Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens é o primeiro título usado pelo governante dos Sete Reinos de Westeros, cuja sede é a Fortaleza Vermelha em Porto Real[1][2].

História

Originalmente coroado como Rei de Toda a Westeros e Protetor do seu Povo por sua esposa-irmã Rhaenys, Aegon I Targaryen abandonou esses títulos, quando foi coroado pelo Alto Septão no Septo Estrelado de Vilavelha "Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens, Senhor dos Sete Reinos e Protetor do Território"[3]. Este título indicava que Aegon teria reivindicado a autoridade sobre os Dorneses, descendentes dos roinares, apesar de sua resistência contra a Conquista de Aegon.

No início da Dança dos Dragões, o Príncipe Daemon Targaryen coroou sua esposa, Rhaenyra Targaryen, como Rainha dos Ândalos, dos Roinares, e dos Primeiros Homens, em oposição ao meio-irmão de Rhaenyra, Aegon II Targaryen. A guerra civil terminou com a morte de Rhaenyra e Aegon II, e com a ascensão ao Trono de Ferro, do filho de Rhaenyra, Aegon III Targaryen.

O último rei Targaryen no Trono de Ferro foi Aerys II, derrubado após uma rebelião liderada por Robert Baratheon. Este, por sua vez, é coroado como o novo Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens, fundando uma nova dinastia sobre Westeros.

Eventos recentes

A Guerra dos Tronos

O rei Robert I Baratheon morre e é sucedido por seu filho mais velho, Joffrey I Baratheon,[4] cujo o real pai é Sor Jaime Lannister.

A Fúria dos Reis

Westeros é mergulhada em uma grande guerra civil. O Trono de Ferro do rei Joffrey passa a ser reivindicado por seus dois tios, Stannis e Renly Baratheon. Ao mesmo tempo, o reino se despedaça, com o Norte e as Ilhas de Ferro proclamando independência.[5]

A Tormenta de Espadas

Joffrey é assassinado no no seu casamento[6] e é sucedido por seu irmão mais novo, Tommen I Baratheon.[7]

O Festim dos Corvos

Arianne Martell planeja usurpar o trono de Tommen I em prol da irmã dele, Myrcella Baratheon, as Rainha dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens,[8] mas o plano é fracassado pela intervenção do príncipe Doran.[9]

A Dança dos Dragões

A Rainha de Meereen, Daenerys Targaryen, também reivindica o título de Rainha dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens.[10]

Veja Também

Referências e Notas