Abrir menu principal

Mudanças

 

186 bytes adicionados ,  04h39min de 29 de setembro de 2015
sem sumário de edição
[[Arquivo:Os_Sete_HBO.jpeg|thumb|300px|align|right|Os Sete.]]
A '''Fé dos Sete''' é a religião dominante nos [[Sete Reinos]], e é comumente conhecida apenas como a ''''''. As únicas regiões de [[Westeros ]] onde a fé não é predominante são o [[Norte]] e as [[Ilhas de Ferro]], onde o culto, respectivamente, aos [[deuses antigos]] e ao [[Deus Afogado]] continuou continua forte. Os deuses da Fé são por vezes referidos como '''"deuses novos" ''' para diferenciá-los dos deuses antigos.
==Os deuses==
A Fé cultua os Sete, uma única divindade com sete aspectos, ou faces, cada uma representando uma virtude diferente. Os devotos oram a uma face diferente dos Sete pedindo por ajuda ou orientação, dependendo de sua necessidade. As faces são:
*'''[[Pai(7)|Pai]]''', ou '''Pai Acima''', representando o julgamento. É retratado como um homem barbado carregando uma balança e é cultuado pelos que buscam justiça.*'''[[Mãe (7)|Mãe]]''', ou '''Mãe Acima''', representando a maternidade e piedade. É cultuada pelos que buscam fertilidade ou compaixão, e é retratada sorrindo amorosamente, símbolo de misericórdia e conforto.*'''[[Guerreiro (7)|Guerreiro]]''', representando força em combate. É cultuado em busca de coragem e vitória. Carrega uma espada.*'''[[Donzela(7)|Donzela]]''', representando inocência e castidade. É cultuada pelos que buscam proteger as virtudes das donzelas.*'''[[Ferreiro(7)|Ferreiro]]''', representando os dons e o trabalho. É cultuado pelos que querem finalizar trabalhos e buscam por força. Carrega um martelo.*'''[[Velha(7)|Velha]]''', representando sabedoria. Carrega uma lanterna e é cultuada pelos que buscam orientação.*'''[[Estranho (7)|Estranho]]'''. Uma exceção às outras faces, o Estranho representa a morte e o desconhecido. Os fiéis raramente procuram o favor do Estranho, mas os renegados algumas vezes se associam a esse deus.
==Práticas==
A Fé dos Sete é a religião oficial dos Sete Reinos e intensamente ligada com as leis e a cultura locais. A Fé tem um grande número de ensinamentos morais. Renega jogos de azar, prega contra a bastardia e amaldiçoa atos como incesto e assassinato de parentes.
Os principais textos sagrados da Fé estão na [[Estrela de Sete Pontas]], que é dividido em capítulos, como o livro da Donzela. Presumivelmente, os outros seis também tem seus próprios livros. "[[A Canção dos Sete]]" é um som de culto a todos os Sete com exceção do Estranho. "[[Donzela, Mãe e Velha]]" é uma canção sobre as mulheres entre os Sete.
Durante os julgamentos por combate, os Sete são invocados para intervir do lado do combatente que defende o lado justo. Na cerimônia para sagrar um cavaleiro, um escudeiro deve passar uma noite em vigília num septo e ser ungido e nome dos Sete. Por essa razão, há tão poucos cavaleiros nas regiões onde a Fé não predomina, como o Norte. A Casa que mantém mais cavaleiros é a [[Casa Manderly]] de [[Porto Branco]], fiel aos Sete em seu [[Septo Nevado]].
O número sete é considerado sagrado para a Fé. Segundo a religião, há sete infernos. As sete maravilhas no céu são consideradas sagradas, e até a graça também possui sete aspectos. O número sete é utilizados em rituais sagrados. Os fiéis usam estrelas de sete pontas, prismas de cristal e ícones de arco-íris da religião. A decomposição da luz em sete cores pelo prisma é considerada uma metáfora dos Sete.
==Títulos e funções==
Os sacerdotes da Fé são "[[septão|septões]]", quando homens, e "septãs[[septã]]s", quando mulheres. São os principais servos dos Sete, tendo um papel semelhante ao dos sacerdotes e sacerdotisas de outras religiões. Os septões e septãs obedecem a votos, servindo a cada aspecto dos Sete.
===Liderança===
A Fé é governada por um conselho com os mais altos septões e septãs conhecidos como [[Mais Devotos]]. Os Mais Devotos são liderados pelo [[Alto Septão]], que reside no [[Grande Septo de Baelor]], na cidade de [[Porto Real]]. Normalmente o [[Alto Septão]] é eleito entre os Mais Devotos, mas isso não é uma condição necessária.
===Septões===
==Ordens==
===[[Irmãs Silenciosas]]===
As Irmãs Silenciosas pertencem a uma ordem de mulheres que juram seus serviços ao Estranho, e tomam votos de castidade e silêncio. Elas lidam com os cadáveres, preparando-os para os funerais. Não são reconhecidas como septãs. Irmãs Silenciosas também são chamadas de "Viúvas do Estranho". Elas se veste em cinza e cobrem todo o rosto com exceção dos olhos.
Em seu preparo dos cadáveres, elas reduzem entranhas e órgãos, além de drenar o sangue do corpo. Também preenchem o interior do cadáver com ervas que soltam fragrâncias e sais para preservar o corpo da decomposição.
===[[Fé Militante]]===
Duas ordens militares da Fé, juntas conhecidas como Fé Militante, existiram durante a história:
*Os [[Filhos do Guerreiro ]] compunham uma ordem de cavaleiros que renunciavam às suas terras e ouro e juramentavam as espadas à Fé. Usavam mantos arco-íris e armadura embutida de prata por cima de cilícios, e traziam cristais em forma de estrela nos botões do punho das espadas. Esses eram as Espadas das Espadas e Estrelas.
*Os [[Pobres Irmãos ]] compunham uma irmandade de irmãos mendicantes, embora transportassem machados em vez de tigelas. Vagueavam pelas estradas, escoltando viajantes de septo em septo e de vila em vila. O seu símbolo era a estrela de sete pontas, vermelha sobre branco, de modo que o povo simples os chamava de Estrelas.
No decorrer da história, as duas ordens causaram problemas tanto à nobreza quanto aos próprios reis. Foram reprimidos brutalmente por [[Maegor I Targaryen|Maegor, o Cruel]], que oferecia um dragão de ouro a quem lhe trouxesse a cabeça de um Filho do Guerreiro, e um veado de prata a quem lhe entregasse o escalpo de um dos Pobres Irmãos. Posteriormente, o rei dissolveu as duas ordens e proibiu aos homens santos de pegarem em armas novamente.
===[[Irmãos mendicantes]]===
São os que vagueiam pelo reino pregando aos pobres.
===[[Irmãos contemplativos]]===
Residem em septos afastados e fazem votos de silêncio. Nesse lugares, apenas o [[Irmão Mais Velho ]] pode falar.
==História==
Patrulheiros
5 484

edições