Barristan Selmy
Ian McElhinney como Baristan Selmy | |
Pseudônimo(s) | Barristan, o Ousado Arstan Barba-Branca Sor Vovô Barristan, o Velho |
---|---|
Título(s) | Sor Senhor Comandante (antigamente) Mão da Rainha |
Lealdade | Guarda Real Guarda da Rainha Casa Selmy |
Cultura | Westeros |
Nascimento | Predefinição:Date |
Livro(s) | A Guerra dos Tronos (Aparece) A Fúria dos Reis (Aparece) A Tormenta de Espadas (Aparece) O Festim dos Corvos (Mencionado) A Dança dos Dragões (PDV) |
Intérprete | Ian McElhinney |
Aparições | Primeira Temporada |
Sor Barristan Selmy, chamado Barristan o Ousado, é um herói famoso e cavaleiro da Guarda Real, que serviu em uma época em que os membros da Guarda Real foram considerados os melhores cavaleiros do reino. Na série de TV , ele é interpretado por Ian McElhinney..[1]
Índice
Aparência e Personalidade
Ele veste uma armadura branca. Ele tem cabelos brancos, mas ainda parece forte e gracioso. Ele é alto e tem olhos azuis. Selmy é um dos mais habilidosos e respeitados cavaleiros dos Sete Reinos.
Selmy é alto e tem olhos azuis.[2], Daenerys considera-os tristes. Ele é um homem velho (sessenta ao início dos livros), com um longo cabelo branco. Daenerys considera-o um homem bonito, pelo menos para sua idade. Apesar de sua idade avançada, ele é forte e gracioso, e um pouco do cavaleiro habilidoso que ele foi em sua juventude. Durante seu tempo na Guarda Real, como todos os membros de lá, ele usava o branco, de sua armadura, até seu escudo.[3]
Armadura da Guarda da Rainha
Em Meeren, como um símbolo de sua estima, Daenerys Targaryen presenteia Sor Barristan Selmy, seu Senhor Comandante, com uma armadura.
A armadura é dourada, finamente trabalhada, as ligações tão flexíveis como couro bom, o placa esmaltada, dura como gelo e brilhante como a neve caída. Uma adaga vai no quadril, sua espada longa, por outro, que pende de um cinto de couro branco com fivelas douradas. Após tudo, ele prende um longo manto branco sobre os ombros.
O elmo tem uma fenda estreita nos olhos e asas de dragão ornamentadas, o que é esplêndido à vista. Ele deixa o elmo em seu gancho para seu confronto com Hizdahr zo Loraq. Ele deixa para seu próximo torneio, se o Sete deve concederem um.
História
Início de Vida
Barristan foi o primeiro filho de Sor Lyonel Selmy, o Cavaleiro de Solar das Colheitas. Ele foi escudeiro de Lorde Manfred Swann em sua juventude.[4][5] Barristan vestiu a armadura de um cavaleiro misterioso e participou do torneio de Portonegro com dez anos. Príncipe Duncan teve pena do cavaleiro pequeno mistério, enquanto outros riram. Duncan lutou contra Selmy quando ninguém mais o faria e foi Príncipe Duncan, que deu Barristan seu apelido.
Ele recebeu seu título de cavaleiro aos dezesseis anos de Rei Aegon V após derrotar Príncipe Duncan e Duncan, o Alto, da Guarda Real, em um torneio em Porto Real.[6] Além de ser um cavaleiro de torneios eminentemente bem sucedido ao longo de sua carreira, ele também provou seu valor no campo de batalha, matando Maelys, o Monstruoso em um único combate na Guerra dos Reis de Nove Moedas, terminando a linhagem de descendentes dos Blackfyre, abrindo uma fileira de sangue pela Compainha de Sangue para chegar até ele.[7] Ele foi nomeado para a Guarda Real com a idade de 23 e jurou seus votos perante Sor Gerold Hightower, durante o reinado de Jaehaerys II.[6]. Ao se juntar a Guarda Real, ele desistiu da herança de sua família, e a moça com quem ele ia se casar, casou-se com seu primo em seu lugar.[8][5]
Na Guarda Real
Durante o Desafio de Valdocaso, o Senhor Mão Tywin Lannister enviou Selmy para resgatar o captivo Rei Aerrys II. Sor Barristan matou Sor Symon Hollard, vingando a morte de seu irmão juramentado, Sor Gwayne Gaunt, e libertou o rei. Após o fim do Desafio, ele suplicou ao rei pela vida da criança Dontos Hollard, o que o Rei Aerys consentiu.[9] No final do reinado de Aerys, durante a campanha da Guarda Real contra os foras da lei, a Irmandade da Mata de Rei. Barristan resgatou a Senhora Jeyne Swann, e sua septão, e matou o líder dos bandidos, Sor Simon Toyne, em um combate único. Ele derrotou o Príncipe Rhaegar Targaryen na justa final, vencendo um torneio que aconteceu em Ponta Tempestade.[10]
Ele, assim como todos seus irmãos juramentados da Guarda Real, estavam presentes durante o torneio em Harrenhal. Ele ficou apaixonado pela Senhora Ashara Dayne, embora ele sabia de que nada viria de seu desejo por ela. Ele planejou nomeá-la Rainha do Amor e da Beleza, se ele vencesse o torneio, mas ele foi desmontado por Rhaegar Targaryen. Rhaegar corou Lyanna Stark, levando a uma corrente de eventos que levaria a Rebelião de Robert. Selmy imagina se ele poderia ter evitado a guerra se ele tivesse derrotado Rhaegar no torneio. Ele também fantasia que, se ele tivesse vencido o torneio e coroado Ashara, talvez ela teria olhado pra ele, "ao invés do Stark." Ele pensa nas consequências do seu amor não dito por Ashara como uma de suas muitas falhas [11].
