Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

4 130 bytes adicionados ,  21h50min de 2 de agosto de 2012
Criou página com 'Doran Nymeros Martell é o Príncipe de Dorne e Senhor de Lançasolar. Ele é um homem cauteloso e pensativo que não usam suas emoções em sua manga. Ele tem um caso gr...'
Doran Nymeros Martell é o Príncipe de Dorne e Senhor de [[Lançasolar]]. Ele é um homem cauteloso e pensativo que não usam suas emoções em sua manga. Ele tem um caso grave de gota e tem dificuldade para caminhar. Ele tentou parecer neutro na [[Guerra dos Cinco Reis]], mas revelou o desejo de vingar sua irmã assassinada [[Elia Martell]]. Ele raramente é visto em público, devido à gota, porque ele não quer parecer fraco aos seus inimigos.

=História=

Doran nasceu em 248 AL . Os nomes de pai e mãe não são mencionados nos livros. Ele foi o primeiro filho e era o herdeiro de sua mãe, que governou [[Dorne]] em seu próprio direito.

Seus irmãos são:

Mors , morreu enquanto jovem
Olyvar , morreu enquanto jovem
Elia , nascido em 257 AL , morreu no [[Saque de Porto Real]] em 283 AL
Oberyn , nascido em 258 AL , morreu em um julgamento por combate na AL 300
Por causa das mortes prematuras de Olyvar e Mors e à diferença de idade com seus irmãos sobreviventes, Doran foi criado sozinho. Isso pode ter estimulado sua tendência de não falar sobre seus pensamentos.

Ele conheceu sua esposa [[Mellario de Norvos]] enquanto viajava pelas [[Cidades Livres]]. Eles se apaixonaram e se casaram. Embora Mellario tenha nascido nobre osuficiente para se tornar sua esposa, em [[Westeros]] a maioria dos casamentos de nobres são os casamentos políticos e um casamento por amor é muito raro. O casal teve três filhos.

Embora eles se casaram por amor o casamento não era muito feliz. Mellario não conseguiu se acostumar aos costumes dorneses. Pouco depois do nascimento de Trystane, Quentyn foi enviado para ser criado, como escudeiro do Lorde [[Anders Yronwood]]. Isto foi feito para fazer as pazes com os Yronwoods após o anterior Lorde Ormond Yronwood ter morrido por ferimentos causados em um duelo com Oberyn. Mellario não aprovou a decisão e voltou para Norvos.

Por volta dos cinquenta anos Doran tornou-se mais castigado pela gota, mal conseguia andar e fica normalmente confinado a uma cadeira de rodas. Ele passa grande parte do tempo no [[Jardim da Água]], a casa de verão dos Martells, observando as crianças brincarem. Ele evita os plebeus e só vê seus cortesãos e assessores de confiança para ocultar sua fraqueza de seus inimigos.

A mãe de Doran morreu durante ou logo após a Rebelião de Robert e Doran sucedeu-lhe. Os Martells tinham laços com os Targaryens e apoiou-os durante a guerra.

Por causa do assassinato de Elia, Oberyn queria que Dorne se reunisse a Viserys Targaryen o herdeiro sobrevivente após o saque de Porto Real , mas Doran decidido de outra forma. Nas negociações com [[Jon Arryn]] o assunto foi deixado de lado, embora as pessoas suspeitassem que os Martells incluindo Doran ainda guardava rancor pelos Lannisters.

Doran e seu irmão Oberyn trabalharam em segredo por anos pensando em pôr fim ao reinado de [[Robert Baratheon]] e destruindo a [[Casa Lannister]]. Oberyn viajou para [[Bravos]] onde [[Viserys Targaryen]] e [[Daenerys Targaryen]] estavam sendo mantidos por Sor [[Willem Darry]] e assinou um pacto secreto, que o Senhor do mar de Bravos testemunhou, prometendo a Viserys a mão de [[Arianne Martell]] em troca de ajuda Dorne em reivindicar o [[Trono de Ferro]]. Outros conspiradores importantes neste plano foram [[Varys]], [[Illyrio Mopatis]], [[Jon Connington]] e Sor [[Myles Toyne]], o comandante da [[Companhia Dourada]].

O plano original era depois do casamento de [[Khal Drogo]] com Daenerys invadir Westeros, a Companhia Dourada e Dorne uniriam forças e combinariam os três exércitos em um. A invasão no entanto, não teria lugar até que Varys revelasse o segredo de que os herdeiros de [[Robert Baratheon]] não foram gerados por ele mesmo, assim, mergulhando os [[Sete Reinos]] em guerra contra a poderosa [[Casa Lannister]], uma vez que ambos os lados se esgotasse no conflito, os exércitos combinados iriam atacar as forças esgotadas do vencedor e tomar o Trono de Ferro. Este plano não se concretizou no entanto, devido à morte de Viserys Targaryen e Khal Drogo.

=Família=
{{MartellTree}}

[[Category: Personagens]]

Menu de navegação