Abrir menu principal

Mudanças

 

23 bytes adicionados ,  00h45min de 1 de agosto de 2024
m
sem sumário de edição
A '''Casa Mooton de Lagoa da Donzela''' é uma nobre casa das [[Terras Fluviais]]. Sua sede é um dos principais centros de comércio da [[Baía dos Caranguejos]]. De acordo com a lenda, era a localização onde Florian, o Bobo viu Jonquil pela primeira vez enquanto ela se banhava com suas irmãs.
Os Mooton são mais ricos e comandam mais combatentes que a [[Casa Tully]], os seus legítimos suseranos. No entanto, a riqueza da família e de Lagoa da cidade Donzela foi reduzida significantemente desde que escolheram o lado da [[Casa Targaryen]] (a então família real) contra os Tully durante a [[Rebelião de Robert]].
Seu brasão é um salmão vermelho no branco, sobre um campo branco com um tesouro de ouro. De acordo com as fontes, seu lema é "Sabedoria e Força".
===Era Targaryen===
Durante a [[Guerra da Conquista]], Lorde Mooton se uniu a Lorde [[Casa Darklyn|Darklyn]] na oposição a [[Aegon I Targaryen|Aegon, o Conquistador]], mas ambos foram mortos lutando contra os [[Dragão|dragões]] de Aegon e as tropas de [[Orys Baratheon]]. O irmão de Lorde Mooton, [[Jon Mooton]], então se rendeu a Aegon. Jon apoiou os [[Casa Targaryen|Targaryen]] no [[Campo de Fogo]], matando homens que tentavam escapar dos dragões.{{Ref|TWOIAF|12}} Embora os Mootons fossem muito mais ricos que a Casa Tully, Aegon nomeou [[Edmyn Tully]] como [[Senhor Supremo do Tridente]] após a [[queima de Harrenhal]].{{Ref|FAB|O momento posterior: A hora do lobo}}
Durante a [[Revolta da Fé Militante]], Lorde Mooton matou Lorde [[Rupert Falwell]] na [[Batalha no Grande Delta]].{{Ref|FAB|Os filhos do dragão}}
Editores, Administradores
10 605

edições