Abrir menu principal

Mudanças

 

3 416 bytes adicionados ,  19h45min de 2 de novembro de 2023
m
sem sumário de edição
| combatant1 = ''Buscando independência do [[Trono de Ferro]]'':<br>
'''[[Casa Stark]]''': [[Rei no Norte]] e do [[Rei do Tridente|Tridente]]<br>
Apoio:<br>*Casas [[Norte]]nhas*[[Casa Tully]] e seus [[Terras Fluviais|juramentados]];<br><br>
'''[[Casa Greyjoy]]''': [[Rei das Ilhas e do Norte|Rei das Ilhas de Ferro e do Norte]];<br>*[[Nascidos do ferro]]<br><br><br>
''Lutando para tomar o Trono de Ferro'':<br>
'''[[Casa Baratheon de Pedra do Dragão]]''': [[Stannis Baratheon|Rei no Mar Estreito]]<br>
Apoio:<br>
*Casas [[Casa Florent|Florent]], [[Casa Meadows|Meadows]], [[Casa Mullendore|Mullendore]], [[Casa Varner|Varner]], [[Casa Willum|Willum]] e alguns membros da das Casas Fossoway de [[Casa Fossoway de Solar de Sidra|Solar de Sidra]] e [[Casa Fossowayde Novo Barril|Novo Barril]] <small>(ambos todos da [[Campina]])</small>
*Casas das [[Terras da Tempestade]] <small>(após a morte de Renly)</small>
*Algumas casas Casas das [[Terras da Coroa]] <small>(mudaram de lado após a [[Batalha da Água Negra]])</small>| commander1 = Rei [[Robb Stark|Robb I]] , do [[Norte ]] [[Casamento Vermelho|†]]
*[[Jon Umber]]
*[[Edmure Tully]]
*[[Roose Bolton]] <small>(mudou de lado e traiu Robb)</small>
*[[Rickard Karstark]] †
*[[Maege Mormont]]
*[[Galbart Glover]]
*[[Edmure Tully]]
*[[Brynden Tully]]
*[[Tytos Blackwood]]
*[[Jonos Bracken]]
*[[Jason Mallister]]
*[[Stevron Frey]] †
<br><br>Rei [[Balon Greyjoy]] , das [[Ilhas de Ferro ]] [[Balon Greyjoy#Morte e sucessão|†]]<br>
*[[Theon Greyjoy]] <small>(inicialmente estava do lado dos Starks; posteriormente feito prisioneiro)</small><br>
*[[Asha Greyjoy]]
*[[Victarion Greyjoy]]
*[[Aeron Greyjoy]]
*[[Rodrik Harlaw]]*[[Dunstan Drumm]]<br><br> 
Rei [[Renly Baratheon]] , de [[Ponta Tempestade]] e [[Jardim de Cima]] [[Renly Baratheon#A Fúria dos Reis|†]]<br>
*[[Mace Tyrell]] <small>(até a morte de Renly)</small>
*[[Loras Tyrell]] <small>(até a morte de Renly)</small>
*[[Randyll Tarly]] <small>(até a morte de Renly)</small>
<br><br>
Rei [[Stannis Baratheon]] , de [[Pedra do Dragão]]<br>*[[Monford Velaryon]] †
*[[Davos Seaworth]]
*[[Imry Florent]] †
*[[Axell Florent]]
*[[Rolland Storm]]
*[[Salladhor Saan]]
<!-- combatant 2 -->
| combatant2 = ''Rei no [[Trono de Ferro]]'':<br><br>
'''[[Casa Baratheon de Porto Real]]'''<br>
Apoio:<br>
*[[Casa Frey]] <small>(apenas perto do final)</small>;
*[[Casa Bolton]] <small>(apenas perto do final)</small>;
*Grande parte das casas Casas das [[Terras da Coroa]]*Casas das [[Terras Fluviais]] e das [[Terras da Tempestade]] <small>(após a submissão dos rebeldes)</small>| commander2 = [[Joffrey Baratheon]], [[Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens|Rei ]] no [[Trono de Ferro]]<br>
*[[Tywin Lannister]]
**[[Jaime Lannister]]
*[[Kevan Lannister]]
*[[Stafford Lannister]] [[Batalha de Cruzaboi|†]]
*[[Daven Lannister]]
* [[Mace Tyrell]] <small>(após mudar de lado)</small>
* [[Randyll Tarly]] <small>(após mudar de lado)</small>
==Causas==
Após a [[Rebelião de Robert|Rebelião de Robert]], na qual [[Robert Baratheon]] derrubou a [[Casa Targaryen]], houve o início de uma [[Casa Baratheon de Porto Real|nova dinastia]] nos [[Sete Reinos]]. Robert casou-se com [[Cersei Lannister]] e teve com ela três filhos, [[Joffrey Baratheon|Joffrey]], [[Myrcella Baratheon|Myrcella]] e [[Tommen Baratheon|Tommen]], o que teoricamente resultaria numa fácil sucessão.
No entanto, a Mão do Rei, [[Jon Arryn]], e [[Stannis Baratheon]] (irmão do Rei) começaram a suspeitar da legimitidade dos três filhos de Robert. Iniciaram uma investigação sigilosa e eventualmente se descobriu que os filhos de Cersei não eram de Robert, e sim frutos do incesto dela com o próprio irmão gêmeo, [[Jaime Lannister]]. Jon prosseguiu a investigação a fim de reunir provas suficientes para convencer o rei, mas suas ações o expuseram e ele logo morreu envenenado. Stannis suspeitava de que Jon havia sido assassinado por conhecer a verdade e, temendo por sua segurança e a de sua família, partiu para sua fortaleza em [[Pedra do Dragão]] onde começou a reunir tropas.
