Abrir menu principal

Mudanças

 

m
sem sumário de edição
|episodelist=
}}
 
"'''''The Old Gods and the New'''''" (em portugues '''Os Deuses Antigo e os Novos''')é o sexto episódio da segunda temporada da série de televisão de fantasia medieval da [[HBO]], [[Game of Thrones]]. O episódio é escrito por Vanessa Taylor e dirigido por David Nutter, sua estréia como diretor da série.
== Enredo ==
 
===Em Winterfell===
 
[[Theon Greyjoy]] (Alfie Allen) tomou [[Winterfell]] após sua manobra anterior na [[Praça de Torrhen]]. Declarando-se príncipe e Lorde of Winterfell, Theon convence o senhor atual, [[Bran Stark]] (Isaac Hempstead-Wright), a render-se depois de prometer não prejudicar os habitantes do castelo. No entanto, quando Ser [[Rodrik Cassel]] (Ron Donachie) é capturado fora de Winterfell e trazido a Theon, o cavaleiro o trata com desprezo e [[Dagmer Boca-Rachada]] sugere que Theon execute pessoalmente Ser Rodrik para manter sua autoridade frente seus homens. Theon faz isso, mas é incapaz de executá-lo com um único golpe, e tem que golpeá-lo repetidamente para decapitá-lo. Mais tarde, a criada selvagem [[Osha]] (Natalia Tena) seduz Theon, oferecendo-se em troca de sua liberdade; Sem o conhecimento de Theon, a sedução de Osha é uma artimanhaa para permitir que ela e [[Hodor]] (Kristian Nairn) fujam de Winterfell com Bran e [[Rickon]] (Art Parkinson).
===Nas Terras Ocidentais===
 
[[Robb Stark]] (Richard Madden) novamente encontra a enfermeira de campo [[Talisa]] (Oona Chaplin). Enquanto flertam, [[Catelyn Stark]] (Michelle Fairley) chega ao acampamento. Descobrindo que a enfermeira é Lady Talisa Maegyr da Cidade Livre do [[Volantis]], e percebendo a atração de Robb por ela, Catelyn lembra firmemente ao filho que ele não tem liberdade para perseguir o romance: ele prometeu se casar com uma das filhas do Lorde [[Walder Frey]] para que os exércitos Stark atravessassem [[As Gêmeas]]. Os Starks então recebem as notícias da traição de Theon Greyjoy e a execução de Ser Rodrik. Furioso, Robb declara que irá recuperar Winterfell, mas Lorde [[Roose Bolton]] (Michael McElhatton) aconselha Robb que se ele voltar para o Norte agora, ele perderá o que ganhou contra os [[Lannisters]]. Bolton propõe enviar seu filho bastardo com as forças que ele deixou em sua fortaleza, o [[Forte do Pavor]], para acabar com a ocupação dos [[Nascidos do Ferro]] de Winterfell. Robb concorda relutantemente, mas exige que Theon seja capturado vivo para que Robb possa entender a traição de Theon antes de ele o executar pessoalmente.
===Além da Muralha===
 
A expedição da [[Patrulha da Noite]], liderada por [[Qhorin Meia-Mão]](Simon Armstrong), alcança e captura um Posto Avançado dos selvagens. Os selvagens são todos mortos, exceto [[Ygritte]] (Rose Leslie), a única mulher prisioneira capturada por [[Jon Snow]] (Kit Harington). Depois que Ygritte se orgulha do crescente exército selvagem, Jon oferece executar a prisioneira antes de se juntar ao resto do grupo. No entanto, Jon não é incapaz de matar Ygritte, e sua hesitação lhe permite escapar. Jon recupera sua prisioneira, mas agora encontra-se separado do restante da patrulha. Com a noite aproximando-se rapidamente, Jon é forçado a dormir ao ar livre. Ele se recusa a fazer uma fogueira, mas é convencido por Ygritte de se agrupar ao lado dela para compartilhar o calor do corpo.
===Em Porto Real===
 
[[Myrcella Baratheon]] (Aimee Richardson) é enviada à [[Dorne]] como parte de sua aliança de casamento organizada com a [[Casa Martell]], com a comitiva real indo ao porto para despedir-se. Enquanto a comitiva real está retornando à [[Fortaleza Vermelha]], o conflito na cidade real atinge um ponto de ruptura: o rei [[Joffrey Baratheon]] (Jack Gleeson) é atingido no rosto com estrume lançado pela multidão e ele reage ordenando seus guardas para matar todos na multidão. Uma revolta e a família real é forçada a fugir por segurança. [[Tyrion Lannister]] (Peter Dinklage) dá um tapa em Joffrey por sua tolice e tenta assumir o controle da situação, mas a [[Guarda Real]] se recusa a obedecê-lo. [[Sansa Stark]] (Sophie Turner) quase é violada por vários homens antes de ser resgatada por [[Sandor Clegane]] (Rory McCann).
===Em Harrenhal===
 
