Abrir menu principal

Mudanças

 

4 518 bytes adicionados ,  20h41min de 11 de agosto de 2012
Criou página com ''''Elia Martell''' (257AL - 283AL) foi uma princesa de Dorne. Ela se casou com o príncipe herdeiro, Rhaegar Targaryen, e com ele teve dois filhos Rhaenys e Aegon. Eli...'
'''Elia Martell''' (257AL - 283AL) foi uma princesa de [[Dorne]]. Ela se casou com o príncipe herdeiro, [[Rhaegar Targaryen]], e com ele teve dois filhos Rhaenys e Aegon. Elia foi assassinada por Sor [[Gregor Clegane]] durante o [[Saque de Porto Real]].


=Personalidade e Aparência=

Elia Martell era uma moça boa e graciosa, mas frágil devido ao seu delicado estado de saúde. Ela tinha um humor muito afiado.

=História=

==Primeiros anos==

Elia Martell foi a quarta criança e primeira filha da Princesa governante de Dorne. O nome de sua mãe e pai não são indicados nos livros. Durante sua juventude, ela estava sempre perto de seu irmão mais novo [[Oberyn Martell]].

Quando ela chegou a idade de se casar, sua mãe organizou a viagem de uma série de pretendentes a Dorne. Principalmente devido ao comportamento de seu irmão Oberyn, Elia rejeitou todos eles. Sua mãe, que tinha uma boa amizade com Lady [[Joanna Lannister]], levou Oberyn e Elia para [[Rochedo Casterly]] com a ideia de casar um deles ou ambos para crianças gêmeas de Lady Joanna, [[Cersei Lannister|Cersei]] e [[Jaime Lannister]]. Infelizmente, durante a viagem dos Martells para Rochedo Casterly, Joanna morreu ao dar à luz a [[Tyrion Lannister]], e quando o chegaram Tywin foi contra a proposta. Ele lhes disse Cersei casaria com [[Rhaegar Targaryen]].

==Casamento==
A mãe de Elia foi capaz de organizar seu casamento com o príncipe herdeiro Rhaegar Targaryen. Rhaegar e Elia tiveram dois filhos, Rhaenys e Aegon . O casamento parecia feliz apesar da saúde Elia, que sempre foi problemática e manteve-se frágil. Barristan Selmy afirmou que Rhaegar gostava muito de Elia.

[[Jon Connington]] uma vez afirmou que Elia ficou acamada por um ano após dar à luz Rhaenys e quase morreu dando à luz a Aegon. Depois disso os [[Meistres]] disseram a Rhaegar ela seria incapaz de ter mais filhos.

==Morte==
No Torneio em Harrenhal o marido de Elia conheceu Lyanna Stark e se apaixonou por ela. Ele venceu o torneio e a coroou Rainha do Amor e da Beleza, passando por cima de sua esposa. A reação de Elia ao evento permanece desconhecida. Um ano mais tarde Rhaegar raptou ou fugiu com Lyanna, e este evento provocou a [[Rebelião de Robert]].

Durante a guerra Rhaegar foi morto por [[Robert Baratheon]] na [[Batalha do Tridente]]. Aerys o rei louco, devido à sua paranóia, acreditava que o príncipe Lewyn deveria ter traído Rhaegar na Trident e manteve Elia e seus dois filhos em [[Porto Real]] como reféns contra a possível traição Dornesa. Mais tarde, durante o [[Saque de Porto Real]], sua filha foi morta por Amory Lorch enquanto Elia foi estuprada e morta por Sor [[Gregor Clegane]] após Gregor assassinar seu filho Aegon . Ambos Lorch e Clegane estavam seguindo ordens de Lorde Tywin.
Tywin disse mais tarde que ele havia instruído seus capitães a matar as crianças para assegurar o trono para Robert Baratheon, mas tinha esquecido de Elia e não deu ordens para matá-la. Oberyn Martell no entanto, acredita que Tywin Lannister matou ELia e as crianças por causa da recusa de Aerys II no casamento de seu filho e herdeiro Rhaegar a sua filha Cersei.

Seu corpo, juntamente com a dos dois filhos estavam envoltos em mantos vermelhos Lannister e foram apresentados a Robert Baratheon como um símbolo de fidelidade. Enquanto [[Eddard Stark]] ficou horrorizado, Robert foi frio e indiferente para os corpos das crianças jovens e de sua mãe.

==Resultados do assassinato==
Os Martells ficaram furiosos com o assassinato de Elia e seus filhos. Oberyn queria continuar a guerra e defender a causa de [[Viserys Targaryen]], a única sobrevivente dos Targaryen, mas [[Doran Martell]], que tinha sucedido a sua mãe como governante de Dorne, sabiam que não eram fortes o suficiente e fez as pazes. Em [[O Festim dos Corvos]] verifica-se que Doran conspirou secretamente para restaurar os Targaryens e vingar-se de [[Tywin Lannister]], a quem ele e seu irmão responsabilizam pelos assassinatos.

Oberyn viu uma oportunidade de vingança: quando Tyrion Lannister estava em julgamento pelo assassinato de Rei Joffrey e seu adversário em um julgamento por batalha seria Gregor Clegane , Oberyn defendeu Tyrion. Ele extraiu uma confissão da Montanha e depois o feriu mortalmente, mas Sor Gregor aproveitou que Oberyn abaixou a guarda e o matou.

=Família=
{{Martell_tree}}

'''Nota:''' o texto dessa página foi traduzido e adaptado de http://awoiaf.westeros.org/index.php/Elia_Martell

[[Category: personagens]]