A Tormenta de Espadas - Epílogo

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 17h32min de 20 de novembro de 2020 por GatadosCanais (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Epílogo
Capítulo de A Tormenta de Espadas
A Tormenta de Espadas.jpg
PDVMerrett Frey
LocalPedravelhas, Terras Fluviais, Westeros
Página832-840 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Sansa VII ← Epílogo → Apêndice

Merrett Frey é enforcado pela Irmandade Sem Bandeiras a mando da Senhora Coração de Pedra.

Sinopse

A Senhora Coração de Pedra. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

Merrett deve libertar Petyr Frey

Merrett Frey está a caminho de Pedravelhas, onde ele deve resgatar Petyr Frey por um resgate de um grupo fora da lei que é liderado por Beric Dondarrion. Nevou um pouco e eles estão lutando para prosseguir. As encostas abaixo das ruínas do castelo são densamente arborizadas, e Merrett teme que os bandidos se escondam lá para vigiá-lo. Merrett odeia homens fora da lei, porque acredita que bandidos roubaram sua vida. Pelo menos é disso que ele sempre reclama quando bebe demais, e isso acontece com frequência. Ele bebe porque isso ajuda contra suas constantes dores de cabeça, contra sua briguenta esposa Mariya Darry, seu pai, Lorde Walder Frey, e seus filhos inúteis.[1]. Suas dores de cabeça às vezes são tão fortes que ele só consegue ficar deitado em um quarto escuro com uma toalha molhada sobre os olhos. Ele tem ouro como resgate para comprar Petyr de volta. Merrett não é particularmente respeitado em sua família ou por seu pai, e ele quase teve que implorar para ter permissão para fazer esse trabalho. Ele espera ganhar prestígio se levar Petyr de volta para as Gêmeas ileso.

Petyr foi capturado depois de fugir com uma prostituta do acampamento. Merrett não pode culpar Petyr, cujo rosto está desfigurado por inúmeras espinhas, e cuja esposa Mylenda Caron não só tem o dobro da idade dele, mas também tem um relacionamento com seu irmão mais velho, o Walder Negro. Walder Negro é um homem que toma o que deseja, mesmo que seja a mulher do irmão. E dizem que ele teve alguns outros relacionamentos: com Janyce Hunter, outra cunhada, e também com Walda Gorda, e alguns até afirmam que ele conhecia a sétima esposa de Lorde Walder, Annara Farring, melhor do que deveria. Merrett pensa em seu pai, Lorde Walder, que em breve fará 92 anos e provavelmente não viverá muito. Com sua língua afiada, ele cuida de seu povo, mesmo daqueles que aos seus olhos são uma decepção. Merrett já tem medo da hora após sua morte. Quando Sor Stevron Frey estava vivo, as coisas pareciam bem para Casa Frey, mas agora que seu filho, Sor Ryman Frey é herdeiro, Merrett não tem mais tanta certeza sobre isso, pois Ryman é um homem ganancioso. Seus dois filhos Edwyn Frey e Walder Negro são ainda piores. O coxo Lothar Frey é da opinião que os dois não se suportam, mas Merrett acha que Lothar é ainda mais perigoso: Lorde Walder ordenou o Casamento Vermelho, mas Lothar arranjou junto com Lorde Roose Bolton até as músicas a serem tocadas.

Merrett pensa em sua vida

Merrett presume que, quando Lorde Walder morrer, o novo lorde manterá nas Gêmeos apenas aqueles que pareçam úteis para ele, e o resto será expulso. Ele se preocupa com seu futuro porque não tem terras ou renda, e para se tornar um cavaleiro andante ele deveria ter sido nomeado cavaleiro antes. Merrett é um homem alto, de estatura média, que ficou um pouco mais gordo, mas era quase tão forte na juventude quanto seu irmão Hosteen Frey, que é comumente considerado o filho mais forte de Lorde Walder.

Quando menino, ele foi enviado para Crakehall para crescer com a família de sua mãe Amarei Crakehall. Lorde Sumner Crakehall então o fez um escudeiro, e todos esperavam que ele logo se tornasse um cavaleiro. Jaime Lannister também era escudeiro de Crakehall na época, mas Merrett não conseguiu acompanhar Jaime: enquanto Jaime se cobria de fama, Merrett pegou gonorreia de uma seguidora de acampamentos, e mais tarde foi capturado por uma mulher, que se autodenominava Cerva Branca e teve que ser salvo por Lorde Sumner. No entanto, na batalha que se seguiu, ele foi atingido na cabeça por uma maça e ficou inconsciente por 14 dias, de modo que muitos pensaram que ele nunca mais acordaria. Então ele acordou, mas desde então sente dores de cabeça muito fortes e, portanto, um título de cavaleiro não era mais concebível. Lorde Sumner o mandou de volta para as Gêmeas, onde ele teve que ouvir os insultos de Lorde Walder.

