Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

8 534 bytes adicionados ,  21h23min de 14 de setembro de 2020
sem sumário de edição
}}
[[Arya Stark]], disfarçada de garoto, está viajando para o norte com [[Yoren]] da [[Patrulha da Noite]]. Quando o garoto órfão conhecido como [[Torta Quente]] tenta roubar sua espada ''[[Agulha]]'', Arya bate nele com vontade. Yoren a leva para o castigo e revela que deveriam ter dado escolha a [[Eddard Stark|seu pai]] de vestir o negro, ao invés de ser executado.
 
==Resumo==
===Arya recapitula sua chegada ao grupo de Yoren===
[[Datei:Yoren Jortagul.jpg|250px|thumb|Joren ©Jortagul]]
[[Arya Stark]] sempre achou que seu apelido "Arya Cara de Cavalo" era ruim até que o menino órfão [[Lommy Mãos Verdes]] a chamou de "Cabeça de Caroço" por causa de seu corte de cabelo estranho. Quando [[Yoren]] a arrastou por uma rua lateral depois que seu pai [[Eddard Stark]] foi executado, ela tinha certeza de que ele iria matá-la<ref group="N">''Veja:'' [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 65 | Arya V]] de [[A Guerra dos Tronos]].</ref>. Em vez disso, o fedorento irmão da [[Patrulha da Noite]] cortou seu cabelo e prometeu levá-la para [[Winterfell]] quando eles estivessem a caminho da [[Muralha]] com os novos recrutas. Yoren insiste que ela finja ser um menino órfão e se chame de ''Arry''. Ele tem certeza de que metade dos recrutas a trairia imediatamente para a Rainha [[Cersei Lannister]] por perdão e alguns [[Moeda|veados de prata]] e a outra metade faria o mesmo, mas a estupraria primeiro. Yoren afirma que não é muito difícil fingir ser um menino; mas o mais difícil é urinar, o que ela só consegue fazer sozinha na floresta. Existem cerca de 30 meninos e homens no grupo de Yoren<ref group="N">Além de [[Dentadas]], [[Rorge]] e [[Jaqen H'ghar]], [[Lommy Mãos Verdes]], [[Torta Quente]] e [[Gendry]], as seguintes pessoas não identificadas estão neste grupo: [[Cutjack]], [[Dobber]], [[Gerren]], [[Koss]], [[Kurz]], [[Murch]], [[Praed]], [[Qyle]], [[Reysen]], [[Tarber]], [[Urreg]] e [[Woth]].</ref>; alguns são meninos órfãos atraídos por promessas de comida e roupas, mas muitos também são criminosos das masmorras sob a [[Fortaleza Vermelha]]. Os três mais terríveis vieram das [[celas negras]] da fortaleza. Yoren os tem trancados e acorrentados em uma das carroças. Um deles estava sem nariz e outro tinha dentes bem afiados e feridas podres nas bochechas<ref group="N">Estes são [[Rorge]] e [[Dentadas]].</ref>. No total, Yoren traz cinco carroças da capital com comida e outras coisas importantes para a Muralha: peles, bolas de pano, barras de ferro-gusa, uma gaiola com [[corvos]], livros, papel e tinta, [[folhamarga]], óleo, remédios e especiarias.
 
Passar por um dos portões de [[Porto Real]] foi tão fácil quanto Yoren havia previsto. Os guardas dos Lannister estavam procurando a filha nobre da [[Mão do Rei]], não um garoto magro com o cabelo cortado. Yoren conhecia um dos guardas e eles foram imediatamente liberados. Quando eles deixaram a cidade, Arya desejou que o [[Água Negra]] subisse e lavasse toda a cidade até que ela se lembrou de que [[Sansa Stark | Sansa]] também seria levada. Em vez disso, ela só deseja poder ir para Winterfell. Yoren estava errado sobre urinar ser a parte mais difícil da viagem - era mais como os dois meninos órfãos [[Torta Quente]] e [[Lommy Mãos Verdes]]. Eles acham que o menino quieto é medroso, surdo ou simplesmente estúpido. Os homens, por outro lado, não parecem se importar. Arya é dois anos mais nova e um pouco mais baixa do que o menino órfão mais novo.
 
===Lommy e Torta Quente brigam com Arya===
[[Arquivo:Torta Quente Anthony Feliciano.jpg|thumb|300px|direita|Torta Quente e seu burro, por [[:Categoria:Imagens por Anthony Feliciano|Anthony Feliciano]].]]
Certa manhã, os dois começam a perguntar a Arya sobre sua espada [[agulha]], porque suspeitaram que ela pudesse tê-la roubado. Torta Quente suspeita que ela pode ter sido um escudeiro, mas Lommy duvida que agulha seja uma espada. Arya fica furiosa e diz que a espada foi forjada em um castelo, mas isso faz com que os outros pensem que ela a roubou. Isso, por sua vez, irrita Arya ainda mais porque a faz pensar em [[Jon Snow]], por quem ela não quer ser chamada de ladrão. Então Torta Quente surge com a ideia de simplesmente tirar a espada dela, e Lommy confirma. A observação dele de que ela com certeza nem sabia como usar algo assim a faz pensar no cavalariço que ela esfaqueou em Porto Real, mas ela guarda essa memória para si mesma.<ref group="N"> ''Veja:'' [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 50 | Arya IV]] de [[A Guerra dos Tronos]].</ref> Os meninos continuam a provocá-la e dizer que ela com certeza vai chorar ou mijar nas calças.
 