Alheio à situação, Robert partiu para o [[norte ]] e nomeou [[Eddard Stark]], seu amigo de infâncialonga data, para o cargo de Mão do Rei. [[Lysa Arryn]], viúva de Jon, enviou uma carta codificada para a esposa de Eddard e sua irmã, [[Catelyn Stark]], avisando-a de que os [[Casa Lannister|Lannister]] tiveram participação no assassinato de seu marido. Diante do aviso, Catelyn convenceu o marido a aceitar o cargo e partir para o sul a fim de investigar a morte de Jon Arryn. Enquanto isso, [[Bran Stark]], filho de Eddard e Catelyn, acabou flagrando Jaime e Cersei em pleno incesto. Para proteger seu segredo e o da irmã, Jaime empurrou Bran da janela da torre, mas o garoto sobreviveu, embora tenha ficado em coma. Ainda assim, após a partida do rei e de Eddard, um homem entrou no quarto de Bran para matá-lo com um punhal, mas foi impedido por Catelyn e pelo lobo gigante do rapaz, [[Verão]]. Diante disso, Catelyn decidiu ir para o sul informar o marido do atentado.
Quando chegou em [[Porto Real]], Catelyn foi recebida por seu antigo amigo, [[Petyr Baelish]], que lhe informou que o punhal usado para atacar Bran pertencia a [[Tyrion Lannister]], o outro irmão da rainha. Isto era mentira, mas nem Catelyn e nem Eddard puderam suspeitar. Eddard mandou a esposa de volta para casa mas, no meio do caminho, ela encontrou Tyrion Lannister, que voltava da [[Muralha]], em uma pousada. Ela o prendeu, acusando-o de ter tentado matar Bran, e o levou para sua irmã, no [[Vale de Arryn]]. Tyrion optou por um julgamento por combate e venceu(pelas mãos do mercenário [[Bronn]]), conseguindo sua liberdade, mas seu rapto foi o suficiente para inflamar as tensões entre as Casas [[Casa Tully|Tully]], que a quem Catelyn pertencia, e [[Casa Lannister|Lannister]].
Eddard também investigou a morte de Jon Arryn e descobriu a verdade acerca dos filhos de Cersei. Ele a confrontou, aconselhando-a a aceitar o exílio com seus filhos. Sem que Eddard soubesse, porém, Cersei mandou dar vinho forte a Robert, que estava em uma caçada. Embriagado, o rei foi atacado por um javali e ficou mortalmente ferido. Em seu leito de morte, ele nomeou Eddard como [[Regente]] até que Joffrey alcançasse a maioridade, mas Eddard optou por enviar uma carta a Stannis, o herdeiro legítimo. A rainha soube da trama e conspirou com [[Petyr Baelish]] para que , prendendo Eddard fosse preso Stark como traidor. Entrementes, sentindo-se ameaçado pela luta pelo poder que se inflamava em Porto Real, [[Renly Baratheon]], irmão mais novo de Robert, fugiu acompanhado por Sor [[Loras Tyrell]].
Ao tomar conhecimento da prisão do pai, o filho e herdeiro de Eddard, [[Robb Stark]] , convocou os vassalos do pai e marchou para o sul. Apesar de ainda haver apenas um rei monarca coroado, o Rei Joffrey, a Guerra dos Cinco Reis acabava de começar.
==Facções==
*'''O Rei do Norte''': Robb Stark. Apoiado pelos senhores do Norte e das Terras Fluviais.
*'''O Rei em Jardim de Cima''': Renly Baratheon. Apoiado pelos senhores da [[Campina]] e das Terras da Tempestade.
*'''O Rei no Mar Estreito/O Rei na Muralha''': Stannis Baratheon. Apoiado pelos senhores do Mar Estreito, Terras da Tempestade, dos [[Casa Florent|Florent]], dos [[Casa Meadows|Meadows]] e, brevemente, pelos dois ramos da [[Casa Fossoway]]. Depois ganhou o apoio de alguns senhores do Norte e dos clãs das montanhas nortenhas.
*'''O Rei das Ilhas de Ferro''': Balon Greyjoy, sucedido por [[Euron Greyjoy]]. Apoiado pelos senhores das Ilhas de Ferro e por seus capitães.
==Curso da guerra==
===A guerra luta nas Terras Fluviais===
A guerra começou como um conflito local quando Catelyn Stark capturou Tyrion Lannister, acusando-o de tentar matar seu filho, Bran. Lorde [[Tywin Lannister]] podia não ter um afeto especial pelo filho, mas não suportava a ideia de uma afronta como essa à honra de sua Casa. Eles Ele começou a planejar a invasão das [[Terras Fluviais]], governadas pelo pai de Catelyn, e reuniu dois exércitos em [[Rochedo Casterly]]. Um consistia de vinte mil homens que seriam comandados seria comandado por ele mesmo, e outro de quinze mil que seriam comandados seria comandado pelo seu filho , Sor Jaime.
Enquanto se empenhava nessa tarefa, Tywin mandou Sor [[Gregor Clegane]] disfarçado para que pilhasse as Terras Fluviais, causando caos e espalhando as forças dos senhores do [[Tridente]], que tentavam proteger suas terras. Essa estratégia funcionou bem demais, principalmente devido à inexperiência e impulsividade de Sor [[Edmure Tully]].
