Mudanças entre as edições de "Casa Tyrell"

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Linha 23: Linha 23:
  
 
==História==
 
==História==
Os Tyrell traçam sua linha de descendência, pela linhagem feminina, até o lendário [[Garth Gardener (Mão Verde)|Garth Greenhand]], o primeiro [[Rei da Campina]], na [[Era dos Heróis]] (indicando sua origem dentre os [[Ândalos (Povo)|Ândalos]] [[Invasão Ândala|invasores]] centenas de anos antes). A Casa Tyrell foi fundada por [[Alester Tyrell|Sor Alester]] e serviram como espadas juramentadas para os reis [[Casa Gardener|Gardener]] da [[Campina]]. Muitos anos mais tarde, foram servir como de [[Altos Guardiões de Jardim de Cima]] da [[Casa Gardener]], a antiga linhagem de Reis da Campina, que periodicamente se casavam com casas menores da Campina como a própria Casa Tyrell ou [[Casa Florent]]. Seguidamente à derrota e morte do Rei [[Mern Gardener|Mern IX]], no [[Campo de Fogo]], Lorde [[Harlen Tyrell]], hereditariamente alto administrador da Campina, rendeu [[Jardim de Cima]] e recebeu o castelo, juntamente com o domínio da Campina por [[Aegon I Targaryen|Aegon o Conquistador]]. Como Protetores do Sul eles frequentemente se metiam em batalhas com os [[dorneses]], que permaneciam independentes.
+
Os Tyrell traçam sua linha de descendência, pela linhagem feminina, até o lendário [[Garth Gardener (Mão Verde)|Garth Greenhand]], o primeiro [[Rei da Campina]], na [[Era dos Heróis]]. Ao contrário de outras grandes Casas da [[Campina]], os Tyrells nunca governaram como reis. A Casa foi fundada por [[Alester Tyrell|Sor Alester]] e seus descendentes serviram como espadas juramentadas para os reis [[Casa Gardener|Gardener]]. Muitos anos mais tarde, foram servir como [[Altos Guardiões de Jardim de Cima]] da [[Casa Gardener]], a antiga linhagem de Reis da Campina, que periodicamente se casavam com casas menores da Campina como a própria Casa Tyrell ou [[Casa Florent|Florent]]. Seguidamente à derrota e morte do Rei [[Mern Gardener|Mern IX]] no [[Campo de Fogo]], Lorde [[Harlen Tyrell]], hereditariamente alto administrador da Campina, rendeu [[Jardim de Cima]] e recebeu o castelo, juntamente com o domínio da Campina, por [[Aegon I Targaryen|Aegon o Conquistador]]. Isso causou fúria entre outras casas nobres da região, que afirmavam ter mais consanguinidade com os antigos Gardeners. O sucessor de Harlen, [[Theo Tyrell]], passou boa parte do seu governo sedimentando o poder de sua Casa sobre a Campina.
  
Quando [[Daeron I]], o Jovem Dragão, iniciou a [[conquista de Dorne]], o Senhor de Jardim de Cima comandou um exército que invadiu pelo [[Passo do Príncipe]]; Após a vitória incial, Daeron apontou Lorde Tyrell como governante de Dorne. Lorde Tyrell apreciou as mulheres dornesas e uma noite ele puxou a corda que funcionava como sinal para a vinda de uma rameira para sua cama, e uma centena de escorpiões caíram do capitel de sua cama. Sua morte iniciou novas revoltas, e a conquista foi desfeita m uma quinzena.
+
Durante a Dança dos Dragões, os Tyrells permaneceram neutros, embora seus juramentados (como os [[Casa Hightower|Hightowers]] e os [[Casa Tarly|Tarly]], em lados opostos) tenham lutado.
  
