Abrir menu principal

 

khal Drogo era um rico e poderoso chefe Dothraki ou khal, filho de Bharbo. Antes dos trinta, Drogo já liderava o maior grupo khalasar no Mar Dothraki, com quarenta mil guerreiros, e nunca tinha sido derrotado. Ele possuia um palácio em Vaes Dothrak e uma mansão de nove torres em Pentos, dados como um presente para apaziguar as relações. Ele casou com Daenerys Targaryen, prometendo invadir Westeros por causa dela, mas ele morre antes mesmo da invasão começar.

Eventos recentes

Quando Drogo se encontrava em Pentos, o sagaz Illyrio Mopatis arranjou o seu casamento com Daenerys. Como pagamento drogo proveria para Viserys Targaryen dez mil guerreiros a cavalo para ajudá-lo na reconquista ao Trono de Ferro.

O casamento de Drogo e Dany surpreendentemente foi feliz. Apesar de Drogo aparentar ser uma figura feroz perante seus homens, ele foi carinhoso com Dany na noite de seu casamento. Ele também a presenteou com uma magnífica égua prateada. Já a relação entre Drogo e Viserys não era boa. Ele logo tornou-se desdenhoso do comportamente agressivo de Viserys e suas constantes trangressões aos costumes Dothraki. Quando Viserys sacou uma espada proibida em Vaes Dothrak, exigindo sua coroa, Drogo o matou derramando um pote de ouro derretido em sua cabeça.

Enquanto pilhava cidades in Lhazer para capturar escravos e trocá-los por navios de guerra para conquistar Westeros, Drogo enfrentou um uma khalasar rival liderada por khal Ogo. Drogo matou Ogo, mas foi ferido no peito. Khal Drogo não se preocupou com sua ferida, mas Daenerys o convenceu a deixar Mirri Maz Duur, uma maegi, fazer um cataplasma para ajudá-lo. O cataplasma coçou e Drogo o arrancou, fazendo com que a ferida ulcerasse. Sua condição só piorava até que ele cai do seu cavalo, um sinal para seus guerreiros de que ele não estava mais apto a liderá-los.

Ao passo que Drogo ficava mais perto da morte, Daenerys convenceu Mirri Maz Duur a usar sua magia de sangue para salvar a vida dele. A maegi trai Daenerys por vingança, e o ritual apenas levou Drogo a um estado vegetativo e causou a morte da criança Rhaego ainda na barriga de Daenerys. Como Drogo não sairia do seu estado, Daenerys o sufocou com um travesseiro e construiu uma pira funerária enquanto seu khalasar se desfazia. Ela o queimou na pira junto com Mirri Maz Duur e entrou nas chamas com seus ovos pedrificados de dragão. As chamas magicamente trocaram vida por vida, matando Mirri, preservando Daenerys e chocando três dragões.

Aparência

A pele de Drogo era da cor de cobre, seu cabelo e olhos eram negros e ele era muito alto e elegante. Tinha um longo e caido bigode e usava uma trança que chegava nas coxas, com minúsculos sinos pendurados. Sua longa trança nunca tinha sido cortada, o que significava que ele jamais perdera uma luta.

Na série da HBO Drogo é interpretado por Jason Momoa.

Adaptado de : http://awoiaf.westeros.org/index.php/Khal_Drogo#_note-1