Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

sem sumário de edição
{{Infocaixa Capítulos aGdT
| pdv = [[Catalyn Catelyn Stark]]| local = [[Ninho da Águia]], [[Valede Arryn]], [[Westeros]]
| título = Catelyn VI
| página = 256-268| TV_episode = [[The Wolf and the Lion (TV)|The Wolf and the Lion]]
| anterior = [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 33|Eddard VIII]]
| atual = [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 34|Catelyn VI]]
| próximo = [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 35| Eddard IX]]| arco anterior = [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 28| Catelyn V]]| próximo arco = [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 40| Catelyn VII]]
}}
 [[Catelyn Stark|Catelyn]] e seu grupo finalmente alcançam o [[Portão Sangrento]] e segurança. A pedido de sua irmã, Catelyn faz a perigosa subida noturna até o [[Ninho da ÁguaÁguia]] para encontrar [[Lysa Arryn|Lysa]] e seu filho doentio, [[Robert Arryn|Robert]].
==Sinopse==
[[Arquivo:AGoT-Capitulo34-por-Ted-Nasmith.jpg|thumb|esquerda|[[Ninho da Águia]], extraído de A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada, por Ted Nasmith ©.]]Quando eles se aproximam do [[Portão Sangrento]], Sor [[Donnel Waynwood]] diz [[Catelyn Stark|Catelyn]] que ela deveria ter mandado uma mensagem antes de vir porque a [[Estrada de Altitude]] não está mais segura. Catelyn responde que eles descobriram isso para sua tristeza, refletindo sobre os seis homens que morreram para trazê-la até aqui; três no [[A Game of Thrones Guerra dos Tronos - Capítulo 31 | primeiro ataque]], [[Lharys]] e [[Chiggen]] no segundo e [[Morrec]] de uma ferida purulenta. Apenas Sor [[Rodrik Cassel|Rodrik]], [[Bronn]], [[Marillion]], Sor [[Willis Wode]], [[Tyrion Lannister]] e Catelyn permanecem. Tinham certeza de que estavam todos condenados quando os homens de Waynwood se aproximaram.
Sor Donnel continua explicando que desde a morte de [[Jon Arryn]] os [[Clãs das montanhas do Vale]] tornaram-se mais ousados e a Senhora [[Lysa Arryn|Lysa]] proibiu o envio de homens para combatê-los, embora ninguém estivesse certo do porque. Catelyn opta por não mencionar que são os [[Casa Lannister|Lannisters]] que sua irmã teme. Olhando para Tyrion, Catelyn observa a confiança do anão na presença de um grande grupo de homens jurados da [[Casa Arryn]] e se pergunta novamente se ela está errada em suspeitar dele. Ela também é perturbada pela astúcia do homem; embora ele continue sendo seu prisioneiro, o anão agora cavalga livremente, armado com um punhal e um machado e usando o manto de sombras que ganhou jogando com Marillion.
Catelyn pede a Sor Donnel para enviar [[Meistre]] [[Colemon]] quando eles chegarem para tratar Sor Rodrik que está gravemente ferido. Ela é informada de que sua irmã proibiu o meistre de deixar o [[Ninho da ÁguaÁguia]] por causa de sua preocupação com a saúde de seu filho [[Robert Arryn|Robert]]. Tudo o que Sor Donnel pode prometer é a atenção de uma [[septá]] que cuida da guarnição.
Quando chegam ao [[Portão Sangrento]], eles são recebidos pelo tio de Catelyn, Sor [[Brynden Tully]], conhecido como Peixe Negro. Depois de passarem pelo Portão, Catelyn pode ver a riqueza do [[Vale de Arryn]] espalhada diante dela e o pico conhecido como [[Lança do Gigante]], subindo milhas acima do chão do vale. Seu tio aponta para o brilho das sete torres do Ninho da Água Águia no lado da montanha e diz que eles podem alcançar o pé da Lança à noite.
Quando Sor Rodrik declara que ele não pode ir mais longe, Catelyn decide deixar o resto de seu grupo para trás. Marillion, o cantor, pede para acompanhá-la ao castelo. Catelyn, que não consegue entender como Marillion sobreviveu à jornada que matou tantos outros, concorda. Então Bronn, cuja luta feroz ajudou a cortar o caminho para a segurança, declara que ele também está chegando. Catelyn não gosta do mercenário por causa de sua falta de bondade e lealdade, e prefere separar o mercenário de seu amigo Tyrion Lannister rápido. No entanto, Catelyn não pode recusar educadamente depois de permitir que Marillion venha e concorde.
Quando Catelyn afirma que uma mulher pode governar tão sabiamente quanto um homem, o Peixe Negro responde que a mulher certa pode, mas não Lysa. Ele explica que a morte de seu marido e das crianças natimortas e abortadas antes disso deixou Lysa instável e histericamente protetora de seu único filho. Acima de tudo, Lysa parece temer os Lannister e agora Catelyn trouxe um Lannister à sua porta. Catelyn insiste que Tyrion é seu prisioneiro. Em resposta, seu tio observa que Tyrion não está apenas acorrentado, mas também carregando armas com um mercenário que o segue como uma sombra. Catelyn lembra que Tyrion não está aqui por escolha e que foi a carta de Lysa que deu início a todo o negócio.