Então aparece um dos meninos mais velhos, a quem Lommy chama de "Touro"<ref group="N">Este é [[Gendry]].</ref>. Ele tem cabelo preto e um capacete em forma de touro que ele constantemente lustra, mas nunca coloca. Ele diz para deixar Arya em paz, mas Torta Quente não dá ouvidos a ele, gabando-se de como uma vez ele chutou um menino na virilha até que ele morresse. Arya tenta acalmar a situação e oferece a ele sua espada de madeira, mas o menino apenas cavalga e pega a espada de Arya. Arya acerta o burro do menino com uma espada de madeira, fazendo-o cair. Ela também desce rapidamente e acerta Torta Quente no estômago quando ele tenta se levantar. Então ela quebra o nariz dele com o pedaço de pau antes de se virar para Lommy, que já está desistindo. O Touro grita um aviso para Arya e Arya mal consegue evitar uma pedra afiada que Torta Quente atirou nela. Ela bate nele várias vezes, e quando ele tenta segurá-la, ela usa sua [[Dança da Água|dança da água]] para evitá-lo.
 
Yoren agora se juntou ao grupo e puxa Arya para longe do garoto que ela ainda está batendo. O menino já foi agredido mais um punhado de vezes, suas calças estão marrons e fedorentas. Yoren a puxa da rua sob as árvores e a repreende. Então ele bate em seu traseiro com a espada de madeira e ordena que ela grite. A princípio ela fica orgulhosa demais para isso, mas depois não consegue conter-se porque a dor é muito grande. Ela sente o sangue escorrendo pelas pernas. Então Yoren diz a ela que se ela usar sua espada de madeira novamente contra outro recruta, ela receberá a mesma de volta duas vezes. Arya tenta suprimir a dor com os mantras de [[Syrio Forel]], mas não diz nada. Então ele diz a ela que não importa o quão doloroso seja seu castigo agora, para Torta Quente é muito mais doloroso. Ele diz que nem o menino nem Lommy tiveram nada a ver com a morte de seu pai e que isso o traria de volta à vida. Arya diz que sabe.
 
Yoren explica a Arya que estava tudo pronto para a viagem de volta, quando um mensageiro apareceu para ele<ref group="N">'''Spoiler''': Este é provavelmente [[Varys]], que já estava com Eddard, para oferecer a ele a oportunidade de se juntar à Patrulha da Noite. "Veja:" [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 58 | Eddard XV]] de [[A Guerra dos Tronos]]. Mais tarde, Varys diz a Tyrion que ajudou um dos [[bastardos]] de [[Robert Baratheon|Robert]] a sair da cidade, "veja:" [[A Fúria dos Reis - Capítulo 8 | Tyrion II]] de [[A Fúria dos Reis]].</ref> e avisou-o de que deveria esperar por [[Eddard Stark]], que teria permissão para vestir o negro. Mas então tudo deu errado. Arya amaldiçoa o Rei [[Joffrey Baratheon]] e diz que alguém deveria matá-lo. Yoren responde que isso vai acontecer, mas nem ele nem Arya o farão. Em seguida, ele dá a ela a dica para mastigar [[folhamarga]] para se destrair contra as piadas.
 
Após este incidente, Arya não pode mais sentar em seu burro por três dias e tem que andar, mas Torta Quente piorou muito, e ele só pode ficar deitado quieto em uma das carroças por vários dias enquanto Lommy mantém a maior distância possível dela. O Touro diz que Lommy se contrai toda vez que olha em sua direção. Arya não responde porque agora pensa que é mais seguro não falar. Naquela noite, ela deita em seu cobertor fino e olha para as estrelas. O Touro chama o [[cometa vermelho]] de ''Espada Vermelha'' porque parece uma espada recém-saída da forja. Arya também a vê como uma espada, mas para ela é [[gelo]], a [[espada longa]] de seu pai, coberta com o sangue de Lorde Eddard.
 
Quando ela finalmente adormece, ela sonha com [[Winterfell]]. Ela sente falta de sua [[Catelyn Tully | mãe]], [[Robb Stark | Robb]], [[Brandon Stark | Bran]] e [[Rickon Stark | Rickon]], mas principalmente de seu meio-irmão Jon, que está na [[Muralha]]. Ela deseja que eles possam de alguma forma chegar à Muralha antes de chegarem a Winterfell, apenas para vê-lo novamente.
==Listas==
* {{en}} [https://towerofthehand.com/books/102/002/index.html ACOK Arya I] na Tower of the Hand, resumo do capítulo.
* {{en}} [http://blogoficeandfire.blogspot.com/2010/01/prologue-arya.html Prologue • Arya] no ''Blog of Ice and Fire'', uma análise humorística do capítulo.
 
 
==Notas==
{{notes}}
==Sobre a página==
Esta página utiliza conteúdo baseado em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/A_Clash_of_Kings-Chapter_1 A Clash of Kings-Chapter 1], um artigo de [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire].
[[Categoria:Capítulos de As Crônicas de Gelo e Fogo (PDV - Arya Stark)|Fúria dos Reis, A - Capítulo 01]]
[[Categoria:Capítulos que ocorrem ao longo da Estrada do Rei|Fúria dos Reis, A - Capítulo 01]]
 
[[en:A Clash of Kings-Chapter 1]]
[[de:Der Thron der Sieben Königreiche - Kapitel 1 - Arya I]]
[[es:Choque de Reyes-Capítulo 1]]
[[fr:A Clash of Kings, Chapitre 02, Arya]]
[[it:ACOK01]]
[[nl:Arya I (De Strijd der Koningen)]]
[[ru:Битва королей, Арья I]]
[[zh:列王的纷争-章节 1]]
Arquitetos, Editores, Burocratas, Administradores
8 737

edições

Menu de navegação