Durante a [[Guerra do Usurpador]], Casa Tyrell permaneceu leal ao Rei [[Aerys II Targaryen]] As forças de Lorde [[Mace Tyrell]] conquistaram uma vitória contra [[Robert Baratheon]] na [[Batalha de Vaufreixo]], impondo ao futuro rei sua única derrota na guerra ao custo da vida de Sor [[Quentin Tyrell]]. Mace costuma tomar o crédito pelo sucesso, mas foi a vanguarda sobre comando de Lorde [[Randyll Tarly]] que pôs Robert em fuga. Mance então se ocupou em [[Cerco de Ponta Tempestade|cercar]] o irmão de Robert [[Stannis Baratheon|Stannis]] em [[Ponta Tempestade]], mas dobrou os joelhos depois que os Targaryen fossem quase exterminados no [[Saque de Porto Real]]. Robert Baratheon, rei pela conquista, os perdoou e os aceitou como vassalos juramentados.
+
Como [[Protetor do Sul|Protetores do Sul]], os Tyrells frequentemente se metiam em batalhas com os [[dorne]]ses, que permaneciam independentes. Quando o rei [[Daeron I Targaryen]], o Jovem Dragão, iniciou a [[conquista de Dorne]], o Senhor de Jardim de Cima comandou um exército que invadiu pelo [[Passo do Príncipe]]; após a vitória inicial, Daeron apontou Lorde [[Lyonel Tyrell (lorde)|Lyonel Tyrell]] como governante de Dorne. Lorde Lyonel apreciava as mulheres dornesas e uma noite ele puxou a corda que funcionava como sinal para a vinda de uma rameira para sua cama, e uma centena de escorpiões caíram do capitel de sua cama. Sua morte iniciou novas revoltas, e a conquista foi desfeita em uma quinzena.
 +
 
 +
Os Tyrells, nunca se esquecendo de que foram os [[Casa Targaryen|Targaryens]] que lhes deram uma posição de poder, sempre mantiveram fortes laços com o [[Trono de Ferro]]. Por exemplo, durante a [[Rebelião Blackfyre]], mantiveram-se leais a Casa Targaryen contra seus inimigos.
 +
 
 +
Durante a [[Guerra do Usurpador]], a Casa Tyrell permaneceu leal ao Rei [[Aerys II Targaryen]]. As forças de Lorde [[Mace Tyrell]] conquistaram uma vitória contra [[Robert Baratheon]] na [[Batalha de Vaufreixo]], impondo ao futuro rei sua única derrota na guerra ao custo da vida de Sor [[Quentin Tyrell]]. Mace costuma tomar o crédito por este sucesso, mas foi a vanguarda sob comando de Lorde [[Randyll Tarly]] que pôs Robert em fuga. Mance então se ocupou em [[Cerco de Ponta Tempestade|cercar]] o irmão de Robert, [[Stannis Baratheon|Stannis]], em [[Ponta Tempestade]], mas dobrou os joelhos depois que os Targaryen forem quase exterminados no [[Saque de Porto Real]]. Robert Baratheon, rei pela conquista, perdoou os Tyrells e os aceitaram como vassalos juramentados.
  
 
==Eventos Recentes==
 
==Eventos Recentes==

Edição das 18h43min de 31 de agosto de 2017

Casa Tyrell de Jardim de Cima
CTyrell de Jardim de Cima.png
Brasão uma rosa dourada em campo verde-relva
Lema Crescendo Fortes
Sede Jardim de Cima
Lorde Atual Mace Tyrell
Região Campina
Título Senhor de Jardim de Cima
Protetor do Sul
Defensor das Marcas
Supremo Marechal da Campina
Herdeiro Willas Tyrell
Suserano Casa Baratheon de Porto Real
Ramificação Casa Tyrell de Fortaleza de Águas Claras

Casa Tyrell de Jardim de Cima é uma das Grandes Casas dos Sete Reinos, senhores supremos da Campina. Uma grande e rica casa, sua riqueza é apenas superada entre as Grandes Casas pela Casa Lannister, os Tyrell porém possuem a maior força militar. Adicionalmente, as frotas de seus vassalos da Casa Redwyne, dos senhores das Ilhas Escudo e dos senhores costeiros, caso convocadas, formam uma armada que se equaliza caso não ultrapasse à Frota Real.

Jardim de Cima é uma antiga sede de governo e coração da cavalaria nos Sete Reinos; os Tyrell chamam a si mesmo 'Defensores das Marcas' e 'Supremos Marechais da Campina', e possuem tradicionalmente o título de Protetor do Sul. Seu brasão ostenta uma rosa dourada em campo verde-relva, e suas palavras são "Crescendo Fortes".[1] Membros da família tendem a apresentar cabelos encaracolados castanhos e olhos castanhos ou dourados.