Tywin também esperava atrair Lorde Stark em pessoa até as Terras Fluviais, o que possibilitaria sua captura e poria fim às hostilidades. Entretanto, seu plano foi frustrado por seu filho Jaime, que ferira Eddard em Porto Real antes de partir para Rochedo Casterly, de modo que o lorde não pôde sair da cidade. O Mão optou por enviar Lorde [[Beric Dondarrion]] para parar Sor [[Gregor Clegane]] em seu lugar. As forças lideradas por Lorde Dondarrion convergiram sobre os cavaleiros de Clegane, que andava fazendo pilhagens e saques ao longo do [[Tridente]]. O objetivo da incursão era trazer o juramentado de Tywin à justiça. Porém, antes disso acontecer, eles [[Batalha do Vau do Saltimbanco|acabaram sendo emboscados]], atacados e quase exterminados pelos exércitos de Tywin Lannister e do próprio Gregor. [[Thoros de Myr]] e [[Alyn]] reuniram os sobreviventes e escaparam. Logo depois, Thoros ressuscitou Beric acidentalmente ao executar nele seus ritos funerários. Lorde Dondarrion decidiu continuar na guerra, atacando as linhas de abastecimento dos Lannister. Mais tarde, seu grupo passou a se chamar de ''[[Irmandade Sem Bandeiras]]''.
Enquanto isso, no coração das nas Terras Fluviais, Sor Edmure descobriu que os Lannister estavam reunindo suas forças no em [[Rochedo Casterly]] e enviou mensageiros até lá, exigindo que Lorde Tywin declarasse suas intenções. Os vassalos dos [[Casa Tully|Tully]] foram chamados a à [[Correrrio]], com certa dificuldade devido aos assaltos de Tywin às suas terras, e cerca de quatro mil homens, comandados pelos lordes [[Casa Vancede Pouso do Viajante|Vance]] e [[Casa Piper|Piper]], foram mandados para o [[Dente Dourado]] com a missão de impedirem um avanço Lannister.
Nesse meio tempo, em [[Porto Real]], Rei [[Robert Baratheon]] morreu em um acidente numa caçada, mas antes nomeou [[Eddard Stark]] como Regente de seu suposto filho, o Príncipe [[Joffrey Baratheon|Joffrey]], até que o mesmo atingisse a [[maioridade]]. Porém, Joffrey imediatamente reivindicou o Trono de Ferro com o apoio do poderio de [[Cersei Lannister|sua mãe]], da rica Casa Lannister. Eddard tentou colocar Joffrey sob custódia e entregar o Trono ao herdeiro legítimo, Lorde [[Stannis Baratheon|Stannis]], mas sucumbiu em meio às tramas de Cersei Lannister e Petyr Baelish. A rainha o declarou traidor e o prendeu.
Antes mesmo da coroação de Joffrey, [[Renly Baratheon]] e Sor [[Loras Tyrell]] fugiram de Porto Real. No Norte, ao saber da prisão de lorde Eddard, seu filho Robb Stark convocou os vassalos do pai a [[Winterfell]] e reuniu um exército, marchando para o [[Fosso Cailin]]. Tywin Lannister, por sua vez, começou sua invasão às Terras Fluviais, causando enorme devastação por lá.
*'''[[Batalha do Dente Dourado]]'''
À frente de quinze mil homens, Sor [[Jaime Lannister]] marchou sobre os acampamentos dos senhores do rio no [[Dente Dourado]], guarnecidos por cerca de quatro mil homens. O exército de Jaime obteve uma vitória fácil, tendo conseguido matar Lorde Vance, enquanto Lorde Piper fugia com os sobreviventes para Correrrio. O novo Lorde Vance, [[Karyl Vance|Karyl]], também reuniu homens e os organizou a fim de atacar as linhas de abastecimento dos Lannisterna retaguarda.
*'''[[Batalha de Correrrio]]'''
Edmure Tully estava preparando um exército com cerca de dezesseis mil homens ao redor de [[Correrrio]] quando o exército as tropas de Sor Jaime o atacouatacaram. O Lannister conseguiu mais uma vitória fácil, sendo que Edmure e muitos de seus vassalos foram feitos cativos. Lorde [[Tytos Blackwood]] levou os sobreviventes de volta para Correrrio, enquanto Jaime organizava o cerco a este castelo.
*'''Conquista das Terras Fluviais'''
Tywin Lannister marchou com seu exército, subindo a Estrada do Ouro e atravessando todo o Tridente, e conquistou as terras de todos os grandes senhores dos rios, menos as [[Gêmeas]], [[Correrrio ]] e [[Guardamar]]. Tywin tomou Corvarbor, e [[Tytos Blackwood]] acabou isolado em Correrrio. Lady Whent [[Rendição de Harrenhal|rendeu Harrenhal]], já que não possuía guarnição para defendê-lo, e Gregor prosseguiu incendiando tudo que via pelas terras fluviais.
===O Norte entra na guerra===
*'''[[Batalha dos Acampamentos]]'''
À noite, após a luta do Bosque dos Murmúrios, Sor [[Brynden Tully]], o Peixe Negro, liderou uma surtida contra os acampamentos Lannisters que cercavam Correrrio, de modo a dividi-los. Alheios ao perigo, os soldados foram pegos dormindo e completamente desprevenidos. Lorde [[Andros Brax]] tentou levar seus homens do oeste ao acampamento através do rio, mas teve suas jangadas destruídas pelos defensores de Correrrio. Aqueles que atingiram o norte foram facilmente derrotados pelas forças de Sor Brynden enquanto Robb, a oeste, atacou o acampamento com o restante de seus homens. Ao ver o ataque dos nortenhos, Lorde Tytos Blackwood também atacou o acampamento, libertando Correrrio. O que sobrou da tropa de Jaime acabou sendo dispersada.
[[Arquivo:VentoCinzentoGuerraTomasz Jedruszek Battle for Westeros.jpg|thumb|350px400px|O [[Norte]] vai para a guerra nas [[Terras Ocidentais]].]]
