Mudanças entre as edições de "Dorneses"
Linha 1: | Linha 1: | ||
− | [[Arquivo:Jon Bosco | + | [[Arquivo:Dorneses Jon Bosco.png|350px|thumb|Dorneses salgados. © ''Fantasy Flight Games'']] |
Os '''dorneses''' são os nativos de [[Dorne]], localizado no extremo sul de [[Westeros]]. Eles têm uma reputação de serem sangue quente e terem uma grande libertinagem sexual. São vistos com desconfiança e rivalidade pelos moradores da [[Marca de Dorne]] e [[Terras da Tempestade]]. Os bastardos dorneses recebem o sobrenome Sand (''areia''). | Os '''dorneses''' são os nativos de [[Dorne]], localizado no extremo sul de [[Westeros]]. Eles têm uma reputação de serem sangue quente e terem uma grande libertinagem sexual. São vistos com desconfiança e rivalidade pelos moradores da [[Marca de Dorne]] e [[Terras da Tempestade]]. Os bastardos dorneses recebem o sobrenome Sand (''areia''). | ||
Edição atual tal como às 19h58min de 20 de novembro de 2022
Os dorneses são os nativos de Dorne, localizado no extremo sul de Westeros. Eles têm uma reputação de serem sangue quente e terem uma grande libertinagem sexual. São vistos com desconfiança e rivalidade pelos moradores da Marca de Dorne e Terras da Tempestade. Os bastardos dorneses recebem o sobrenome Sand (areia).
Cultura
- Veja também: Imagens de dorneses
A cultura dornesa tem origem ândala, mas foi principalmente influenciada pela imigração em massa dos roinares que se instalaram em Dorne durante a Invasão Roinar. A influência dos roinares pode ser observada em muitos costumes dorneses, como a igualdade de direitos das mulheres no direito de sucessão [1], o status dos amantes (tanto homens quanto mulheres), e sua libertinagem sexual geral, em comparação com o restante dos Sete Reinos.
Os lordes dorneses se vestem com seda e mantos de cetim com mangas esvoaçantes, cintos cheios de joias e armaduras brilhantes fortemente esmaltadas e incrustadas com cobre polido, prata e/ou ouro [2].
Etnia
Os roinares eram um povo magro com pele cor de oliva, cabelo preto e olhos escuros. Suas características nos dorneses são mais fortes ao longo da costa, e enfraquece em direção ao interior de Dorne. Os dorneses com sangue dos Ândalos e dos Primeiros Homens são mais justos do que os com sangue Roinar.
De acordo com as observação do Rei Daeron I durante sua guerra em Dorne, existem três grupos de dorneses:
- Os Dorneses de Sal vivem ao longo das costas, principalmente ao longo da região do Braço Quebrado, onde as montanhas vermelhas se estendem para o Mar de Dorne. Estes dorneses são ágeis e escuros, com pele cor de oliva e longos cabelos negros. Eles são pescadores e marinheiros e navegam os navios da frota de Dorne.
- Os Dorneses de Areia vivem nos desertos e nos vales ao longo dos rios. Possuem a pele mais escura que os dorneses de sal devido ao Sol quente de Dorne.
- Os Dorneses de Pedra vivem nos desfiladeiros e nos topos das Montanhas Vermelhas. Eles têm o sangue dos Ândalos e dos Primeiros Homens e se assemelham com as outras pessoas dos Sete Reinos na aparência, costumes e tradições. Possuem os cabelos castanhos ou loiros com rostos com sardas ou queimados pelo sol.
Além disso, existe outro grupo menor: os Órfãos do Sangueverde que são puramente roinares e navegam pelo Rio Sangueverde em barcos à vela.
Poder militar
Os dorneses preferem escudos redondos de metal, lanças, lanças de arremesso ou arcos. Os dorneses são famosos por seus cavalos ligeiros e por utilizarem com grande habilidade seus arcos montados em seus cavalos. Por causa do calor, eles usam armaduras mais leves que o resto dos Sete Reinos feitas de discos de metal, às vezes decoradas com cobre, cosidas como se fossem escamas sobre o couro. Para permitir que eles lutem sob o Sol ardente de Dorne, eles usam túnicas coloridas que cobrem as partes de metal de suas armaduras [3].
Dorne é o menos populoso dos Sete Reinos, por isso favorece táticas diferentes do restante do reino. As batalhas não são travadas em campos abertos e se destacam a velocidade de seus homens armados e seus cavalos, sendo essas características mais adequadas para seu número reduzido de guerreiros, permitindo-lhes tirar proveito das duras condições de Dorne. De fato, o calor e a escassez de água tornam muito difíceis o movimento e o abastecimento de um grande exército. Estas técnicas se mostraram eficazes na guerra contra os dragões da Casa Targaryen e mais tarde contra o Rei Daeron I durante a Conquista de Dorne e até mesmo nas guerras contra a Campina e as Terras da Tempestade por milhares de anos.
Influências
George R. R. Martin afirma que as influências históricas para Dorne incluem o País de Gales, Espanha e, em menor grau, a Palestina.
Referências
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 62, Tyrion.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 38, Tyrion.
- ↑ O Festim dos Corvos, Capítulo 3, Cersei.