Durante a Guerra do Usurpador, após a derrota de Lorde Jon Connington na Batalha dos Sinos, Sor Barristan, junto com Sor Jonothor Darry, foram enviados para reunir os remanescentes do exército de Connington.[12] Ele foi severamente ferido na Batalha do Tridente. Lorde Roose Bolton aconselhou que sua garganta deveria ser cortada, mas Robert, ao invés disso, chamou por um meistre para atendê-lo. Apesar de ter lutado bravamente pelos Targaryens durante a rebelião que derrubou-os, Sor Barristan mais tarde teve o perdão real e virou Senhor Comandante da Guarda Real de Robert.[13] Sor Barristan não aprovou que Jaime Lannister fosse permitido continuar seu serviço, tendo tido dúvidas sobre o Regicida, mesmo antes de ele ganhar seu apelido. Após Jaime matar Aerys, ele foi citado por Tyrion Lannister como dizendo que a capa branca de Jaime deveria ser trocada por uma preta, concordando com Ned Stark, que Jaime deveria ter sido exilá-do para a Muralha.[14]
Selmy também tinha dúvidas ao servir o Usurpador, mas serviu-o lealmente no entanto. Selmy relembra, no entando, que ele tivesse visto Robert sorrir quando Twin Lannister presenteou o rei com os corpos do filho de Raegar, ele nunca teria servido Robert e nada na terra teria impedido ele de matá-lo. Selmy detestava ver a morte de crianças, como mostrado quando ele pediu para que o bebê Dontos Hollard não fosse morto, quando a Casa Hollard foi destruída após o Desafio de Valdocaso.
Durante a Rebelião Greyjoy, Selmy liderou um ataque até Velha Wyk.
Eventos recentes
A Guerra dos Tronos
Barristan serviu lealmente como Lorde Comandante da Guarda Real de Robert até a morte do rei. Durante o Torneio da Mão ele foi derrotado apenas por Sor Jaime Lannister após três disputas, tendo derrotado homens entre dez e vinte anos mais jovem em seus dois primeiros desafios. Em um acontecimento sem precedentes, ele foi demitido da Guarda Real e do pequeno conselho por Joffrey I em razão da idade avançada. Quando o rei ordenou que ele fosse preso e questionado por uma ameaça proferida no calor da sua demissão, Selmy matou os Mantos de ouro enviados para capturá-lo.
A Fúria dos Reis
A sua demissão o forçou reavaliar seus anos de serviço na Guarda Real de Robert ao lado de pessoas como o Regicida e outros a quem ele considera tão ruins. Ele chegou à conclusão de que este serviço foi imperdoável e que seu dever era encontrar o seu verdadeiro rei, e morrer em seu serviço. Esta busca levou-o a Illyrio Mopatis que juntou ele a Belwas o forte sob o disfarce de "Arstan Barba Branca", um escudeiro Westerosi, e envieou para "o último descendente vivo do Rei Aerys", Daenerys . No porto de Qarth , disfarçado Arstan Barba Branca, Barristan interrompe uma tentativa de assassinato contra Daenerys por parte dos Homens Tristes.
A Tormenta de Espadas
Escondendo sua verdadeira identidade por um tempo para avaliar se Daenerys tinha uma mente sã, Barristan lhe ensinou um pouco sobre a cultura Westerosi e sua história familiar. Após a revelação de sua identidade, Daenerys quase o baniu por sua decepção e pelo seu serviço sob às ordens de Robert, seu maior inimigo. No entanto, quando Selmy explicou seu engano e se arrependeu de seu serviço na Guarda Real de Robert, Dany o perdoou e o readmitiu em seu serviço, agora como Lorde Comandante da Guarda da Rainha.
Referências
- ↑ HBO: Game of Thrones: cast and crew
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 8, Daenerys.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 15, Sansa.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 57, Daenerys.
- ↑ 5,0 5,1 A Tormenta de Espadas, Capítulo 67, Jaime.
- ↑ 6,0 6,1 A Dança dos Dragões, Capítulo 55, O Guarda da Rainha.
- ↑ A Dança dos Dragões, Capítulo 5, Tyrion.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 57, Sansa.
- ↑ O Festim dos Corvos, Capítulo 9, Brienne.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 42, Daenerys.
- ↑ A Dança dos Dragões, Capítulo 67, O Derrubador de Reis.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 37, Jaime.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 33, Eddard.
- ↑ A Dança dos Dragões, Capítulo 57, Tyrion.
Nota: O conteúdo desta página foi traduzido e adaptado da A Wiki of Ice And Fire