A Fúria dos Reis - Capítulo 51

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 20h59min de 10 de agosto de 2020 por GatadosCanais (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Jon VI
Capítulo de A Fúria dos Reis
A Fúria dos Reis.jpg
PDVJon Snow
LocalPasso dos Guinchos, Para Lá da Muralha, Westeros
Página474-483 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jon V
Theon IV ← Jon VI → Sansa IV

Jon VII

O grupo de escoteiros de Qhorin encontra um grupo de sentinelas selvagens. Jon captura uma delas, uma mulher chamada Ygritte, mas a deixa ir.


Resumo

Jon Snow e Ygritte. Arte extraída de 'A Fúria dos Reis - Edição Ilustrada' da Folio Society, por Jonathan Burton ©.

O grupo de Qhorin descobre uma fogueira na passagem

Qhorin e seu grupo estão passando pelo Passo dos Guinchos quando notam a fogueira de batedores selvagens vigiando a passagem bem acima deles. O grupo consiste em Qhorin e Jon Snow de Dalbridge, Ebben e Cobra das Pedras. Qhorin não ousou acender uma fogueira, e as noites frias no solo pedregoso há muito tempo lembrava Jon dos invernos mais frios em Winterfell. Ebben diz que Mance Rayder atiraria nos ouvidos dos batedores se soubesse que eles acenderam uma fogueira, e Cobra das Pedras avisa que eles provavelmente têm um berrante, e que não devem soprar em nenhuma circunstância . Qhorin envia Cobra das Pedras e Jon Snow, que se oferece para derrubar os batedores. Ele também afirma que fantasma não deve ir porque seu pelo branco seria muito fácil de ver ao luar.

Cobra das Pedras e Jon surpreendem os selvagens

Cobra das Pedras e Jon partem noite adentro, por um caminho íngreme e sinuoso. O Passo de Guincho é, na verdade, uma série de várias passagens; uma rota longa e sinuosa que sobe e desce em torno de picos gelados. As Presas de Gelo são o lugar mais inóspito que Jon já viu: o vento corta como uma faca na carne, à noite o vento lamenta como uma mãe chorando por seus filhos mortos, e as poucas árvores são atrofiadas, grotescas de se olhar crescendo fora de fendas e fendas. Acima do caminho estão saliências alinhadas com pingentes de gelo que parecem dentes longos. Ele viu prados de montanha com gelardentes escarlates, frentes frias azuis, e maciços capim-dos-flautistas castanho-avermelhados e dourados, cachoeiras de gelo e águias no ar, bem como um gato-das-sombras que matou uma carneiro da montanha. Cobra das Pedras conduz Jon por uma subida perigosa sobre pedras, cavidades e por caminhos às vezes muito estreitos. Após duas horas, são repetidamente detidos por rajadas de vento, e têm de se agachar e esperar para não serem levados. Eventualmente, o caminho termina em uma saliência de granito. Cobra das Pedras amarra uma corda e dá instruções a Jon, então ele desaparece na escuridão. Depois de alguns metros, ele se senta em um lugar adequado e espera que Jon faça o mesmo. Então ele sobe. Jon arranca uma unha e fica tentado a calçar as luvas de novo, mas se lembra com carinho das instruções que Cobra das Pedras lhe deu alguns dias antes. Ele pensa em Bran, que adorou escalar por toda a sua vida. Depois de escalar algumas centenas de metros, eles alcançam seu destino e enxergam uma fogueira.

