Os Yronwood conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em ''[[As Crônicas de Gelo e Fogo]]'' são:
* [[Ormond Edgar Yronwood]], pai de Ormond Yronwood e antigo Senhor de Paloferro, morto por envenenamento .Morreu após um duelo com a [[Oberyn Martell|Víbora Vermelha]], devido ao veneno das armas de Oberyn.* [[Ormond Yronwood]], antigo Senhor de Paloferro.
* Lorde [[Anders Yronwood]], Senhor de Paloferro. Guardião do Caminho de Pedra. O Sanguerreal.
** [[Ynys Yronwood]], sua filha mais velha. Casada com Sor [[Ryon Allyrion]].
==Referências nos livros==
===''As Crônicas de Gelo e Fogo''===
* Quando Oberyn Martell não tinha mais de dezesseis anos, foi encontrado na cama com a amante do velho Lorde [[Ormond Yronwood|Edgar Yronwood]] e os dois lutaram em um duelo. Apesar de causar o primeiro sangue, Lorde Yronwood foi ferido, e morreu lentamente após a luta, originando rumores de que a lâmina da Víbora Vermelha estava envenenada. Isto fez com que [[Doran Martell]] pagasse um "preço de sangue", no qual foi obrigado a mandar seu segundo filho, [[Quentyn Martell]], como refém do novo Senhor de Paloferro. Quentyn só foi mandado 10 anos após o incidente.
* Quentyn Martell serviu em Paloferro como pajem e escudeiro. Ele escolheu ser armado cavaleiro pelo próprio Lorde Anders, em lugar de seu tio Oberyn Martell. {{ref|affc|13}}
* Seguindo as instruções de Doran, Anders Yronwood reuniu e manteve um exército no Caminho do Espinhaço durante a [[Guerra dos Cinco Reis]].