===A coroação dos reis===
Enquanto isso, pretendentes a reis começaram a surgir. O primeiro deles foi [[Renly Baratheon]], que desposou [[Margaery Tyrell]] em [[Jardim de Cima]] e se autoproclamou Rei dos Sete Reinos, apoiado por seus vassalos de [[Ponta Tempestade]] e pelas forças da [[Campina]]. Renly reuniu um exército de oitenta mil homens, marchando lentamente pela Estrada das Rosas enquanto Tywin Lannister gastava seu poderio batalhando contra os Stark e os Tully. Enquanto isso, Lorde [[Mace Tyrell]] preparava um exército em Jardim de Cima.
O segundo foi [[Robb Stark]], logo após receber a notícia da morte de seu pai, Lorde Eddard (executado a mando do rei Joffrey). Seus vassalos o proclamaram [[Rei do Norte]], enquanto os senhores do rio também lhe juraram fidelidade como o [[Rei do Tridente]]. Infelizmente para os Stark, o [[Vale de Arryn|Vale]] (apesar de ser governado por [[Lysa Arryn]], filha de lorde [[Hoster Tully]]) decidiu permaneceu permanecer neutro. Unindo suas forças às dos senhores dos rios, o exército de Robb Stark aumentou significativamente de tamanho. Ciente de que as terras fluviais eram muito abertas e vulneráveis a ataques, Robb decidiu invadir as [[Terras Ocidentais]] para quebrar a base do poder dos Lannister, enquanto planejava uma aliança com os [[Greyjoy]] das Ilhas de Ferro. Seu plano consistia num ataque combinado, por terra e por mar, onde os dracares Greyjoy facilmente tomariam Rochedo Casterly e [[Lannisporto]]. Ele enviou [[Theon Greyjoy]] para negociar com o pai, [[Balon Greyjoy]], e enviou a mãe, Catelyn, para [[Ponteamarga]] a fim de discutir uma aliança com Renly Baratheon.
O terceiro rei a se coroar foi [[Stannis Baratheon]]. Dada a ilegitimidade dos filhos de Robert e Cersei, ele reclamou seu direito ao [[Trono de Ferro]] como herdeiro legítimo. No entanto, as forças reunidas de [[Pedra do Dragão]] não eram, nem de longe, o suficiente para dar batalha aos Lannister ou a Renly, embora possuísse uma frota considerável. Sem muitas escolhas, Stannis se deixou ser influenciado por [[Melisandre de Asshai]], a Sacerdotisa Vermelha do culto de R'hllor, que disse ter visto nas chamas que Renly morreria e os vassalos de [[Ponta Tempestade]] passariam a apoiar Stannis. Proclamado rei por seus poucos vassalos, Stannis embarcou seus dois cinco mil homens em sua frota e rumou para Ponta Tempestade.
O último homem a colocar uma coroa na própria cabeça foi [[Balon Greyjoy]], que já havia convocado seus vassalos e andava se preparando para a guerra. Quando Theon Greyjoy chegou com a oferta do Rei Robb Stark, Balon a rejeitou, pois sabia da força de Rochedo Casterly e como Tywin era astucioso. Balon não pretendia receber uma coroa e sim tomá-la, pagando o preço de ferro. Seu plano consistia em atacar o Norte enquanto as tropas de Robb enfrentavam os Lannister no sul, tomando Fosso Cailin e impedindo os nortenhos de voltar às suas terras, conquistando para si boa parte do Norte.
*'''Reivindicações ao longo do Tridente'''
Nesse meio tempo, Robb deu permissão aos senhores do Tridente para que partissem e recuperassem suas terras. [[Tytos Blackwood]] retomou [[Corvarbor]] e os Lannister fugiram e incendiaram as terras. [[Jonos Bracken]] recuperou [[Barreira de Pedra]] depois de uma batalha que custou a vida de seu sobrinho e herdeiro [[Hendry Bracken|Hendry]]. Os cavaleiros de [[Casa Darry|Darry]] retomaram os domínios de seu jovem senhor, Lorde [[Lyman DerryDarry]]. [[Karyl Vance]] e [[Marq Piper]] formaram grupos de assalto e passaram a atacar os grupos as linhas de abastecimento dos Lannister. Mais tarde, os outros vassalos também retomaram seus domínios devido ao recuo dos Lannister.
Enquanto isso, Gregor Clegane [[Saque de Darry|atacou o castelo de Darry]] e passou sua população na espada, matando o jovem senhor local. Com a morte de Lyman, a Casa Darry deixou de existir.
===O ataque dos Greyjoy===
Os [[Casa Greyjoy|Greyjoys]] recusaram a oferta de parceria com os Starks e decidiram, na verdade, invadir o [[Norte]], que agora estava indefeso. O lorde [[Balon Greyjoy]] planejou três ataques contra o [[norte]]os territórios nortenhos. Ele enviou seu irmão [[Victarion Greyjoy]] com a [[Frota de Ferro]] para que tomasse [[Fosso Cailin]], dominando o [[Gargalo]] e impedindo que Robb Stark pudesse retornar ao norte. Enviou também sua filha (e herdeira, segundo sua vontade) [[Asha Greyjoy|Asha]] com algumas dezenas de dracares para que tomasse [[Bosque Profundo]], sede da [[Casa Glover]]; e [[Theon Greyjoy]], em quem não confiava, para que assolasse a [[Costa Pedregosa]] e distraísse os nortenhos de seus ataques principais. Foi desse modo que o Gargalo e a costa ocidental do Norte caíram nas mãos dos [[nascidos do ferro]].