Os selvagens montaram acampamento no ponto mais estreito da passagem: um selvagem dorme sob uma pilha de peles, um senta-se perto da fogueira e o terceiro observa a passagem escura, carregando um chifre com ele. Cobra das Pedras aponta para o homem com o chifre e Jon acena para o homem perto do fogo. Jon está animado e se pergunta se Robb Stark estava animado também antes de sua primeira batalha. Cobra das Pedras se move incrivelmente rápido e pula em direção ao portador do chifre enquanto Jon puxa Garralonga e pula para baixo também. O homem com o chifre pega o chifre primeiro, não a arma, mas Cobra das Pedras corta seu braço antes que ele possa soprar. Jon mata o segundo selvagem de garras longas, mas o homem mortalmente ferido puxa a espada com ele.[N 1] Jon ataca o selvagem sob os cobertores com sua adaga e segura a lâmina em seu pescoço, quando percebe que é uma mulher selvagem. Cobra das Pedras diz a Jon para matá-la, mas Jon hesita e permite que ela se renda. Jon a leva como sua prisioneira, embora Cobra das Pedras aconselhe contra isso. Ygritte recomenda que os dois queimem os mortos, mas Cobra das Pedras responde que eles precisam de uma fogueira maior para fazer isso, e que ele não quer arriscar. Em vez disso, eles jogam os dois corpos do penhasco. Jon tenta questionar Ygritte, mas não consegue.

Jon captura Ygritte

Quando Ygritte descobre que Jon é um bastardo filho de Lorde Eddard Stark, ela conta a ele a história de Bael o bardo. Ela conta que Bael tinha sido um fora da lei antes de se tornar Rei-Para-Lá-da-Muralha, e um bandido poderoso. Cobra das Pedras afirma que ele era muito mais um assassino, ladrão e molestador. Um Senhor de Winterfell com o nome de Brandon, o sem filha, queria capturar Bael, mas não conseguiu pegá-lo e chamou Bael de covarde que atacava apenas os fracos. Para provar que ele estava errado, Bael escalou a Muralha, pegou a Estrada do Rei e entrou no Salão de Winterfell como o cantor chamado "Sygerrik von Skagos", que no Idioma Antigo significa "Enganador". Ele tocou e cantou tão lindamente que o Senhor se ofereceu para lhe dar uam recompensa. Bael pediu apenas uma coisa: a flor mais linda que desabrocha nos jardins de Winterfell. Como as rosas azuis do inverno estavam florescendo, o senhor aceitou o pedido e enviou um criado para buscar uma dessas rosas para Bael. No dia seguinte, porém, Bael havia partido, e com ele a virgem e linda filha do senhor do castelo. Em sua cama, Bael havia deixado apenas uma rosa azul do inverno no travesseiro. Brandon fez a Patrulha da Noite inteira procurar sua filha porque ela era sua única filha. Eles procuraram em vão por um ano, então Brandon lentamente perdeu o ânimo e pensou que sua linha iria acabar com ele, mas uma noite ele ouviu uma criança chorar. Quando ele entrou no quarto de sua filha, ele a encontrou lá com um bebê. Ela nunca deixou o castelo, mas viveu sob o castelo com os mortos nas Criptas de Winterfell por um ano. O senhor agora tinha um sucessor.

Ao anoitecer, Qhorin e os outros chegam ao fundo da passagem. Jon, sua prisioneira, e Cobra das Pedras, caminham em direção a eles. Ebben relata que viram os restos mortais dos outros dois selvagens no caminho. Jon explica que Ygritte se rendeu, mas quando ela admite que conhece Qhorin, ele estende a mão para Jon e diz a ele que eles não têm comida para ela, nem como carregá-la na situação em que estão. Eles insistem que ela deve morrer e deixam Jon com ela para fazer isso. Ygritte percebe que ele nunca matou uma mulher, e ela oferece à ele levá-lo até Mance. Quando ele se recusa, ela se entrega ao seu destino e diz que não tem medo da luz, porque só a escuridão traz o horror[N 2]. Ela se ajoelha diante dele. Ele levanta Garralonga com as duas mãos e hesita por um momento enquanto Ygritte o incita. Finalmente, ele abaixa a espada e diz a ela para ir. Ela o encara primeiro, depois corre.

Links externos

Notas e Referências

  1. Este é o warg Orell. Veja: Jon VIII de A Fúria dos Reis.
  2. Ela está falando dos Outros.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Clash of Kings - Kapitel 51 - Jon VI, um artigo de Das Lied von Eis und Feuer Wiki.