História

Os Tyrell traçam sua linha de descendência, pela linhagem feminina, até o lendário Garth Greenhand, o primeiro Rei da Campina, na Era dos Heróis. Ao contrário de outras grandes Casas da Campina, os Tyrells nunca governaram como reis. A Casa foi fundada por Sor Alester e seus descendentes serviram como espadas juramentadas para os reis Gardener. Muitos anos mais tarde, foram servir como Altos Guardiões de Jardim de Cima da Casa Gardener, a antiga linhagem de Reis da Campina, que periodicamente se casavam com casas menores da Campina como a própria Casa Tyrell ou Florent. Seguidamente à derrota e morte do Rei Mern IX no Campo de Fogo, Lorde Harlen Tyrell, hereditariamente alto administrador da Campina, rendeu Jardim de Cima e recebeu o castelo, juntamente com o domínio da Campina, por Aegon o Conquistador. Isso causou fúria entre outras casas nobres da região, que afirmavam ter mais consanguinidade com os antigos Gardeners. O sucessor de Harlen, Theo Tyrell, passou boa parte do seu governo sedimentando o poder de sua Casa sobre a Campina.

Durante a Dança dos Dragões, os Tyrells permaneceram neutros, embora seus juramentados (como os Hightowers e os Tarly, em lados opostos) tenham lutado.

Como Protetores do Sul, os Tyrells frequentemente se metiam em batalhas com os dorneses, que permaneciam independentes. Quando o rei Daeron I Targaryen, o Jovem Dragão, iniciou a conquista de Dorne, o Senhor de Jardim de Cima comandou um exército que invadiu pelo Passo do Príncipe; após a vitória inicial, Daeron apontou Lorde Lyonel Tyrell como governante de Dorne. Lorde Lyonel apreciava as mulheres dornesas e uma noite ele puxou a corda que funcionava como sinal para a vinda de uma rameira para sua cama, e uma centena de escorpiões caíram do capitel de sua cama. Sua morte iniciou novas revoltas, e a conquista foi desfeita em uma quinzena.

Os Tyrells, nunca se esquecendo de que foram os Targaryens que lhes deram uma posição de poder, sempre mantiveram fortes laços com o Trono de Ferro. Por exemplo, durante a Rebelião Blackfyre, mantiveram-se leais a Casa Targaryen contra seus inimigos.

Durante a Guerra do Usurpador, a Casa Tyrell permaneceu leal ao Rei Aerys II Targaryen. As forças de Lorde Mace Tyrell conquistaram uma vitória contra Robert Baratheon na Batalha de Vaufreixo, impondo ao futuro rei sua única derrota na guerra ao custo da vida de Sor Quentin Tyrell. Mace costuma tomar o crédito por este sucesso, mas foi a vanguarda sob comando de Lorde Randyll Tarly que pôs Robert em fuga. Mance então se ocupou em cercar o irmão de Robert, Stannis, em Ponta Tempestade, mas dobrou os joelhos depois que os Targaryen forem quase exterminados no Saque de Porto Real. Robert Baratheon, rei pela conquista, perdoou os Tyrells e os aceitaram como vassalos juramentados.

Eventos Recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

No início dos romances, Loras Tyrell, o Cavaleiro das Flores, é o único membro da Casa fora da Campina. Ele monta no Torneio da Mão, derrotando Sor Gregor Clegane mas cedendo o primeiro lugar à Sandor Clegane após o Cão de Caça o salvar da Montanha. Ele se irrita quando o Mão, Eddard Stark, não o envia para trazer Gregor à justiça por pilhagem nas Terras Fluviais. Quando Rei Robert está em seu leito de morte, Loras apoia o desejo de Renly Baratheon de tomar a coroa antes do Príncipe Joffrey ou Lorde Stannis Baratheon poderam reclamá-la, e foge da cidade com ele quando Lorde Stark recusa o pedido de Renly por ajuda.