Depois de passar pelo vale cercado por altas montanhas, eles alcançam as [[Portões da Lua]]. Bem acima da portaria, Catelyn pode ver a massa iminente da montanha e alto acima da torre de pedra, neve, céu e, em seguida, o [[Ninho da ÁguaÁguia]]. Tyrion afirma que, se eles planejam fazê-lo escalar a montanha à noite, eles podem matá-lo agora. Ele é informado de que eles vão descansar até a manhã seguinte.
Quando o anão pergunta como alguém sobe aquilo, é dito a ele que há degraus que levam até a montanha e mulas treinadas que vão até o caminho do castelo chamado [[Céu]]. Além disso, a subida é feita a pé ou nos cestos de guincho que trazem suprimentos ao Ninho da Água Águia que está diretamente acima do [[Céu]]. Tyrion recusa a oferta de ser enviado em uma cesta porque seu pai não aprovaria que ele subisse como um monte de nabos se os outros subissem a pé, alegando que Lannisters tinham certo orgulho. Catelyn responde que os Lannister têm arrogância, avareza e desejo de poder. Tyrion responde que seu [[Tywin Lannister | pai]] é a alma da avareza, [[Jaime Lannister|Jaime]] tem orgulho, e [[Cersei Lannister|Cersei]] o deseja o poder, mas ele é inocente como um cordeiro.
A ponte levadiça é levantada e eles são recebidos por Lorde [[Nestor Royce]]. Brynden pede hospitalidade para a noite e é informado que Catelyn foi instruída a subir hoje à noite, mas o resto pode ter a hospitalidade do castelo. Brynden fica furioso, considerando que a ascensão noturna é perigosa demais sem a lua cheia. A guia [[Mya Stone]] então se apresenta e promete que nenhum mal acontecerá com Catelyn, citando sua experiência em cem subidas noturnas. Stone é o sobrenome dos bastardos no Vale e isso lembra Catelyn de [[Jon Snow]]. Ela está sem palavras, mas Lorde Nestor afirma que [[Mya Stone|Mya]] nunca falhou com ele, e assim Catelyn concorda com a ascensão noturna.
Em cada torre, eles mudam para mulas descansadas. A viagem para a primeira torre não parece tão ruim, mas a próxima parte é muito mais inclinada. Na próxima torre, Mya explica que se chama [[Neve]] porque, centenas de anos atrás, foi lá que a neve começou. A princípio Catelyn acha que, como Tully e Stark, há pouco no mundo para assustá-la. No entanto, quando eles devem levar as mulas através de uma alta sela entre as torres de rocha, Catelyn descobre que ela está com muito medo de se mover. Mya volta e a acompanha, cega e trêmula, passo a passo. No [[Céu]], Mya explica que eles devem andar na última hora porque a trilha é mais parecida com uma escada de pedra. Catelyn afirma que, tendo viajado todo o dia e a melhor parte de uma noite, ela não se importará de passar com os nabos.
Catelyn chega no [[Ninho da Águia]], que pode abrigar 500 homens, mas está estranhamente vazios. Ela é levada para os aposentos de sua irmã. Lysa, agora uma mulher gorda, pálida e (para o aborrecimento de Catelyn) despreocupada demais. Ela é educada até que Sor [[Vardis Egen]] e Meistre Colemon partem. Então ela se enfurece com Catelyn por trazer Tyrion ao [[Ninho da ÁguaÁguia]], e assim arrastando-a para a briga de Catelyn contra os Lannisters. Catelyn responde que foi Lysa quem lhe enviou a carta nomeando os Lannister como os assassinos de seu marido. Lysa responde que foi um aviso para evitá-los, não para combatê-los.
Empolgado pela voz de sua mãe, o jovem lorde Robert aparece na porta, agarrando uma boneca. Lysa apresenta Catelyn a Robert e o chama de uma criança bonita e forte, advertindo Catelyn a não acreditar nas histórias. Lysa insiste que em seu leito de morte seu marido disse "a semente é forte" para que todos saibam que menino forte era seu filho. Catelyn tenta trazer de volta o assunto da preparação para a guerra, mas Lysa insiste que Catelyn fique quieto porque tal conversa assustará Robert. Lysa então expõe seu seio e a menina de seis anos pega e começa a chupar.
Ver aquilo faz Catelyn pensar em seu filho mais novo [[Rickon Stark|Rickon]], que tem metade da idade desse menino e cinco vezes mais feroz. Catelyn continua pressionando Lysa para discutir os preparativos para a guerra. Lysa responde que, mesmo que os Lannister possam trazer um exército, todos dizem que o Ninho de Águia é inexpugnável. Catelyn percebe que seu tio Brynden tentou avisá-la sobre Lysa. Ela então pergunta o que deveria fazer com Tyrion e Robert pergunta se ele é um homem mau. Quando Lysa responde que ele é, Robert diz: "Faça-o voar." Lysa acaricia o cabelo do garoto e pensa que talvez seja exatamente o que eles farão.
 
