Ilhas Escudo
As Ilhas Escudo são compostas por quatro ilhas: Escudoverde, comandada pela Casa Chester; Escudocinza, comandada pela Casa Grimm; Escudo de Carvalho, comandada pela Casa Hewett; e Escudossul, comandada pela Casa Serry. As Ilhas Escudo são localizadas ao oeste de Jardim de Cima e protegem o rio Vago das Ilhas de Ferro.
A qualquer sinal de um dracar no mar, os anciões nas torres de vigia acendem os fogos sinalizadores, que, por sua vez, causam as outras torres de vigia a acenderem os seus próprios sinalizadores e avisarem as vilas, cidades e castelos em terra firme, para que estes não sejam pegos desprevenidos.
História
Dois mil anos antes dos eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo, os homens de ferro eram livres para subir o Vago e saquear todas as vilas e cidades até Ponteamarga, até que os Reis Gardeners da Campina armaram os pescadores das Ilhas Escudo para protegerem não só a si mesmos, mas também o rio, dando às ilhas os seus nomes.
Eventos recentes
Em 300CA, as Ilhas Escudo foram invadidas pelos Homens de Ferro, liderados por Euron Greyjoy. A Frota de Ferro venceu estrategicamente as defesas das ilhas locais e capturaram a maioria de suas frotas.
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Shield Islands. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.