Casa Tyrell se declara pelo Rei Renly. Margaery se torna sua rainha, seu ex-escudeiro e amor secreto Sor Loras, se torna o Senhor Comandante de sua Guarda Arco-Íris, e Lorde Mace sua Mão. Com o apoio dos Tyrell (e de quase todos seus vassalos), Renly possui o mais forte exército na Guerra dos Cinco Reis. Após uma audiência desastrosa com seu irmão Stannis, os apoiantes de Renly parecem certos da vitória na batalha que se aproxima. Quando ele é assassinado naquela noite, Sor Loras, enfurecido, mata dois cavaleiros que o estavam guardando. O assassinato de Renly faz com que vários homens da Campina adotem a causa de Stannis. Os Tyrell e seus vassalos leais (incluindo Paxter Redwyne, Randyll Tarly e Mathis Rowan) se movem para Ponteamarga, onde recebem a visita de Petyr Baelish. Ele estende uma oferta de aliança com o Rei Joffrey "Baratheon" e a Casa Lannister. Os Tyrell se juntam à Tywin Lannister, e marcham para Porto Real à tempo de salvar a cidade e derrotar as forças de Stannis na Batalha da Água Negra. O segundo filho de Mace Sor Garlan o Galante luta na armadura de Renly, amedrontando os plebeus que acreditam na volta do rei da tumba.

Jardim de Cima, por Zippo514 ©

Após a batalha, Mace é recompensado com o posto de Mestre dos Navios no pequeno conselho, enquanto aos Lordes Redwyne e Rowan são dados lugares simbólicos. Garlan é feito Senhor de Fortaleza de Águas Claras, uma vez que a Casa Florent agora serva à causa de Stannis. Loras se junta à Guarda Real, e Margaery é prometida ao Rei Joffrey. Antes da chegada de Margaery à Porto Real, os homens Tyrell distribuíram carrinhos de comida entre os esfomeados, criando enorme popularidade para ela e sua casa, apesar do fato de que foi o embargo Tyrell que criou a escassez de comida em primeiro lugar. A mãe de Mace, Senhora Olenna arranja um encontro com Sansa Stark. Conversando com Sansa sobre Joffrey, Olenna decide que não se importa com o compromisso entre ele e Margaery e conspira com Petyr Baelish para envenenar Joffrey em sua própria festa de casamento. Tyrion Lannister é falsamente acusado do assassinado, e Mace é um dos jurados em seu julgamento. Ele deseja a morte do Duende por que Margaery estava bebendo do mesmo copo, sem saber que foi sua mãe que cometeu o assassinato, mas Tyrion eventualmente escapa da cidade.

Desde então a Casa Tyrell tem, de fato, "crescido forte", vindo a dominar sua tênue aliança com os Lannister apesar da crescente paranoia da Rainha Cersei. Após a morte da Mão, pai de Cersei, ela retoma sua regência e remove Mace e seis vassalos do pequeno conselho. Enquanto isso, Margaery está casada com o novo rei, irmão de Joffrey Tommen, liberando Mace de seus votos de não deixar a cidade até que Margaery esteja casada. Margaery se esforça para ganhar o amor das pessoas e tenta preparar Tommen para a realeza; ela fica perplexo com a recusa de Cersei à todas as suas sugestões e aparente falta de compreensão de todas as ameças militares eminentes. Ela resiste às tentativas de sedução do agente de Cersei Osney Kettleblack. Cersei envia Loras para liberar Pedra do Dragão e Mace para liberar Ponta Tempestade para removê-los da capital e pô-los em pergio. Loras é gravemente ferido quando invade a ilha, e Mace rapidamente retorna quando ouve que Margaery havia sido aprisionada pelo Alto Pardal, ela e Cersei trocando acusações mútuas de imoralidade. No tempo de sua chegada, entretanto Randyl Tarlly já havia arranjado sua soltura. Ele de novo profere votos de permancer na cidade, desta vez até Margaery ser inocentada em seu julgamento. Com Cersei aprisionada, Sor Kevan Lannister é nomeado Senhor Regente sobre Tommen, e toma medidas radicais para suavizar as ações de Cersei. Mace Tyrell é finalmente feito Mão, e seus vassalos Randyll Tarly e Paxter Redwyne são feitos mestres da leis e navios, respectivamente. Sor Kevan é morto por uma besta graças à Varys, no que a Aranha acredita irá causar mais uma fratura entre a aliança Lannister-Tyrell.