==Links externos==
* {{en}} [https://www.tor.com/2011/07/22/a-read-of-ice-and-fire-a-game-of-thrones-part-17/ A Read of Ice and Fire: A Game of Thrones, Part 17] por Leigh Butler, resumo e análise do capítulo.
* {{en}} [https://towerofthehand.com/books/101/035/index.html Catelyn VI] na Tower of the Hand, resumo do capítulo.
* {{en}} [http://blogoficeandfire.blogspot.com/2009/06/catelyn-eddard.html Catelyn • Eddard] no ''Blog of Ice and Fire'', uma análise humorística do capítulo.
==Sobre a página==
Esta página utiliza conteúdo baseado em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/A_Game_of_Thrones-Chapter_34 A Game of Thrones – Chapter 34], um artigo de [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire].
 
{{Capítulos de A Guerra dos Tronos}}
[[Categoria:Capítulos de A Guerra dos Tronos|Capítulo 34]]
[[Categoria:Capítulos de As Crônicas de Gelo e Fogo (PDV - Catelyn Tully)|Guerra dos Tronos, A - Capítulo 34]]
[[Categoria:Capítulos que ocorrem no Vale de Arryn|Guerra dos Tronos, A - Capítulo 34]]
 
[[en:A Game of Thrones – Chapter 34]]
Editores
7 747

edições

Menu de navegação