrio Mopatis de Pentos, Lorde Jon Connington e Miles Toyne, comandante da Companhia Dourada.

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Tormenta de Espadas

Oberyn lutou contra Gregor Clegane no julgamento de Tyrion Lannister

Príncipe Oberyn foi a Porto Real para reivindicar o assento no pequeno conselho em nome de Doran, e exigir justiça pelo assassinato de sua irmã, conforme acordado com a Mão do Rei em exercício, Tyrion Lannister. Entretanto, logo tornou-se claro que a nova Mão, Lorde Tywin, não planejava cumprir esta promessa.

Quando Tyrion foi acusado do assassinato do Rei Joffrey I, Oberyn foi um dos juízes, ao lado de Lorde Tywin e Lorde Mace Tyrell. No dia anterior à divulgação do resultado do julgamento, Oberyn se ofereceu para ser o campeão de Tyrion num julgamento por combate, se Tyrion lhe revelasse quem era o responsável pelo assassinato de Elia. Tyrion aceitou sua proposta, negou envolvimento de seu pai, mas revelou que Sor Amory Lorch havia matado Rhaenys, e Sor Gregor havia matado Elia e Aegon. Nesse momento, Oberyn já sabia que A Montanha seria seu adversário.

Apesar de sua enorme desvantagem física, Oberyn conseguiu ferir Clegane diversas vezes, e o aleijou. Oberyn prolongava a morte de Gregor, tentando extrair dele uma confissão, mas o ameaçado Gregor, conseguiu agarrar Oberyn e esmagar seu punho coberto de armadura em sua face, matando-o. Oberyn conseguiu sua vingança postumamente por ter embebido sua lança em veneno, fazendo com que Gregor morresse em uma tremenda e vagarosa agonia.

Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).

Na série de televisão

Veja também: Imagens de Oberyn Martell em Game of Thrones

Aparições

Aparições na 4ª Temporada de Game of Thrones
Oathkeeper
The Watchers on the Wall The Children

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Princesa de Dorne
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lewyn
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Doran
 
Mellario de Norvos
 
{Mors}
 
{Rhaegar Targaryen}
 
{Elia}
 
{Olyvar}
 
Várias mulheres
 
{Oberyn}
 
Ellaria Sand
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ArianneQuentynTrystane
 
{Rhaenys Targaryen}Aegon Targaryen
 
Obara SandNymeria SandTyene SandSarella Sand
 
Elia SandObella SandDorea SandLoreza Sand
 


Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Oberyn Martell, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.