Laenor era filho de Lorde [[Corlys Velaryon]] e da Princesa [[Rhaenys Targaryen (A Rainha Que Nunca Foi)|Rhaenys]]. Era um ano mais novo que sua irmã, [[Laena Velaryon|Laena]]. Durante o [[Grande Conselho|Grande Conselho de 101]], alguns lordes falaram por Laenor.
Laenor foi feito cavaleiro uma quinzena antes de seu casamento com a Princesa Rhaenyra Targaryen em {{datedata|114}}. Seu favorito, e provável amante, Sor [[Joffrey Lonmouth]], foi mortalmente ferido por Sor Criston Cole durante o torneio do casamento. Laenor se recusou a sair do lado de Joffrey enquanto ele morria, e chorou amargamente quando ele se foi. Após o ocorrido, ele voltou para [[Maré Alta]] enquanto Rhaenyra permanecia na corte de [[Porto Real]]. Ele eventualmente encontrou outro favorito, um cavaleiro arrendatário chamado [[Qarl Correy]].
Sor Laenor e a Princesa Rhaenyra tiveram três filhos: [[Jacaerys Velaryon]], [[Lucerys Velaryon]] e [[Joffrey Velaryon]], tendo o último sido batizado em homenagem a Sor Joffrey Lonmouth. Nenhum dos três garotos tinha os traços valirianos de Laenor ou de sua mãe; esse fato, aliado às preferências de Laenor e de sua constante ausência do leito de Rhaenyra, fez surgir os boatos de que o pai dos filhos da princesa era seu protetor, Sor [[Harwin Strong]].