Depois disso, sua vida foi piorando continuamente: seu pai foi conseguiu arranjar-lhe um casamentp com uma das filhas de Lorde Darry[2] na época em que os Darry ainda se mantinham numa posição elevada nos favores do rei Aerys II Targaryen. Mas assim que ele se casou com ela, Aerys perdeu seu trono e a Casa Darry perdeu o poder. Sua esposa o desprezou desde o início, deu-lhe apenas filhas no início, cinco em número, incluindo uma natimorta e outra que não sobreviveu à infância, e só então um filho, o Pequeno Walder.

A filha mais velha Amerei Frey foi então pega um dia com três cavalariços nos estábulos, e Merrett teve que casá-la com Sor Pate do Ramo Azul, um cavaleiro andante. Então Pate teve a ideia estúpida de derrotar Sor Gregor Clegane, e Ami ficou viúva.

Então Lorde Roose Bolton de todas as filhas e netas de Lorde Walder escolheu a segunda filha de Merrett, Walda Gorda. Ele esperava que sua sorte agora mudasse para melhor, porque a aliança com Bolton fora importante para os Frey, mas Lorde Walder deixara claro para ele que Lorde Bolton só escolhera sua filha porque lhe dera uma noiva que lhe deu lucro. Ele havia prometido a Roose o peso da sua noiva em prata para o seu dote, e Walda era a neta mais gorda. Lorde Walder então chamou Walda de "porca vestida de seda" e reclama que ele poderia ter feito a aliança pela metade do preço se ela não tivesse comido tanto em sua vida.

Então ele teve que experimentar sua mais recente humilhação durante o chamado Casamento Vermelho. Lothar Frey, o arquiteto do massacre, atribuiu-lhe uma tarefa de acordo com suas habilidades: ele deveria incapacitar Grande Jon Umber ficando bêbado com ele. No casamento, ele conseguiu fazer Grande Jon beber a quantidade de vinho que seria suficiente três homens, mas depois de Roslin ser levada ara a cama, ele ainda conseguiu pegar uma espada de um atacante e quebrar seu braço no processo. Foram necessários oito homens para acorrentá-lo, e Sor Leslyn Haigh perdeu uma orelha que Grande Jon arrancou com uma mordida.

Merrett chega a Pedravelhas

Merrett agora sente que a dor de cabeça está piorando. Ele ainda espera ganhar o favor de Sor Ryman com o resgate e recompensa bem-sucedidos e, para isso, deve ter alcançado o topo da montanha ao pôr-do-sol, o que ele consegue fazer. Ele cavalga ao longo da muralha e entra nas ruínas do castelo, mas não vê ninguém. Não é a primeira vez que ele pensa em fugir com o ouro e beber. Ele ouve uma música suave e triste, e a segue. Em um túmulo de pedra desgastado Tom Sete-Cordas se senta e canta a Canção de Jenny. Merrett reclama que o cantor está sentado na tumba do rei de Tristifer IV Mudd, mas Tom é indiferente. Ele pergunta a Merrett se ele o reconhece já que era primo de Pate e cantou no casamento de Amerei, embora ele nunca tenha sido pago por isso. Então Tom pergunta por que ele nunca foi convidado para as Gêmeas por Lorde Walder, já que ele ouviu que Lorde Walder gostava de música alta.

De repente, os vinte foras-da-lei restantes emergem dos arbustos atrás dele e Merrett é cercado. Eles estão mal equipados e usam peças de armadura que foram presas entre si. Há uma mulher com eles que usa um casaco com capuz que é grande demais. O líder, vestindo um casaco amarelo, pergunta sobre o ouro. Merrett diz que os cem dragões de ouro estão em seu alforje, mas que ele quer ver Petyr primeiro. Um caolho vai até o alforje, simplesmente estende a mão e verifica o ouro. Merrett percebe o perigo de que eles simplesmente tomem o ouro e fiquem com Petyr, e ele pergunta por Lorde Beric Dondarrion, esperando que o ex-lorde ainda tenha alguma honra nele. Quando o caolho responde que é Beric, o líder de manto amarelo o chama de mentiroso, e todos os foras da lei passam a brincar mostrando que sempre há um Lorde Beric diferente atuando, e eles parecem estar constantemente trocando de papéis. Limo se desculpa por Lorde Beric, dizendo que ele é necessário em outro lugar, e Merrett entra em pânico. Merrett pergunta por Petyr, e os foras da lei dizem que ele está no bosque sagrado e eles o levarão até ele. Notch pega o cavalo de Merrett.

