Mudanças entre as edições de "A Tormenta de Espadas - Capítulo 15"

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

 
Linha 35: Linha 35:
  
 
==Citações==
 
==Citações==
{{Quote|'''Jon:''' Por que está chorando? Foi só uma canção. Há centenas de gigantes, acabei de vê-los.<br> '''Ygritte:''' Oh, centenas. Não sabe nada, Jon Snow.|Jon e Ygritte segundo antes do ataque de [[Orell]].}}
+
{{Quote|'''Jon:''' Por que está chorando? Foi só uma canção. Há centenas de gigantes, acabei de vê-los.<br> '''Ygritte:''' Oh, centenas. Não sabe nada, Jon Snow.|Jon e Ygritte segundos antes do ataque de [[Orell]].}}
  
 
==Listas==
 
==Listas==

Edição atual tal como às 13h00min de 28 de novembro de 2020

Jon II
Capítulo de A Tormenta de Espadas
A Tormenta de Espadas.jpg
PDVJon
LocalPunho dos Primeiros Homens, Para Lá da Muralha, Westeros
Página157-170 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jon I
Catelyn II ← Jon II → Sansa II

Jon III

Mance chega ao Punho. Como não há nada lá, ele acusa Jon por mentir. Ygritte o salva, dizendo que estão dormindo juntos.

Sinopse

Tormund mostra os gigantes a Jon

Jon Snow, Tormund, gigantes, mamutes e selvagens,. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

Jon Snow, Fantasma e Tormund assistem enquanto gigantes passam por eles em fileiras de dois, montados em seus mamutes. Jon fica maravilhado. Ele tenta contá-los, e estima que deve haver mais de centenas. Jon pensa nas histórias da Velha Ama e agora percebe que os verdadeiros gigantes são muito diferentes: eles são peludos como seus mamutes e lembram Jon mais de ursos do que de pessoas. Ele acha que têm cerca de três a quatro metros de altura. Seus peitorais são mais humanos, mas seus braços pendem muito baixos e a parte inferior do torso parece ser mais larga que a parte superior do torso. Suas pernas são mais curtas que os braços e muito grossas, e os gigantes não usam botas. Seus pés são largos, achatados, duros, calosos e pretos. As enormes cabeças pesadas elevam-se sem pescoço entre as omoplatas e seus rostos são brutos e achatados. Os gigantes têm olhos de ratos minúsculos, pouco maiores que pérolas, e farejam constantemente porque seu olfato é extremamente bom. Eles não usam peles, afinal são muito peludos. A maioria dos gigantes usam clavas, as quais muitos gigantes amarram pedras, de modo que se formam enormes maças ou estrelas da manhã. Jon sente um fedor terrível, que também pode vir dos mamutes. Tormund cumprimenta um gigante de aparência mais velha. É Mag Mar Tun Doh Weg, também chamado de Mag o Poderoso, o líder dos gigantes. Tormund o cumprimenta no Idioma Antigo, e o gigante responde. Então, Tormund o orienta a voltar ao topo da coluna para que Mance não fique com raiva.

No caminho de volta, Jon pergunta a Tormund sobre seus apelidos. Primeiro, Tormund explica por que ele é chamado de "terror dos gigantes": em um inverno muito frio, ele uma vez abriu uma giganta e aqueceu-se dentro de sua barriga. Na primavera, porém, ela acordou e o amamentou por um tempo, pois pensava que ele era seu filhote, antes que ele pudesse escapar depois de três meses. Uma segunda história, explica o apelido "esposo das ursas": durante outro inverno em que Tormund ficou coberto de neve em seu Solar Ruivo e apenas um barril de hidromel lhe fez companhia. Ele ficou bêbado e logo só conseguia pensar em uma mulher bonita que morava nas proximidades, mas que era muito temperamental. Finalmente não aguentou mais, enrolou-se nas peles mais grossas e saiu para procurá-la. Logo ele a encontrou, tão envolvida em peles quanto ele, lutou com ela e conseguiu arrastá-la para o Solar Ruivo. Lá ele tirou todas as suas peles e a amou a noite toda. Na manhã seguinte, ela se foi e a tempestade cessou, mas o corpo de Tormund estava machucado e coberto de cortes. Havia uma pele de urso no chão. Logo as pessoas estavam falando sobre uma ursa nua que vivia na floresta com dois filhotes estranhos.

