Quando jovem, Oberyn foi criado em [[Arenito]]. Aos dezesseis, foi encontrado na cama com a amante do Lorde [[Edgar Yronwood|Yronwood]], que o desafiou a um duelo. A luta seria até o primeiro sangue, devido a juventude e berço nobre de Oberyn, e ambos sofreram cortes. As feridas de Edgar infeccionaram e acabaram por matá-lo. Oberyn é conhecido como "Víbora Vermelha" desde então, tanto por amigos quanto por inimigos, devido a rumores que ele lutou o duelo com uma lâmina envenenada.
Oberyn tinha uma relação muito próxima com sua irmã Elia. Após o [[Saque de Porto Real]], quando ele recebeu as notícias do estupro e assassinato por um cavaleiro [[Lannister]], [[Gregor Clegane]], e de seus filhos, ele tentou levantar Dorne em apoio a [[Viserys Targaryen]], sem sucesso. Ele desejou vingança desde então.
Ele e seu irmão Doran trabalharam por anos em segredo planejando trazer um fim ao reinado de [[Robert Baratheon]] e destruir a Casa Lannister. Oberyn viajou a [[Bravos]], onde Viserys e [[Daenerys Targaryen|Daenerys]], uns dos últims [[Targaryen]] sobreviventes, eram mantidos por [[Willem Darry]], e assinaram um pacto secreto, o qual o [[Senhor do Mar]] de Bravos testemunhou, prometendo a mão de [[Arianne Martell]] em casamento a Viserys, em troca do apoio em reivindicar o [[Trono de Ferro]]. Outros possíveis jogadores-chave neste plano são [[Varys]], Magíster [[Illyrio Mopatis]] de [[Pentos]], Lorde [[Jon Connington]] e [[Miles Myles Toyne]], comandante da [[Companhia Dourada]].
==Eventos recentes==
==Na série de televisão==
:''Veja também: [[:Categoria:Imagens de Oberyn Martell (Game of Thrones)|Imagens de Oberyn Martell em Game of Thrones]]''