Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

6 625 bytes adicionados ,  23h41min de 8 de abril de 2013
Criou página com '{{Template:Battlebox | image = | caption = | battle_name = Cerco de Astapor | conflict = | date = {{data|300}} | place = Astapor | result = Astapor caiu | colour_sc...'
{{Template:Battlebox
| image =
| caption =
| battle_name = Cerco de Astapor
| conflict =
| date = {{data|300}}
| place = [[Astapor]]
| result = Astapor caiu
| colour_scheme =
| combatant1 = Libertos de Astapor
| combatant2 = [[Yunkai]] <br> [[Nova Ghis]]
| commander1 = [[Cleon]]<br>[[Cleon Segundo]]<br>[[Rei Cortagarganta]]<br>[[Rainha Puta]]
| commander2 = [[Sábios Mestres]] de Yunkai<br>[[Príncipe Esfarrapado]]<br>[[Barbassangrenta]]
| strength1 = Novos [[Imaculados]]
| strength2 = Soldados-escravos<br>[[Soprados Pelo Vento]]<br>[[Companhia do Gato]]<br>Legiões de Nova Ghis<br>[[Longas Lanças]]<br>
| casualties1 =
| casualties2 =
}}


O '''Cerco de Astapor''' representou o início da ofensiva yunkaita contra [[Daenerys Targaryen]] e terminou com o saque e a destruição da cidade.

==Antecedentes==

Apesar de ter vencido [[Yunkai]], Daenerys cometera um erro estratégico. Com a condição de que os [[Sábios Mestres]] libertassem seus escravos, ela não invadiu e nem saqueou a cidade, e deixou os escravocratas no poder, e eles logo retornaram às suas atividades assim que ela partiu. Desse modo, Dany deixou para trás as sementes de uma grande força que logo iria se erguer em oposição à sua permanência na [[Baía dos Escravos]].

Os yunkaitas, de fato, não demoraram muito para pegar novamente em armas contra Daenerys. Para isso, eles buscaram aliados e os conseguiram em[[Nova Ghis]], [[Qarth]], [[Tolos]] e [[Mantarys]]. Tais cidades dependiam do comércio de escravos, de modo que compartilhavam da causa de Yunkai. Enviados da Cidade Amarela também contrataram companhias mercenárias, como os [[Soprados Pelo Vento]], a [[Companhia do Gato]] e as [[Longas Lanças]].

Antes de marchar para Meereen, eles decidiram primeiro destruir o único aliado de Daenerys na região: o Rei de [[Astapor]], [[Cleon|Cleon, o Grande]]. Cleon reunira um exército de novos [[Imaculados]] e enfrentou os yunkaitas e seus aliados nos Chifres de Hazzat, onde foi derrotado e teve de retornar para Astapor com o que restava de suas forças. Ele morreu logo em seguida, assassinado por seus homens quando tentou forçá-los a lutar novamente contra os yunkaitas. Após sua morte, foi sucedido por [[Cleon Segundo]], que reinou por apenas oito dias até ser degolado pelo [[Rei Cortagarganta]], que se autoproclamou rei. A cortesã de Cleon Segundo também reivindicou a coroa e passou a ser chamada de [[Rainha Puta]]. Enquanto os yunkaitas cercavam a cidade, os dois disputavam o poder lá dentro.

Os sitiadores comeram as plantações dos astaporis e abateram seus rebanhos. Dentro da cidade, os astapori passavam fome, tendo de comer gatos, ratos e couro para sobreviver (pele de cavalo era um banquete). O Rei Cortagarganta e a Rainha Puta acusavam um ao outro de se banquetearem com a carne dos mortos. Homens e mulheres se reuniram em segredo para tentar a sorte e devorar a carne daquele que pegasse a pedra negra.

A pirâmide de Nakloz foi atacada e incendiada por aqueles que afirmavam que [[Kraznys mo Nakloz]] era o culpado por suas desventuras. Outros culpavam Daenerys, mas muitos mais a amavam. Se sabia que o Rei Cleon havia mandado chamar Daenerys e esperava-se que ela viesse.

No auge do desespero dos astapori, a Graça Verde teve uma visão de que o Grande Cleon os levaria à vitória. Os astapori exumaram o corpo de Cleon e o amarraram num cavalo faminto para que ele fosse à frente dos novos Imaculados numa surtida que quebraria o cerco.

A batalha começou quando os novos Imaculados marcharam para fora dos portões. O plano logo se mostrou um desastre e os novos Imaculados marcharam direto para os dentes de ferro de uma legião de Nova Ghis, apoiada pelos mercenários. Todos foram massacrados.

==Batalha==

Os astapori avançaram contra os yunkaitas que, em seu despreparo, tentavam colocar seus soldados-escravos em alguma formação. As lanças dos Imaculados quebraram suas linhas de cerco, mas os yunkaitas foram salvos por seus mercenários: a Companhia do Gato e os Soprados Pelo Vento logo chegaram à cavalo e atacaram os flancos dos novos Imaculados, enquanto que uma legião de Nova Ghis os enfrentava, lança contra lança e escudo contra escudo. O resto da batalha foi carnificina.

[[Caggo]], um dos capitães dos Soprados Pelo Vento, conseguiu atravessar os protetores do rei e chegar até Cleon, cortando-o do ombro à cintura. A armadura de Cleon rasgou como seda e uma centena de vermes jorrou de seu corpo. Nesse momento, os yunkaitas entenderam a desesperada estratégia dos astapori. A queda de Cleon resultou na morte do ânimo dos novos Imaculados, que largaram as armas e fugiram de volta para Astapor apenas para encontrar os portões fechados. Os yunkaitas marcharam contra os assustados eunucos e os massacraram.

==Queda e desfecho==

Após a derrota dos novos Imaculados, a Graça Verde foi empalada numa estaca e deixada para morrer na Praça da Punição. Na pirâmide de Ullhor, os sobreviventes fizeram um grande banquete que durou metade da noite e empurraram tudo pra baixo com vinho envenenado para não precisar acordar.

Então veio a doença: um [[fluxo sangrento]] que matou três de cada quatro homens. Alguém abriu os portões e as legiões de Nova Ghis invadiram a cidade, seguidos pelos yunkaitas e pelos mercenários. A Rainha Puta morreu lutando com uma última maldição nos lábios. O Rei Cortagarganta se rendeu aos invasores e foi jogado numa arena, nu, para ser devorado por cães famintos.

O massacre recomeçou. O Templo das Graças estava cheio de doentes que foram orar por uma cura. As legiões trancaram as portas e incendiaram o templo. Logo o fogo se espalhou pela cidade. As ruas se encheram de pessoas correndo pra lá e pra cá, tentando fugir das chamas. Os yunkaitas selaram os portões para impedir os astapori de fugir.

Logo, o que mais havia em Astapor eram cadáveres. Os sobreviventes rastejaram para fora e tentaram fugir. Famintos e doentes, muitos com o fluxo sangrento, foram perseguidos pelos mercenários, que tinham ordens de impedir que eles chegassem perto da Cidade Amarela.

Com Astapor derrotada, os yunkaitas e seus aliados se viram livres para se voltar contra Daenerys Targaryen em Meereen.


[[Categoria:Batalhas]]



'''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/Sack_of_Astapor Sack of Astapor]. A lista de autores pode ser vista no [http://awoiaf.westeros.org/index.php?title=Sack_of_Astapor&action=history histórico da página].
Editores
1 743

edições

Menu de navegação