A Casa Tyrell no final do Terceiro Século

Os Tyrell conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

Membros distantes do ramo principal:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Luthor}
 
Olenna
Tyrell
 
 
 
 
 
 
 
Gormon
 
 
 
 
 
 
 
Garth
 
 
 
 
 
 
 
Moryn
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mace
 
Alerie
Hightower
 
Jon
Fossoway
 
Janna
 
Paxter
Redwyne
 
Mina
 
Garse
Flowers
 
Garrett
Flowers
 
{Luthor}
 
Elyn
Norridge
 
Leo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Garlan
 
Leonette
Fossoway
 
 
Loras
 
Horas
Redwyne
 
Hober
Redwyne
 
Desmera
Redwyne
 
Theodore
 
Lia
Serry
 
Leo
Blackbar
 
Olene
 
Medwick
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Willas
 
Margaery
Tyrell
[2]
 
{Renly I
Baratheon}
 
{Joffrey I
Baratheon}
 
Tommen I
Baratheon
 
 
 
Alyn
Ambrose
 
Elinor
 
Luthor
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Quentin}
 
 
 
 
 
 
Normund
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Victor
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Olymer
 
Lysa
Meadows
 
 
 
 
 
 
 
 
{Jon
Bulwer}
 
Victaria
 
 
 
 
Leo
 
Alys
Beesbury
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Raymund
 
 
Rickard
 
 
Megga
 
 
 
 
 
Alysanne
Bulwer
 
Lyonel
 
Alla
 
Lucas
 
Lorent
 
Leona

Membros Históricos:

Pessoal de Casa

Companheiras de Margaery:

Em Jardim de Cima:

  • Meistre Lomys, conselheiro, curandeiro, e tutor.
  • Igon Vyrwel, capitão da guarda.
  • Sor Vortimer Crane, mestre-de-armas.
  • Abetouro, tolo e bobo-da-corte, enormemente gordo.
  • Arryk e Erryk, chamados 'Esquerdo' e 'Direito', guardas gêmeos da Senhora Olenna.

Cavaleiros e Espadas Juramentadas:

Referências nos livros

Dunk & Egg

  • Lorde Leo Tyrell participou do Torneio de Vaufreixo, iniciando o torneio como um dos campeões. Egg e Dunk o reconhecem como um oponente formidável, que Dunk faria bem em evitar.[3]

As Crônicas de Gelo e Fogo

Casas Juramentadas

  • Ashford de Vaufreixo.
  • Bulwer de Coroanegra. Os Bulwer são primos da família Tyrell, com um membro, Victaria Tyrell, se casando com membro da casa em algum momento do passado recente. A Senhora da Casa Bulwer, Alysanne, é filha de Victaria. É uma pequena garota e uma das companheiras de Margaery.
  • Chester Ao líder da Casa Chester é dado o título de Senhor de Escudoverde.
  • Crane de Lago Vermelho.
  • Florent de Fortaleza de Águas Claras.
  • Fossoway. Existem dois ramos:
  • Grimm de Vila Severa. Ao líder da Casa Grimm é dado o título de Senhor de Escudogris.
  • Hewett de Castelo Hewett. Ao líder da Casa Hewett é dado o título de Senhor de Escudo de Carvalho.
  • Hightower de Torralta. Eles residem em Vilavelha, e são muito ricos e influentes.
  • Merryweather de Mesalonga.
  • Mullendore de Terraltas.
  • Oakheart de Carvalho Velho.
  • Osgrey de Firmeza.
  • Redwyne da Àrvore, uma larga ilha ao sul de Westeros.
  • Rowan de Bosquedouro
  • Serry. Ao líder da Casa Serry é dado o título de Senhor de Escudossul.
  • Tarly de Monte Chifre.
  • Tyrell da Fortaleza de Águas Claras de Fortaleza de Águas Claras, uma recém-formada ramificação da Casa Tyrell.
  • Vyrwel de Darkdell


Notas e Referências

  1. A Fúria dos Reis, Capítulo 22, Catelyn.
  2. Margaery Tyrell se casou primeiro com o Rei Pedinte Renly I, mas ele foi morto por uma criatura das sombras. Então, um pouco depois, para selar um novo pacto entre os Tyrell e os Lannisters, ela se casou com o Rei Joffrey I. Porém, ele morreu no dia do casamento dois, e então para poder firmar o pacto, ela se casou com o Rei Tommen I, o irmão de Joffrey.
  3. The Hedge Knight