Lorde [[Tywin Lannister]] (Charles Dance) cada vez mais exasperado com a incompetência de seus conselheiros e homens de armas, que deixaram a informação militar sensível escorregar nas mãos dos leais de Stark ao confundir os destinatários. Tywin observa que sua copeira [[Arya Stark]] (Maisie Williams) pode ler melhor do que muitos de seus cavaleiros, algo que ele achou incomum porque Arya depois lhe disse que seu pai era um pedreiro. O esforço de Arya para ocultar sua verdadeira identidade fica em perigo quando [[Petyr Baelish]] (Aidan Gillen) chega inesperadamente às câmaras de Tywin para uma reunião. Forçada a esperar na sala e servir vinho, Arya tenta esconder o rosto de Baelish. Embora ele perceba depois que ela derrama nervosamente seu vinho, não está claro se ele a reconhece como Arya. Mais tarde, um dos cavaleiros de Tywin, Ser [[Amory Lorch]] (Fintan McKeown), pega Arya com um pergaminho roubado detalhando ordens de guerra a respeito de seu irmão Robb. Ela consegue escapar dele, então encontra o assassino [[Jaqen H'ghar]] (Tom Wlaschiha), que está disfarçado como guardião Lannister. Ela implora que ele mate Ser Amory sem demora para pagar a segunda das três "vidas" que ele deve a ela. Quando Ser Amory entra nas câmaras de Tywin para expor Arya, ele cai morto com um dardo envenenado alojado no pescoço.
===Em Qarth===
 
[[Daenerys Targaryen]] (Emilia Clarke) se reúne com o [[Rei das Especiarias]] (Nicholas Blane), um dos treze governantes de [[Qarth]]. As súplicas de Daenerys à ele sobre os navios são rejeitadas, uma vez que ele não é sensibilizado apenas com a paixão, mas com promessas tangíveis. Mais tarde, retornando com seu anfitrião [[Xaro]], Daenerys e sua comitiva descobriram repentinamente os cadáveres dos guardas de Qartheen e seu próprio [[khalasar]] espalhados pela mansão de Xaro. A trilha de corpos leva a seus aposentos, onde ela vê que sua criada [[Irri]] (Amrita Acharia) foi morta e seus dragões foram roubados. Os dragões são então vistos sendo transportados para uma torre por uma misteriosa figura encapuzada.
== Produção ==
===Roteiro===
 
"The Old Gods and the New" é o segundo episódio escrito pela nova adição da temporada à equipe de redação Vanessa Taylor , adaptando o material retirado dos seguintes capítulos do trabalho original de [[George R. R. Martin]] [[A Clash of Kings]]: Arya VIII, Daenerys III, Tyrion IX, Bran VI, Jon VI (39, 41, 42, 47, 52). Além disso, a cena de abertura com o Nascido do Ferro falando em Winterfell usa elementos de três capítulos diferentes: Theon IV, V e VI (51, 57 e 67).
===Elenco===
 
Este episódio apresenta a introdução de Rose Leslie atuando como a mulher selvagem Ygritte. Os produtores a viram na série de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Downton_Abbey Downton Abbey], onde ela atuou como Gwen Dawson, e eles admiram sua habilidade de fazer acentos do Norte. A atriz escocesa usou um sotaque do Yorkshire em Downton Abbey. Ela também foi treinada em combate no estágio básico na London Academy of Music e Dramatic Art e estava ansiosa para desempenhar os aspectos mais físicos de seu papel.
===Localição de filmagem===
 
As cenas interiores do episódio continuaram a ser filmados no The Paint Hall de Belfast, enquanto as cenas em Winterfell e Harrenhal foram filmadas nos conjuntos construídos em Moneyglass e Banbridge, respectivamente.
Em Dubrovnik, a produção usou o litoral entre Fort Bokar e Fort Lovrijenac para filmar a partida de Myrcella, o portal interno do Pile Gate para a cena de motim, o terraço interior do forte Lovrijenac para o refúgio onde a família real se esconde da multidão e o palácio do reitor para o átrio do rei Spice no Qarth. Nesta localização posterior, o busto do marinheiro croata do século XVI Miho Pracat pode ser visto claramente.
== Referências ==
{{references}}
{{Episódios de Game of Thrones}}
[[Categoria:Episódios de Game of Thrones (Série de TV)|2E06]]
Editores, Administradores
14 145

edições