Sansa Stark é a filha mais velha de Catelyn Stark e Eddard Stark.
Ela possui as características estereotipadas do sexo feminino e acredita fortemente no mundo retratado em histórias e canções.
Ela é bonita e possui excelentes dotes em muitas atividades como cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, costurar, moda e etiqueta social.
Nem sempre tem um bom relacionamento com sua irmã Arya Stark, cujos interesses são opostos em muitos aspectos aos de Sansa. Seu lobo gigante se chama Lady.
Devido a sua personalidade e aos acontecimentos que seguem com a personagem, Sansa é um dos personagens mais queridos e mais odiados.
A Guerra dos Tronos
Quando seu pai se torna a Mão do Rei, Sansa, com 11 anos (no livro), se maravilha com a perspectiva da vida na corte e com o seu noivado com o belo Príncipe Joffrey. Ela o adora, mesmo com seu instinto violento e humor instável, chegando a ponto de testemunhar a favor de Joffrey e contra Arya, o que resulta na morte de sua própria loba gigante, Lady, a pedido de Cersei Lannister.
Ela fica consternada quando seu pai anuncia seus planos para enviá-la de volta para casa e terminar o noivado. Ainda confiante na corte real, ela conta a Cersei os planos de seu pai, involuntariamente ajudando a rainha em seu golpe contra Eddard.
Somente quando Joffrey ordena que a cabeça de Eddard seja cortada é que Sansa vê o príncipe como ele realmente era.