Como punição por sua deserção da [[Patrulha da Noite]], Stannis queimou Mance Rayder (na verdade [[Camisa de Chocalho]]). Em seguida, ofereceu aos selvagens uma escolha: dobrar o joelho ou voltar para o norte da Muralha. Apavorados diante da perspectiva de ficarem à mercê dos [[Outros]] novamente, nove em cada dez dobraram os joelhos.
A Guerra dos Cinco Reis estava praticamente ganha para o Trono de Ferro, de modo que o inimigo de Stannis agora era a [[Casa Bolton]], os novos Protetores do Norte. Encorajado por Arnolf Karstark, Stannis considerava marchar contra o [[Forte do Pavor]], fracamente guarnecido devido à partida de [[Ramsay Bolton]], que marchava contra [[Fosso Cailin]] para derrotar os homens de ferro e permitir o regresso de Lorde [[Roose Bolton]]. O que Stannis não sabia, porém, é que tudo não passava de uma armadilhaum embuste, e que Karstark já se juntara à Casa Bolton e pretendia atrair Stannis para uma armadilha. O que o poupou foi a intervenção de Jon Snow, que conhecia a verdadeira ameaça do Forte do Pavor e o aconselhou a seguir outro curso.
Seguindo os conselhos de Jon, Stannis decidiu marchar contra [[Bosque Profundo]], que fora tomado por [[Asha Greyjoy]]. Snow também disse que ele podia reforçar suas fileiras ao conquistar os clãs das montanhas nortenhos, que eram leais aos [[Casa Stark|Stark]] e que receberiam com orgulho o novo rei. Com esse reforço, Stannis atacou Bosque Profundo e venceu os homens de ferro, devolvendo a fortaleza à [[Casa Glover]] e tomando diversos cativos importantes, como a própria Asha. Esse ato lhe garantiu popularidade, e diversos nortenhos se juntaram à sua causa, além de ter ganhado o apoio formal da Casa Glover e da [[Casa Mormont]]. Devido à pressões dos nortenhos, Stannis decidiu marchar contra Winterfell, planejando juntar suas forças às de Karstark e de Mors Umber para resgatar "Arya Stark" (na verdade [[Jeyne Poole]]).