==Aparência e personalidade==
:''Veja também: [[:Categoria:Imagens de Daenerys Targaryen|Imagens de Daenerys Targaryen]]''
<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:Daenerys Targaryen Тхе Мичо.jpg|thumb|200px|esquerda|Daenerys, por Тхе Мичо ©]]</div>Daenerys é uma jovem adolescente. É baixa e muito bonita, com cabelos loiro-platinados e [[olhos violeta]], comuns aos membros da Casa Targaryen.
Em sua infância, Dany era uma garota tímida e dócil, com pouca confiança e auto-estima. Ela não conheceu outra vida além da que teve no exílio, dependente de seu irmão, [[Viserys Targaryen]], que a amedrontava. Ele era a única família que ela conhecia, mas foi um guardião cruel, propenso a mudanças de humor e surtos de violência.
Sor Willem era velho e doente, mas Dany se lembra de como ele sempre a tratou com carinho. Depois que ele morreu, os empregados expulsaram os jovens Targaryen da casa. Dany chorou quando foi forçada a ir embora.
Após a morte de Aerys (e a suposta morte de [[Aegon Targaryen(filho de Rhaegar)|Aegon]], o filho de Rhaegar), Viserys era o legítimo herdeiro do Trono de Ferro seguindo a linha de sucessão da Casa Targaryen. Ele tomou para si o dever de vingar sua família dos usurpadores que mataram sua família e tiraram seu direito de nascença. Nos anos que seguiram à morte de Sor Willem, Viserys vagou pelas nove [[Cidades Livres]] com sua irmã, tentando conseguir apoio para que retomasse o Trono de Ferro, o que lhe valeu a alcunha de "Rei Pedinte".
Como resultado dessa humilhação, Viserys cresceu amargo e obcecado com seu direito de nascença. Dany era um alvo comum de sua frustração, além de ele culpá-la pela morte da mãe deles. Ele tinha orgulho de sua falta de controle e de seu temperamento, como se isso provasse que era um legítimo herdeiro Targaryen, avisando a irmã para que não "acordasse o dragão" ao irritá-lo. Sempre disse a ela sobre a importância de preservar a pureza da linhagem real, o que justificava as práticas valirianas incestuosas dos Targaryen e fez Dany crescer acreditando que se casaria com Viserys. Para ela, os planos de Viserys em retomar os Sete Reinos eram irreais, e ela não tinha memória alguma sobre os Sete Reinos. Ela apenas se lembrava da casa com a porta vermelha, que permaneceu em sua mente como um símbolo da infância que não pôde ter. Já que não tinha nenhuma família além de Viserys e nenhuma esperança de escapar do seu controle, Dany cresceu amedrontada e dócil.
{{spoiler}}
===''A Guerra dos Tronos''===
[[Arquivo:Drogo Daenerys HBO.jpg|250px|thumb|rightleft| Daenerys e Drogo na [[Game of Thrones|Série de TV]]]]
Na cidade livre de [[Pentos]], os irmãos são convidados de [[Illyrio Mopatis]], um homem rico e poderoso. Illyrio e Viserys arranjam um casamento para a adolescente Dany, então com treze anos, com um grande líder [[Dothraki]], [[Khal Drogo]]. Os Dothraki são um povo nômade, os senhores dos cavalos. Viserys esperava utilizar o poder dos homens de Drogo para conquistar Westeros.
Apesar de seu medo e apreensão em relação a Drogo e seu povo, Dany não tem escolha. Após o casamento o cavaleiro exilado Sor [[Jorah Mormont]] oferece seus serviços a Daenerys e se torna seu companheiro mais próximos. Dois dos melhores presentes de casamentos de Daenerys são uma magnifíca [[Prata (égua)|égua prateada ]] e três [[Ovos de dragão|ovos de dragões ]] petrificados.<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:MKomarck DaenerysTheUnburnt.jpg|250px|thumb|left|Daenerys e o nascimento dos seus [[dragões]], por Michael Komarck. © ]]</div>
Daenerys (agora [[Khaleesi]]) seu irmão e seu [[khalasar]] (grupo liderado por Khal Drogo) viajam para a única cidade Dothraki, [[Vaes Dothrak]]. Daenerys, agora com quatorze anos, engravida, e Viserys se torna cada vez mais impaciente com a espera da ajuda de Drogo e seu exército.
O khalasar de Drogo continua indo para o oeste conquistando terras estrangeiras. Em uma cidade Dany salva uma maga lhazarena chamada [[Mirri Maz Duur]], que é chamada de [[Maegi]] (uma espécie de feiticeira), de estupro e assassinato de homens de Drogo e a coloca em seu serviço. Drogo é ferido por uma luta e Dany ordena que Mirri Maz Duur o cure. Mas a ferida de Drogo gangrena e Dany ordena novamente que a maegi o retorne a vida a qualquer custo. A maegi a engana e mata seu filho por nascer para trazer Drogo num estado vegetativo.
Dany, abandonada pela maior parte do seu khalasar, mata a Maegi, queimando-a na pira funerária de Drogo e entra no fogo juntamente com seus [[ovos de dragão]]. Como resultado, disso, os ovos dão vida a três dragões que Dany nomeia [[Viserion]], [[Rhaegal]] e [[Drogon]], em homenagem a seus irmãos e a seu marido. Dany sai intacta das chamas (apenas com o cabelo queimado) e é chamada de "aquela que não queima" e "mãe de dragões". Três guerreiros de seu marido permanecem com ela, juntamente com os velhos e doentes do khalasar de Drogo, os remanescentes juram lealdade a Dany e ela se torna a primeira mulher a liderar um clã Dothraki, uma khaleesi.
===''A Fúria dos Reis''===
===''A Tormenta de Espadas''===
*Ver também: ''[[Campanha Targaryen na Baía dos Escravos]]''
<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:Daenerys_Targaryen_Elia_Fernández.jpg|250px|thumb|left|''Daenerys Targaryen'', por Elia Fernández.]]</div>
Durante a viagem, Daenerys foi convencida por Sor Jorah a mudar o curso do navio, partindo para [[Astapor]]. Lá ela poderia comprar os [[Imaculados]], soldados-escravos que eram considerados a melhor infantaria do mundo conhecido. Jorah também aproveitou para declarar seu amor por ela, algo que ela não correspondia propriamente.