'''''As Crônicas de Gelo e Fogo''''' (no original em inglês): '''''A Song of Ice and Fire''''') é uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista norte-americano [[George R. R. Martin]] e publicada pela editora Bantam Spectra. Martin começou a desenvolvê-la em 1991 e o primeiro volume foi lançado em 1996. Originalmente concebida para ser uma [[trilogia]], a saga agora consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Há também três contos [[Spin-off|derivados]] e algumas [[novela]]s novelas que consistem de resumos dos romances principais.
Há três argumentos principais na história, que se tornam cada vez mais interligados: a crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei assassinado em uma outra guerra civil treze anos antes, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono de direito.
A série foi traduzida para vinte idiomas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu cerca de quinze milhões de exemplares mundialmente. Todos os romances foram, em geral, bem recebidos pela [[crítica literária]] e pelo público, sendo indicados a diversos prêmios de fantasia e ficção científica, como o Prêmio Locus, o Prêmio Nebula e o Prêmio Hugo. No Brasil os livros são publicados pela editora [[LeYa]] e em [[Portugal]] pela Saída de Emergência.
Os livros de ''As Crônicas de Gelo e Fogo'' foram adaptados para um grande número de formatos, como jogos de ''videogame'', [[A Game of Thrones (história em quadrinhos)| histórias em quadrinhos]], bonecos em miniatura e uma série de TV intitulada ''[[Game of Thrones]]''. A atração televisiva apresentou a saga a um maior número de leitores e lhe trouxe maior notoriedade, fazendo com que os quatro primeiros volumes da série surgissem entre os dez primeiros colocados na referencial lista de mais vendidos do jornal norte-americano ''[[The New York Times]]'' em 2011.
== Enredo ==
{{Revelações sobre o enredo}}
Os romances giram em torno dos Sete Reinos, onde uma guerra pela posse do Trono de Ferro é travada. A história se passa principalmente sobre o continente de Westeros, cuja extensão é equivalente à da [[América do Sul]],<ref name="Sex" /> mas também sobre uma grande massa de terra ao leste chamada Essos. Há uma linguagem universal — o idioma comum de Westeros —, bem como dialetos regionais e até mesmo uma língua extinta.<ref name="NYT" />
No passado, sete reinos independentes foram tomados, um a um, e posteriormente unificados por Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs — todos da Casa Targaryen. Com as espadas de seus inimigos Aegon construiu o lendário Trono de Ferro e sua linhagem governou sem mais incidentes. Cerca de quase três séculos depois, a hegemonia dos [[hegemoniaCasa Targaryen|Targaryen]] dos Targaryen é quebrada com uma rebelião e o jovem Robert Baratheon, com seus aliados, obtém a coroa. Os romances, que começam pouco mais de treze anos após este grande evento, passam então a seguir três tramas principais:
A primeira trata da conspiração e subsequente guerra pelo trono. Situada nos [[Sete Reinos]], narra uma luta entre clãs rivais, que se desenvolve após a morte do rei [[RobertBaratheon]]. O trono é reivindicado por seu filho [[JoffreyBaratheon]], apoiado pela influente família de sua mãe, a [[Casa Lannister]]. No entanto, Lorde [[LordeEddard Stark]] Eddard Stark, principal conselheiro de Robert, descobre que todos os filhos do rei são ilegítimos e que o trono pertence então, por direito, ao segundo dos três irmãos Baratheon, Stannis. Stark é preso pela rainha e posteriormente morto por ter descoberto seu segredo. [[RenlyBaratheon]], o irmão mais jovem do falecido rei, também reclama a coroa, desconsiderando abertamente a [[ordem de sucessão]], com o apoio da poderosa [[Casa Tyrell]]. Enquanto a batalha dos reclamantes pelo [[Trono de Ferro ]] se desenvolve, [[Robb Stark]], herdeiro de Lorde Eddard, é proclamado rei no Norte com o apoio de seus [[vassalo]]s vassalos e de seus aliados da [[Casa Tully]].
O segundo argumento gira em torno das criaturas conhecidas como os [[Outros]]. Ao norte dos Sete Reinos existe uma muralha de gelo com centenas de metros de altura que protege o lugar há milhares de anos de seres sobrenaturais. Guardando a edificação estão os membros da Patrulha da Noite, um grupo que permanece em vigília constante para defender [[Westeros ]] de um inimigo considerado extinto há muito tempo. Entretanto, após o longo período de calma, patrulheiros são mortos além da Muralha e descobre-se que o mal que a construção encerrava regressou.
O terceiro e último trata dos dois descendentes da [[dinastia]] derrubada que sobreviveram, exilados além do mar estreito, em Pentos. Lá, [[Viserys Targaryen ]] casa sua irmã mais nova, [[DaenerysTargaryen]], com [[Khal Drogo]], o líder de milhares de guerreiros nômades chamados ''dothraki''. Ele espera obter homens suficientes do exército do marido dela para invadir os Sete Reinos e retomar o trono que vê como seu por direito. Entretanto, após uma série de eventos, Viserys é morto e Drogo também. O exército de Drogo se separa e menos de uma centena de pessoas continuam com Daenerys. Cumprindo a tradição do povo de seu marido, a jovem ergue uma [[pira funerária]] e deposita ali todos os bens que recebeu ao se casar com ele. Entre eles estão três ovos de dragão, uma criatura já extinta. Em um tipo de transe, a última Targaryen entra nas chamas e retorna ilesa, com três pequenos dragões consigo. Os poucos ''dothraki'' presentes lhe juram fidelidade e ela inicia sua jornada para reconquistar o Trono de Ferro.
=== Personagens ===