*'''[[Queda de Fosso Cailin|Tomada de Fosso Cailin]]'''
*'''[[Batalha da Costa Pedregosa]]'''
Theon Greyjoy, acompanhado de [[Aeron Greyjoy]], dito Aeron Cabelo Molhado, e de [[Dagmer Boca Rachada]], comandou uma pequena frota e assolou a [[Costa Pedregosa]], matando pescadores, violando suas esposas e incendiando suas vilas. Quando lhe chegou a notícia da invasão Greyjoy, [[Benfred Tallhart]] comando comanda um grupo de guerreiros a fim de lidar com o problema, mas Theon os emboscou, matando a todos. Nesse momento, Theon pareceu se convencer de que a tarefa dada por seu pai estava abaixo do que merecia. Então deu o comando da maior parte de seus dracares ao tio Aeron, dizendo-lhe para continuar suas surtidas à costa, e planejou com Dagmer Boca Rachada um ataque à [[Praça de Torrhen]], sabendo que isso iria chamar a atenção de Winterfell, que deslocaria parte de sua guarnição para lidar com o problema, permitindo que Theon pudesse tomá-lo.
*'''[[Batalha da Praça de Torrhen]]'''
Dagmer Boca Rachada, a mando de Theon, organizou um cerco à [[Praça de Torrhen]], sendo na verdade um ardil para que Sor [[Rodrik Cassel]] marchasse com seus soldados e esvaziasse Winterfell para lidar com os homens de ferro. Como previsto, Rodrik quebrou o cerco com facilidade, obrigando Dagmer a recuar para a Costa Pedregosa, mas logo em seguida recebeu a notícia de que Winterfell caíra em sua ausência.
*'''[[Cerco Queda de Winterfell|Batalha Tomada de Winterfell]]'''
Com apenas trinta homens, Theon Greyjoy conseguiu tomar [[Winterfell]], que estava fracamente guarnecida, em um ataque noturno. Theon se autodeclarou Príncipe de Winterfell e tomou [[Ramsay Bolton]], sob o disfarce de Fedor, como cativo. Bran Stark, [[Rickon Stark]], [[Pequeno Walder Frey]], [[Grande Walder Frey]], [[Jojen Reed]], [[Meera Reed]] e [[Beth Cassel]] também se tornam reféns. No entanto, Bran, Rickon, Jojen e Meera escapam. Para evitar o constrangimento de ter perdido seus reféns mais valiosos, Theon e Ramsay capturaram duas crianças camponesas e apresentaram seus cadáveres ao mundo como se fossem os de Bran e Rickon.
*'''[[Batalha de Cruzaboi]]'''
Após um tempo parado em Correrrio, o exército [[norte]]nho prepara uma invasão às terras Lannister. O Rei Robb marchava então marcha pelo oeste evitando o Dente Dourado, que era a entrada das [[terras ocidentais]], e os grandes castelos na região ainda nas em mãos dos Lannister, quando [[Vento Cinzento|seu lobo]] encontrou uma trilha através das montanhas, que permitiu que ele pudesse atacar o novo exército Lannister de surpresa no meio da noite e conseguisse uma vitória fácil [[Batalha de Cruzaboi|em Cruzaboi]]. Os restos da tropa Lannister foram forçados a recuar para [[Lannisporto]]. Sor [[Stafford Lannister]] acabou sendo morto por [[Rickard Karstark]] durante essa batalha. Lymond Vikary e Antario Jast, bem como Martyn Lannister, foram capturados. Houve um relatório Foi reportado que o Senhor Crakehall foi morto, mas isso parece impreciso pois o Senhor Roland Crakehall aparece vivo após a Batalha da Água Negra. Do lado do Norte, [[Stevron Frey]] foi ferido e morreu três dias depois. Os nortenhos seguiram fazendo pequenos saques no leste e no norte das [[Terras Ocidentais]].
*'''[[Cerco de Ponta Tempestade (299)|Cerco à Ponta Tempestade]]'''
Alguns dos vassalos do finado Renly juraram fidelidade a Stannis, sendo a maioria de Ponta Tempestade e alguns da Campina, embora os senhores mais importantes (como os [[Casa Tyrell|Tyrell]] e seus vassalos) tenham optado por voltar à Ponteamarga.
[[Arquivo:T Jedruszek DefendersOfKingsLanding.jpg|300px|thumb|Tropas [[Casa Lannister|Lannister]] lutando em Porto Real contra os soldados de [[Stannis Baratheon|Stannis]].]]
Entrementes, o castelão de Ponta Tempestade, Sor [[Cortnay Penrose]], se recusou a ceder o castelo a Stannis, principalmente por preocupar-se com a segurança do bastardo de Robert, [[Edric Storm]]. Ele desafiou Stannis a vencê-lo num combate singular, mas Stannis ordenou a [[Davos Seaworth]] que levasse Melisandre em um barco por baixo das muralhas do castelo. Lá ela evocou outra sombra e matou Cortnay. Logo em seguida o castelo caiu perante foi rendido a Stannis.
*'''Saque nas Terras Ocidentais'''
Após a Batalha de Cruzaboi, o exército de Robb varreu as terras ocidentais, saqueando e tomando fortalezas. Primeiro atacaram o castelo das proximidades, em [[Cinzamarca]]. Com o intento de atrair Tywin para o Oeste, o saque continuou os saques continuaram no oeste. [[Galbart Glover]] e Rickard Karstark atacaram a costa, [[Maege Mormont]] recolheu grandes quantidades de gado, enquanto [[Grande Jon Umber]] capturou as minas de ouro de [[Castamere]], [[Abismo de Nunn]] e das dos [[Montanhas de Montes Pendric]].