Eles falam sobre Ygritte

Então Tormund pergunta se ele recusou Ygritte pois seria castrado ao voltar para a Patrulha da Noite. Jon já havia percebido o interesse da garota. Quando Mance lhe deu um casaco de pele de carneiro e ele foi dividido no grupo de Tormund, Ygritte e Ryk Lança-Longa também se juntaram a ele. Todas as noites ela deita suas peles ao lado da dele, e uma noite ela se aninhou, e ele lutou contra sua excitação. Então Jon passou a manter Fantasma perto para mantê-la afastada, assim como alguns cavaleiros colocam uma espada entre si e uma senhora à noite - pelo menos era o que a Velha Ama dizia. Em outro dia, ela sugeriu que nadassem juntos na água gelada e depois esquentassem um ao outro. Jon passou a observar Ygritte mais de perto. O Povo Livre celebra sua beleza por causa de seu cabelo ruivo flamejante, que é raro ali, e supostamente um sinal de boa sorte, mas para Jon ela tinha apenas uma beleza comum no início. Mas ao dar uma segunda olhada agora, ele percebe que gosta dela: ele nota particularmente seu sorriso, seus olhos e seu canto suave. Mas agora ele se lembra do juramento que havia feito para a Patrulha em frente ao represeiro. Ele tenta se safar, mas Tormund insiste e diz que os dois são livres e que podem fazer o que quiserem. Jon diz que não quer ter um bastardo, algo que Tormund não consegue entender.

Membros dos homens morsas em seu trenó de ossos de morsa
(por Paolo Puggioni © Green Ronin)

Jon pensa em quão diferentes são os selvagens em relação as pessoas ao sul da Muralha. Eles não têm leis, nem honra e nem decência, eles se roubam, se reproduzem como animais, não acreditam em casamento e dão à luz inúmeros bastardos. Jon gosta de Tormund cada vez mais, assim como Ryk Longa-Lança, e ele prefere não pensar em Ygritte, mas gosta ainda mais dela. No entanto, muitos outros selvagens o assustam: Camisa de Chocalho e o Chorão cortariam sua garganta sem pensar, Harma Cabeça-de-Cão odeia cães e mata um a cada 14 dias para carregar sua cabeça como um estandarte, o sem orelhas Styr é praticamente adorado por seu povo como um deus, Varamyr é um warg que pode controlar um urso das neves, três lobos e um gato das sombras. Há muitos selvagens mais terríveis dos confins da floresta assombrada, dos vales ocultos das Presas de Gelo, e também os homens da Costa Gelada em carruagens feitas de ossos de morsa puxados por matilhas de cães selvagens. Depois, há os horríveis clãs dos rios de gelo que supostamente são canibais, ou os habitantes das cavernas com seus rostos azuis, roxos e verdes, e os cornopés que andam com os pés descalços, tão duros quanto couro. Muitos deles nunca viram a Muralha e falam a Língua Antiga e não entendem a Língua Comum de forma alguma, mas Mance os uniu em um povo comum chamando cada aldeia e cada tribo, e convenceu cada Magnar individualmente, o que levou anos. Para Jon, é claro que Mance é um verdadeiro rei, mesmo que não usasse um manto ou uma coroa. Jon não tinha descoberto muito, entretanto. Se os selvagens estavam procurando alguma arma mágica para quebrar a Muralha, eles não se gabavam disso. Jon tem que ficar se lembrando de qual é a tarefa que Qhorin deu a ele. Se for preciso, ele terá que matar Mance, mesmo que isso signifique sua própria morte. Mas ele também deve fazer isso pela Casa Stark, que protegeu o Norte dos selvagens por 8.000 anos. Com este pensamento, Bran e Rickon, Meistre Luwin, Sor Rodrik Cassel, a Velha Ama, Farlen, Mikken, Gage, todos vêm à sua mente. Na esperança de não cometer um assassinato desonroso, ele pensa no que está por vir: 300 irmãos da Patrulha da Noite estavam escondidos no Punho dos Primeiros Homens e provavelmente Jeor Mormont estava sendo informado pelos batedores, Jarman Buckwell ou Thoren Smallwood sobre o que estava acontecendo nas montanhas. Jon entende que Mance é o único que mantém todo o exército selvagem unido, e se ele morrer, toda a horda se despedaçará. Os selvagens são completamente indisciplinados, só aqui e ali há um lutador que poderia atingir a Patrulha, mas ou eles estão no final da coluna ou na vanguarda ou com Mance no meio com as provisões, ou seja, cerca de um em cem está a cavalo.

