Eventualmente, Aegon decidiu ir ao oeste para Westeros, e por anos ele planejou a conquista dos Sete Reinos. Ele fez uma mesa enorme com um mapa de westeros pintado sem fronteiras, significando que deveria ser um único reino em vez de muitos. Esse mapa depois ficou conhecido como A Mesa Pintada. Seu plano era ambicioso, mas poderia ter sucesso.
Quando ficou pronto, ele e suas duas irmãs-esposas Rhaenys e Visenya, chegaram com seu exército na costa leste de Westeros na embocadura do [[Água Negra]]. Com a ajuda de seus três dragões ([[Vhagar]], [[Meraxes]], e Balerion), Aegon liderou o exército Targaryen em vitórias seguidas de vitórias, conquistando ou subjugando seus dos sete reinos do continente de Westeros e estabelecendo as [[Terras Fluviais]] como uma região separada. Porém, ele [[Primeira Guerra Dornesa|falhou em conquistar [[Dorne]], e foi forçado a respeitar sua autonomia.
Durante a invasão, Aegon se converteu à [[Fé dos Sete]], ganhando seu apoio, e estabeleceu como data inicial do seu reino o dia em que o Alto Septão o ungiu em [[Vilavelha]].