*'''[[Batalha dos Vaus]]'''
===A guerra desacelera===
A vitória perante derrota de Stannis Baratheon na [[Batalha da Água Negra]] decidiu a guerra. Com Stannis batido, a aliança dos Lannister com os Tyrell e as ações de Tyrion, que atuava como Mão, e que arranjou o casamento de [[Myrcella Baratheon|Myrcella]] com o Príncipe [[Trystane Martell]], todo o sul e o oeste passaram a ser apoiadores de Joffrey, com exceção de Ponta Tempestade (que foi cercado por um exército vindo da Campina). Enquanto no Norte, o Rei Robb perdeu o controle de suas terras e de seu castelo para os [[homens de ferro]], quanto uma grande parcela dos seus homens o desertaram após ele matar Lorde [[Rickard Karstark]] e romper sua promessa de casamento aos Frey, quando o rei do norte preferiu desposar [[Jeyne Westerling]]. Robb desejava retomar suas terras, no entanto sua passagem era bloqueada pelos Greyjoys em [[Fosso Cailin]].
*'''[[Saque de Winterfell]]'''
Sor [[Rodrik Cassel]] organizou o [[Cerco de Winterfell|cerco à Winterfell]] , que estava em mãos dos [[homens de ferro]], com um exército de mais de dois mil homens. Ameaçando a segurança da filha de Rodrik, Beth, Theon conseguiu atrasá-lo por tempo o suficiente para que Ramsay retornasse com cerca de quatrocentos cavaleiros do [[Forte do Pavor]]que, traindo o norte, que atacaram o exército de Rodrik de surpresa e o venceram. Theon permitiu a entrada de Ramsay no castelo, mas ele logo matou todos os homens de ferro com exceção de Theon. Os [[Casa Bolton|Boltons]], traindo o norte, puseram fogo no castelo, matando boa parte dos que serviam aos Stark, incluindo [[Meistre Luwin]], enquanto que Theon e muitos outros foram levados cativos ao [[Forte do Pavor]].
*'''[[Saque da Praça de Torrhen]]'''
*'''[[Batalha do Despenhadeiro]]'''
O exército de Robb tomou [[Despenhadeiro|o castelo ]] da família [[Casa Westerling|Westerling]] , nas terras ocidentais, com facilidade, mas Robb foi ferido na batalha. Enquanto se recuperava, recebeu a notícia de que Theon Greyjoy havia matado seus irmãos, e procurou consolo nos braços de [[Jeyne Westerling]]. Os dois acabaram fazendo sexo e , para manter a honra da garota, Robb tomou-a como esposa, quebrando a antiga promessa feita nas [[Gêmeas]]. Em protesto, os soldados Frey abandonaram o rei Robb. Nesse meio tempo, [[Catelyn Stark]] decidiu libertar [[Jaime Lannister]] do seu cativeiro em [[Correrrio]], enviando-o sob escolta de [[Brienne de Tarth]], para tentar troca-lo, na [[Porto Real|capital]], pelas duas meninas Stark. Ao saber disso, o enraivecido Rickard Karstark (cujo dois dos seus filhos morreram em batalha pelas mãos de Jaime) decidiu executar sua vingança contra os Lannisters, matando os cativos [[Willem Lannister]] e [[Tion Frey]] (sobrinhos de Lorde [[Tywin Lannister|Tywin]]). Robb condenou o Karstark e seus aliados, decapitando o homem pelo crime de assassinar prisioneiros. Após isso, a maioria dos soldados de Karstark desertaram Robb.
*'''[[Batalha de Valdocaso]]'''
[[Herman Helman Tallhart]], [[Robett Glover]] e [[Harrion Karstark]] comandaram três mil homens com a missão de tomar [[Valdocaso]]. No entanto, esse comando foi traiçoeiramente dado, já que [[Roose Bolton]] , que acabara de ouvir sobre a saber da vitória de Tywin Lannister diante de Stannis Baratheon na Água Negrae as deserções dos Karstark e dos Freys a causa de [[Robb Stark|Robb]], começou a ponderar suas opções, decidindo se bandear para o lado vencedor e já planejava secretamente começou a colaborar com os [[Casa Lannister|Lannisters]], planejando se unir ao Rei Joffrey. Robett chegou a Valdocaso e encontrou uma força superior comandada por [[Randyll Tarly]] o aguardando, e foi facilmente derrotado. Depois, ao levar os sobreviventes de volta para Harrenhal, encontrou outro exército liderado por Gregor Clegane. Robett e Harrion foram capturados, enquanto Helman Tallhart foi morto. Nesse meio tempo, após [[Catelyn Stark]] libertar [[Jaime Lannister]] do seu cativeiro em [[Correrrio]], Rickard Karstark decidiu executar sua vingança contra os Lannisters, matando os cativos Willem Lannister e Tion Frey. Robb condenou Karstark e seus aliados, decapitando o homem pelo crime de assassinar prisioneiros. Após isso, a maioria dos soldados de Karstark desertaram Robb.
*'''[[Batalha do Vau Rubi]]'''
''Ver artigo principal: [[Casamento Vermelho]]''
Com sua posição deteriorada pelos últimos acontecimentos, os Starks ponderaram o que fazer. Robb ficou então sabendo da morte de [[Balon Greyjoy]], e que, devido à as disputas de sucessãonas Ilhas de Ferro, os homens de ferro Greyjoys haviam enfraquecido suas posições. Ele decidiu portantomarchar portanto marchar e reconquistar o Norte. No entanto, Lothar Frey o visitou levando notícias de que [[Lorde Walder Frey |Lorde Frey]] desejava aceitar suas desculpas, desde que Edmure Tully se casasse com sua filha, [[Roslin Frey|Roslin]]. Robb partiu com seu exército para a festa de casamento nas [[Gêmeas]], onde suas forças se juntaram ao restante do exército de lorde Bolton. O que ele não sabia é que tudo não passava de uma armadilha, onde os Frey e os Bolton assassinaram assassinariam, durante a cerimônia, Robb, sua mãe e boa parte dos senhores e nobres leias ao rei do norte, além de praticamente liquidar o exército dos nortenhos fiéis aos Stark. Por sua participação no massacre, que praticamente encerrou a rebelião nortenha, Roose Bolton foi feito novo [[Protetor do Norte]] pelo Trono de Ferro, enquanto os Freys ganharam o senhorio sobre o castelo de [[Correrrio]].