Jon é atacado por Orell e levado para Mance Rayder

Depois de algumas horas, eles alcançam o grupo de Tormund. Enquanto isso, está nevando forte e Fantasma parte para caçar. Ygritte vai até eles para perguntar se Jon finalmente acredita na existência de gigantes. Ela começa a cantar a música O Último dos Gigantes, e Tormund e Ryk se juntam a ela. Os filhos de Tormund Toregg e Dormund, e sua filha Munda, também cantam junto. Logo todo o grupo está cantando. Quando a música termina e Jon percebe que Ygritte está chorando, ela diz que ele não sabe de nada.

De súbito, Orell ataca Jon em sua forma de águia. Ele cava suas garras no rosto de Jon, mas não alcança seus olhos. Jon fica gravemente ferido de qualquer maneira. Camisa de Chocalho também aparece e pede a Tormund para entregar Jon porque ele deveria levá-lo. Jon se levanta e declara que irá. Ele quer Fantasma, mas o lobo gigante ainda está à caça. Ygritte exige que ela possa ir junto.

Eles galopam por três quilômetros ao longo da coluna através da tempestade de neve, cruzando o Guadeleite e vendo o Punho dos Primeiros Homens em sua frente. Eles contornam a encosta sul em silêncio e lá encontram um cavalo morto. Na encosta, eles encontram muitos mais cavalos mortos com as pernas torcidas, e os selvagens saqueiam tudo o que é possível dos animais. Eles continuam. Junto à muralha anelar eles se enfiam através de um vão inclinado entre as pedras. Dentro da muralha, parece muito pior: corvos estão voando por toda parte, se alimentando de cavalos e cachorros mortos. Jon percebe que os homens estavam tentando sair dali, e não se proteger de algo externo. No final do acampamento, Mance Rayder está usando uma cota de malha e um elmo de bronze. Com ele estão Jarl, Harma, Styr e Varamyr com seus lobos e o gato das sombras. Quando Mance pergunta a Jon o que aconteceu com seu rosto e Ygritte responde por ele, Mance avisa que ele perguntou a Jon. Ele pergunta a Jon quantos irmãos da Patrulha da Noite estavam alerta de sua chegada, alertando Jon a não mentir para ele novamente. Jon admite que havia 300 irmãos, 200 de Castelo Negro e 100 da Torre Sombria. Mance continua perguntando quem estava no comando do acampamento, e após hesitação Jon responde que era o próprio Jeor Mormont enquanto Bowen Marsh estava no comando de Castelo Negro. Jon, vendo quantos patrulheiros morreram aqui, e percebendo que Mance pode matá-lo por mentir, diz a verdade. Se lembrando da tarefa de Qhorin, ele explica como a Patrulha da Noite fechou o Punho: O lugar era alto e forte, e Jeor tornou-o mais forte. Cavou fossos e colocou estacas, armazenou comida e água. Estava pronto para emboscar Mance Rayder. Mance responde que não teria sido tão estúpido a ponto de invadir a colina de qualquer maneira, mas que agora eles sabem por que ainda não foram atacados. Ele ordena que Varamyr envie seus lobos para procurar por criaturas, e Camisa de Chocalho para dobrar as patrulhas.

Camisa de Chocalho exige permissão para matar Jon, mas Ygritte tenta defendê-lo: ele apenas tentou proteger seus irmãos negros, mas ao contrário de suas ordens, ele manteve os selvagens vivos também, matou Qhorin e também dormiu com ela por várias noites. Isso acalma Mance e ele ordena que os dois vão até a Muralha com Jarl e Styr no dia seguinte para escalá-la. Styr reclama, mas Mance explica que Jon conhece bem a Muralha e Castelo Negro, e que será muito útil. Depois que Mance sai, Jarl instrui Jon a cuidar de seu rosto e Camisa de Chocalho avisa Ygritte para não mentir. Jon puxa garralonga e ameaça a Camisa de Chocalho, o que lembra Jon que ele não tem um lobo gigante ao seu lado para ajudá-lo, mas naquele momento eles notam Fantasma que está sentado nas pedras os observando. Camisa de Chocalho sai trotando praguejando. Somente quando eles cruzam o Guadeleite novamente Jon ousa falar com Ygritte sobre sua mentira. Ela diz que não estava mentindo porque pretende dormir com ele na próxima noite.

Citações


Jon: Por que está chorando? Foi só uma canção. Há centenas de gigantes, acabei de vê-los.
Ygritte: Oh, centenas. Não sabe nada, Jon Snow.
—— Jon e Ygritte segundos antes do ataque de Orell.

Listas

Personagens

Lugares

Outros termos

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Sturm der Schwerter - Kapitel 15 - Jon II, um artigo de Das Lied von Eis und Feuer Wiki.