A expedição passou inicialmente por sete aldeias de selvagens abandonadas, passando por [[Brancarbor]] antes de chegar na [[Fortaleza de Craster]], onde os patrulheiros decidiram parar para descansar. Lá eles descobrem que as vilas selvagens estão vazias pois [[Mance Rayder]] esta reunindo os [[Povo Livre|povos livres]] em [[Presas de Gelo]] com o objetivo de atacar a [[Muralha]].{{Ref|aCoK|23}}
O Senhor Comandante Mormont decide que eles vão acampar no [[Punho dos Primeiros Homens]] e esperar por [[Qhorin Meia-Mão]] e os homens de [[Torre Sombria]]. Qhorin e seus homens chegam atrasados pois no caminho eles haviam encontrar um grupo de selvagens liderados por [[Alfyn Mata-corvosCorvos]]. Eles conseguiram impedir que a informação sobre o confronto chegasse a Mance, ao custo de quatro patrulheiros mortos e outros doze feridos. Um prisioneiro feito durante a batlaha diz que Mance está procurando algum tipo de magia para derrubar a Muralha.
Quando Qhorin finalmente se encontra com o lorde Jeor, é decidido enviar três pequenas patrulhas até as montanhas de Presas de Gelo para descobrir o tamanho do exército de Mance e o que ele está procurando. Tais patrulhas foram comandadas por [[Jarmen Buckwell]], [[Thoren Smallwood]] e Qhorin.