===Uma vitória parcial do Trono de Ferro===
Com três dos cinco reis mortos - Robb traído e assassinado no Casamento Vermelho, Renly morto durante o Cerco à Ponta Tempestade e Balon Greyjoy visto seu fim em um estranho acidente - e Stannis debilitado demais para ser considerado uma ameaça após a Batalha da Água Negra, o Trono de Ferro já comandava todo o Sul e o Oeste, além de boa parte do Tridente, com exceção das terras dos Tully, Mallister e Blackwood. No norte, os Boltons, aliados do trono, assumiram o controle de [[Winterfell]]. A Casa Lannister já estava segura de sua vitória, quando a [[Joffrey Baratheon#A Tormenta de EspadasCasamento Púrpura|morte de Joffrey]], envenenado em seu banquete de casamento, e de Tywin, assassinado por seu filho Tyrion, se mostraram golpes duros. O Trono de Ferro foi assumido pelo jovem [[Tommen Baratheon|Tommen I]], sendo [[Cersei Lannister|sua mãe]] a Rainha Regente.
No entanto, apesar de o conflito principal ter terminado, as hostilidades ainda não acabaram: Euron Greyjoy sucedeu o rei Balon e seus[[ homens de ferro]] permanecem controlando boa parte do uma grande porção de território no Norte, enquanto Stannis ainda está vivo, e depois de sua chegada à [[Muralha]], tenta se aliar à [[Patrulha da Noite]] após tê-la ajudado em sua [[Batalha de Castelo Negro|batalha ]] contra os [[selvagens]] a fim de estabelecer posições para retomar sua guerra contra o Trono de Ferro.
*'''Ataques da Senhora Coração de Pedra'''
*'''Restauração da [[Fé Militante]]'''
Como decorrência da Guerra dos Cinco Reis, um novo fervor religioso assolou os Sete Reinos. Muitos peregrinos e refugiados, chamados de [[pardais]], se instalaram ao redor do [[Grande Septo de Baelor]], em Porto Real. Em troca do perdão de dívidas da coroa, Cersei Lannister permitiu que a [[Fé dos Sete|]] se rearmasse, reorganizando os [[Filhos do Guerreiro]] e os [[Pobres Irmãos]]. Mais tarde, a Fé prendeu a rainha [[Margaery Tyrell]] por traição e adultério contra o seu marido, o menino-rei Tommen Baratheon. Cersei Lannister cooperou com a igreja a fim de eliminar Margaery, a quem considerava uma rival perigosa. Contudo, o tiro sairia pela culatra. Pouco tempo depois a própria Cersei foi presa, acusada de matar o marido, o rei Robert, incesto com o irmão Jaime e de ter assassinado o antigo [[Alto Septão]]. O renascido exército da Fé do Sete agora é uma força formidável nos Sete Reinos e o seu líder, o [[Alto Pardal]], passou a concentrar grande poder e influência.
*'''[[Cerco de Ponta Tempestade (300)|Cerco Segundo cerco de Ponta Tempestade]]''' A Mace Tyrell foi incumbido o ataque à [[Ponta Tempestade]]. Após um período de cerco, ele ouviu sobre a prisão de sua filha [[Margaery Tyrell|Margaery]] pela Fé Militante. O Lorde Tyrell então rompeu o cerco , deixando apenas uma pequena guarnição para trás, e partiu para Porto Real com a maioria dos seus soldados a fim de marchar sobre a cidade, também ordenando a Randyll Tarly que reunisse seus homens e partisse para encontrá-lo na capital.
[[Arquivo:Stannis at dragonstone.jpg|400px|thumb|[[Stannis Baratheon]] e a [[Melisandre|senhora Melisandre de Asshai]] deixando Pedra de Dragão com seus soldados.]]
*'''[[Cerco de Pedra do Dragão]]'''
*'''[[Cerco de Corvarbor]]'''
Logo após a queda de Correrrio, outros castelos no Tridente permaneciam em desafio ao trono. Foi ordenado a Lorde Jonos Bracken que sitiasse a fortaleza de [[Corvarbor]], dos Blackwood, seus antigos inimigos. Os Bracken haviam tomado partido dos Lannister porque os Blackwood haviam apoiado o Rei Robb. A batalha se prolongou, mas o empate permaneceu. Com a chegada de Jaime Lannister, Tytos Blackwood se rendeu a ele (coisa que nunca teria feito a um Bracken). Os Blackwood perderam várias de suas terras para os Bracken, e lorde Tytos entregou seu filho para Jaimecomo refém, a fim de garantir sua lealdade. A entrega rendição de Corvarbor representou o fim não oficial da Guerra dos Cinco Reis nas [[terras fluviais]]. Ainda assim, a região não foi pacificada, com o vácuo de poder (devido a fraca liderança dos Freys) causando enorme insegurança. Grupos de bandidos e rebeldes continuavam circulando a área, aterrorizando a população civil, fazendo das terras fluviais praticamente uma região sem lei.
