Batalha de Tumbleton

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Primeira Batalha de Tumbleton
Conflito Dança dos Dragões
Data 130 d.C.
Local Tumbleton, na Campina
Resultado Vitória dos Verdes
Beligerantes
Os Verdes (partidários de Aegon II Targaryen) Os Negros (partidários da Rainha Rhaenyra Targaryen)
Comandantes
Lorde Ormund Hightower
Dois vira-casacas
Lorde Roderick Dustin
Forças
Mais de 9 000 homens
Vermithor
Silverwing
Cerca de 9 000 homens
Baixas
Pesadas

Lorde Ormund Hightower
Sor Bryndon Hightower
Pesadas

Lorde Roderick Dustin

A Batalha de Tumbleton foi uma batalha travada entre Verdes e Negros em Tumbleton durante a Dança dos Dragões. Também é conhecida como Traições de Tumbleton, já que os Dois Traidores incendiaram a cidade com fogo de dragão. Também é referida como Primeira Batalha de Tumbleton, já que outra disputa foi travada na cidade durante o mesmo conflito.[1]

Prelúdio

Rhaenyra Targaryen já tomara Porto Real e via seu poder crescer nos Sete Reinos enquanto o de Aegon II minguava. Porém, a maior ameaça ao reinado de Rhaenyra continuava sendo o grande exército trazido de Vilavelha por Lorde Ormund Hightower e o Príncipe Daeron Targaryen. Com a ajuda do Príncipe montado em Tessarion, Lorde Ormund atravessou o Mander, forçando os lealistas de Rhaenyra a dobrar o joelho e juntar suas forças às dele. A cidade de Tumbleton era o último bastião lealista que restava entre os Verdes de Hightower e a capital.

Tumbleton era uma cidade comercial. Os Negros a guarneceram com cerca de nove mil homens, incluindo tropas de Ponteamarga, Mesalonga e das Terras Fluviais, além dos Winter Wolves. Para fortificar sua posição, Rhaenyra enviou Sor Ulf, o Branco em Silverwing e Sor Hugh Hammer em Vermithor, duas das sementes de dragão que o Príncipe Jacaerys Velaryon reunira em Pedra do Dragão. No entanto, ainda eram superados em número pelo exército Hightower. Pouco antes da batalha, Verdes se infiltraram na cidade disfarçados de refugiados.

Batalha

Com o começo da batalha, seis mil homens da rainha lutaram contra as tropas de Lorde Hightower, mas uma chuva de flechas dos arqueiros Verdes e um ataque de cavalaria pesada os fez esmorecer e os enviou de volta à Tumbleton. Lorde Roderick Dustin então liderou os Winter Wolves de uma saída lateral contra os Hightower. Apesar de os nortenhos estarem em desvantagem de dez pra um, os Winter Wolves conseguiram chegar ao acampamento dos Verdes. Roderick avançou e matou Sor Bryndon Hightower e Lorde Ormund Hightower, depois morrendo em consequência de seus ferimentos.

Os defensores de Tumbleton achavam que a batalha estava vencida com a morte dos Hightower, mas Ulf e Hugh traíram os Negros e voltaram seus dragões contra a cidade. Prédios em Tumbleton queimaram até virarem cinzas. Milhares queimaram até morrer ou afogados tentando cruzar o Mander. Os homens de Lorde Footly se renderam, mas foram decapitados pelos Verdes.

Desfecho

O saque de Tumbleton foi brutal, e a violência imposta à população, selvagem. Com a queda da cidade, Porto Real ficava exposta aos inimigos de Rhaenyra. Além disso, a traição de Sor Ulf e Sor Hugh fizeram a Rainha e seu Conselho Negro se voltarem contra as sementes de dragão, o que despertou uma crise no centro do reinado de Rhaenyra que iria ser uma das causas para sua derrota.

Muitos em Porto Real tentaram fugir, temendo que o mesmo acontecesse à capital, mas a Rainha Rhaenyra Targaryen mandou que os mantos dourados fechassem os portões da cidade. Sor Hobert Hightower tomou o comando dos Verdes em Tumbleton, onde posteriormente ocorreria a segunda batalha.

Referências


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Battle of Tumbleton. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.