Tecnicamente, Cersei é a filha mais velha de Lorde Tywin, já que Jaime nasceu momentos depois dela, agarrado em seu tornozelo. Os gêmeos tinham nove anos quando seu irmão, Tyrion, nasceu, matando sua mãe e tornando o pai uma pessoa fria e amarga.
Cersei vem sendo atormentada desde a infância por uma profecia de uma suposta bruxa, [[Maggy]], a Rã. A mulher corretamente previu o casamento e a infidelidade de Cersei com o rei. De acordo com a profecia, Cersei sobreviverá aos filhos, que morrerão como reis e rainhas, e depois tudo que ela ama será tomado por uma rainha mais jovem e mais bela. Por último, o valonqar (palavra valiriana para "irmão mais jovem") a matará. A jovem Cersei ficou tão aterrorizada com essa profecia que matou sua melhor amiga, [[Melara Hetherspoon]] (que estava presente quando ela visitou a velha), jogando-a de um poço, para impedí-la de repetir a alguém o que a velha dissera. Para ela, o valonqar era claramente Tyrion, e a rainha mais jovem e mais bela era [[Margaery Tyrell]].0
Quando Cersei era uma garota, seu pai prometeu que ela se casaria com o Príncipe [[Rhaegar Targaryen]], tornando-se rainha um dia. Ela ficou encantada com a notícia e se apaixonou por Rhaegar quando o viu. Entretanto, o Rei [[Aerys II Targaryen|Aerys]] recusou a oferta de Tywin e casou Rhaegar com [[Elia Martell]].