*'''[[Batalha de Castelo Negro]]'''
*'''[[Cerco de Fosso Cailin]]'''
No norte, o exército de homens de ferro em [[Fosso Cailin]] foi cercado pelas forças de Roose Bolton, ao sul, e do seu filho bastardo Ramsay, do norte. O jovem Ramsay enviou [[Theon Greyjoy]], seu cativo, para negociar os termos de rendição com os homens de ferro. Quando eles se renderam, Ramsay os esfolou e empalou seus corpos pelo terreno. Logo em seguida, Roose atravessou o [[Gargalo]] e partiu para [[Winterfell]] com seu exército, a fim de assumir formalmente sua posição como o novo Protetor do Norte, com a benção do Trono de Ferro. Ele estava acompanhado de uma pequena tropa [[Casa Frey|Frey]]. Muitos senhores nortenhos, que forçadamente dobraram o joelho para os Boltons, começaram a conspirar contra a nova liderança do território, principalmente devido as feridas ainda abertas causadas pelo [[Casamento Vermelho]]. Entre esses lordes descontentes estava o Senhor [[Wyman Manderly|Wyman]] da [[Casa Manderly]], um dos vassalos mais leais dos Starks.
*'''[[Retomada de Bosque Profundo]]'''
As forças de Stannis, buscando conseguir simpatia dos [[nortenhos]], atacaram os homens de ferro que ainda mantinham a fortaleza de [[Bosque Profundo]]. Após tomar a região, Stannis devolveu a fortaleza para os seus donosde direito, da a [[Casa Glover]]. Vários homens de ferro foram capturados, incluindo [[Asha Greyjoy]] e Tristifer Botley. Para tomar a área, o Baratheon contou com apoio substancial dos [[clãs nortenhos das montanhas]]. Após reconquistar Bosque Profundo, os [[Casa Mormont|Mormonts]] decidiram decidem apoiar Stannis.
Ao mesmo tempo, os navios das Ilhas de Ferro na [[Costa Pedregosa]] foram incendiados. Assim, a presença dos [[homens de ferro]] no norte estava praticamente morta.
*'''[[Ofensiva de Winterfell]]'''
As forças de Stannis Baratheon, agora reforçados por vários senhores nortenhos, iniciaram iniciam a marcha para retomar Winterfell, que estava em posse de Roose Bolton, aliado dos Lannisters. De acordo com uma carta enviada por Ramsay Bolton à Muralha, Stannis foi derrotado e assassinado. Não se sabe se isso é verdade ou não.
==Novas Hostilidadeshostilidades==A Guerra dos Cinco Reis resultou em vasta devastação e morte pelos [[Sete Reinos|reinos]]. A queima de colheitas e de fornecimentos de alimentos por exércitos rivais significou que, com o inverno que começou a engolfar [[Westeros]] as em {{Data|300}} causaria ainda mais mortes e desolação. As [[Terras Fluviais]] foram devastadas após ter sido palco de várias batalhas, mas o [[Norte]], as [[Terras Ocidentais]] e as [[Terras da Tempestade]] também sofreram muitos danos. Enquanto isso, a [[Campina]] não sofreu tanto quanto os outros reinos, com seus recursos ainda abundantes e sob firme controle da [[Casa Tyrell]]. Contudo, perto do final do conflito, saques por parte dos [[nascidos do ferro]] começaram a se tornar frequentes na região costeira. As únicas duas regiões que inicialmente conseguiram ficar fora da guerra e manter intactos os seus exércitos e abastecimentos alimentares são o [[Vale de Arryn]] e [[Dorne]].
*'''[[Desembarque da Companhia Dourada]]''' [[Aegon Targaryen]] e [[Jon Connington]] atravessaram o Mar Estreito e [[Desembarque da Companhia Dourada|desembarcaram com dez mil soldados ]] da [[Companhia Dourada]]. A Companhia desembarcou em Tarth, Estermont, Mata de Chuva e vários outros territórios das terras da tempestade, já tendo tomado vários castelos. Agora, Connington e Aegon tomaram Ponta Tempestade e tencionam usá-la como base. Se Aegon tomar o Trono de Ferro, reinará como Aegon VI.
No Sul, os [[Casa Martell|Martell]] convocaram seus vassalos e, comandados por Lorde [[Casa Yronwood|Yronwood]], o exército dornense dornês espera as ordens para se lançar sobre os inimigos da Casa Martell. A Princesa [[Arianne Martell]], sob ordens do Príncipe [[Doran Martell|Doran]], partiu para o Cabo da Fúria para se encontrar com Aegon e com Jon Connington e confirmar suas identidades. Na Campina, após [[Batalha das Ilhas Escudo|conquistar]] as [[Ilhas Escudo]], o rei [[Euron Greyjoy]] ordena a [[Invasão da Árvore]] e planeja atacar [[Vilavelha]].
==Desfecho==
 
A Guerra dos Cinco Reis resultou em vasta devastação, sendo que a queima de plantações pode comprometer o futuro fornecimento de alimentos no inverno que já dá sinais. As terras fluviais foram as que mais sofreram com a guerra, mas o Norte, as terras ocidentais e as terras da tempestade também foram atingidas. Só o Vale e Dorne se mantiveram longe da guerra, ainda possuindo recursos quase intactos.
 
Muitos afirmam que a Guerra dos Cinco Reis terminou com a rendição de Corvarbor, já que o último baluarte de poder do Rei do Norte deixou de existir. Stannis, com exército reduzido e tendo de enfrentar Lorde Bolton, é uma fraca ameaça para o Trono de Ferro. Dessa forma, a vitória teria sido da [[Casa Baratheon de Porto Real]] (Lannister, na prática).
{{Guerra dos Cinco Reis}}
{{Vítimas da Guerra dos Cinco Reis}}
{{Guerras em Westeros}}
[[Categoria:Guerras]]
[[Categoria:WesterosGuerra dos Cinco Reis| ]]  
<small>''O texto dessa página foi traduzido e adaptado de [http[en://awoiaf.westeros.org/index.php/War_of_the_Five_Kings War of the Five Kings]''</small>][[es:Guerra de los Cinco Reyes]][[fr:Guerre des Cinq Rois]][[ru:Война Пяти Королей]][[tr:Beş Kralın Savaşı]]
Editores, Administradores
10 554

edições