Quando [[Catelyn Stark]] sequestrou [[Tyrion Lannister]], Cersei discutiu com Robert, e o rei lhe deu uma bofetada. Logo depois, Eddard, que era a Mão do Rei e andava investigando a morte de Jon Arryn, descobriu a verdade sobre a paternidade dos filhos de Cersei. Ele a confrontou e ela admitiu a verdade, e logo tentou seduzí-lo. Falhou em sua intenção, e Eddard a intimou a fugir com seus filhos para evitar um massacre. A resposta de Cersei foi categórica.
{{Quote|Quando você joga o jogo dos tronos, você ganha ou morre. Não existe meio termo.|Cersei Lannister para Eddard Stark}}
Cersei tramou com seu primo, [[Lancel Lannister]], a morte do rei, que estava numa caçada. Lancel serviu a Robert vinho forte, o que possibilitou que ele fosse facilmente empalado por um javali. Após a morte de Robert, uma guerra pelo poder assolou Porto Real, sendo que Cersei colocou seu filho Joffrey no trono apesar das acusações de bastardia. Eddard, que havia sido nomeado [[Regente]] pelo rei e pensava ter o apoio da [[Patrulha da Cidade de Porto Real|Patrulha da Cidade]], foi traído por [[Petyr Baelish]] e preso por traição.