Merrett é enforcado

Enquanto eles caminham pela colina e se aproximam do bosque sagrado, Merrett vê Petyr pendurado em um galho. Merrett não tem escolha a não ser dizer o óbvio e lembra que entregou o ouro no prazo, mas os bandidos apenas amarram suas mãos atrás das costas e dizem que mentiram. Então, alguém amarra uma corda de cânhamo em seu pescoço e joga a ponta em um galho. Merrett não tem escolha a não ser ameaçá-los dizendo que é um Frey, mas Limo diz que Petyr disse isso também. Limo diz que só queria uma resposta, então deixaria Merrett ir, e Merrett está pronto neste momento para dizer a eles qualquer coisa, se isso puder salvar sua vida. Tom pergunta sobre Sandor Clegane, que foi visto por barqueiros no Tridente e por um fazendeiro na estrada do rei, então eles sabem que ele estava a caminho das Gêmeas. Sandor também tinha uma menina de dez anos ou um menino com ele, mas Merrett responde que ninguém o viu no casamento. Tom dá a ordem para enforcar Merrett, e suas suplicas não o ajudam. Quando ele faz xixi nas calças e menciona seus filhos em desespero, Jack responde que Robb Stark nunca terá filhos. Merrett tenta justificar o Casamento Vermelho como um ato de vingança e menciona que a senhora Catelyn matou o pobre Guizo e outros cinquenta homens bons morreram nos campos como Sor Garse Goodbrook ou Sor Tytos Frey. Além disso, o lobo gigante de Robb matou quatro lobeiros e arrancou o braço do mestre do canil com uma mordida. Limo o lembra que os Freys costuraram a cabeça de Vento Cinzento no corpo de Robb após a carnifinica, mas Merrett diz que ele apenas bebeu, e que foi seu pai, lorde Ryman e lorde Roose quem realizaram tudo. Ele acrescenta que foi Lothar armou as tendas de maneira a caírem e pôs os besteiros na galeria com os músicos, e que foi Walder Bastardo liderou o ataque aos acampamentos. Em desespero, Merrett apela para um julgamento por batalha porque, afinal, nada poderia ser provado ali, pois não há testemunhas de que ele esteve envolvido. Tom diz que Merrett está errado neste ponto e ele chama a mulher com o manto e capuz.

Quando Catelyn Tully puxa o capuz para trás, o peito de Merrett aperta porque ele viu Catelyn morrer e pode testemunhar que ela foi jogada no rio nua e morta. Raymund Frey cortou a garganta dela. O manto cobre a ferida no pescoço. A carne tornara-se esponjosa na água e tomara a cor do leite coalhado. Metade dos cabelos tinha desaparecido, e o resto ficou tão branco e quebradiço como o de uma velha. Sob o couro cabeludo destroçado, o rosto era feito de pele rasgada e sangue negro, nos locais em que a cortara com as próprias unhas. Mas os olhos eram aquilo que tinha de mais terrível. Os olhos o fitavam, e o odiavam.

Ela agora está muda porque o corte em seu pescoço foi muito profundo. Com um aceno de cabeça, ela confirma que Merrett esteve envolvido no massacre, e os foras da lei enformcam Merrett antes que ele possa protestar.

Citações


Um dia esperei me tornar o maior cavaleiro que algum dia baixou uma lança para o ataque. Os deuses me roubaram isso. Por que não haveria de beber uma taça de vinho de vez em quando? Ajuda minhas dores de cabeça. Além disso, minha mulher é uma megera, meu pai me despreza, meus filhos são inúteis. O que tenho eu que me leve a ficar sóbrio?
—— pensamentos de Merrett Frey.



Não. Não, eu a vi morrer. Ela esteve morta durante um dia e uma noite antes de a despirem e atirarem seu corpo no rio. Raymund abriu a garganta dela de orelha a orelha. Ela estava morta.
—— pensamentos de Merrett Frey.

Links externos

Referências

  1. Ele é o pai de Amerei Frey, de Walda Gorda Frey, de Marissa Frey e de Pequeno Walder Frey.
  2. Este lorde provavelmente era o irmão mais velho de Raymun Darry. É relatado que na Batalha do Tridente os três irmãos mais velhos de Raymun morreram. Veja: Eddard III de A Guerra dos Tronos.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Storm of Swords-Epilogue, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.