Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

1 251 bytes adicionados ,  00h30min de 14 de outubro de 2019
m
sem sumário de edição
| image_TV_series= [[Arquivo:Daenerys Targaryen S7 Promo Image.png|275px]]
| Played_by = [http://www.imdb.com/name/nm3592338/ Emilia Clarke]
| TV_series = [[Primeira Temporada|1ª Temporada]] {{!}} <br>[[Segunda Temporada|2ª Temporada]] {{!}} <br>[[Terceira Temporada|3ª Temporada]] {{!}} <br>[[Quarta Temporada|4ª Temporada]] {{!}} <br>[[Quinta Temporada|5ª Temporada]] {{!}} <br>[[Sexta Temporada|6ª Temporada]] {{!}} <br>[[Sétima Temporada|7ª Temporada]]<br>[[Oitava Temporada|8ª Temporada]]| Episodes = 56 62 episódios <small>[[#Aparições|(ver seção)]]</small>
}}
'''Daenerys Targaryen''', também chamada '''Daenerys Nascida da Tormenta''' ou '''Dany''', é a última remanescente confirmada da [[Casa Targaryen]] e uma das principais [[Personagens PDV|personagens PDV]] nos livros. Na [[Game of Thrones|série de televisão]] é interpretada pela atriz [https://pt.wikipedia.org/wiki/Emilia_Clarke Emilia Clarke].
==Aparência e personalidade==
:''Veja também: [[:Categoria:Imagens de Daenerys Targaryen|Imagens de Daenerys Targaryen]]''
<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:Daenerys Targaryen Тхе Мичо.jpg|thumb|200px|esquerda|Daenerys, por Тхе Мичо ©]]</div>
Daenerys é uma jovem adolescente. É baixa e muito bonita, com cabelos loiro-platinados e olhos violeta, comuns aos membros da Casa Targaryen.
Em sua infância, Dany era uma garota tímida e dócil, com pouca confiança e auto-estima. Ela não conheceu outra vida além da que teve no exílio, dependente de seu irmão, [[Viserys Targaryen]], que a amedrontava. Ele era a única família que ela conhecia, mas foi um guardião cruel, propenso a mudanças de humor e surtos de violência.
Seu casamento com Khal [[Drogo]] foi um divisor de águas em sua vida: a necessidade de adaptação ao modo de vida dos [[dothraki]] no khalasar foi difícil, mas significou o início de sua independência perante seu abusivo irmão, e ela se tornou uma mulher forte, confiante e corajosa. Apesar disso, ela não esqueceu como era ser uma criança maltratada, e suas experiências a contribuíram para que se tornasse uma conquistadora um tanto propensa à piedade. Ela é determinada a trazer justiça a seu reino, e põe o fim da escravidão como uma prioridade particuparparticular. A despeito de sua compaixão, porém, ela é capaz de ser dura e impiedosa com seus inimigos.
É dito que os Targaryen tendem a ser homens loucos ou governantes brilhantes, e Daenerys parece ter herdado o dom natural da liderança. Seus seguidores tem por ela grande respeito e amor, e ela é frequentemente comparada ao irmão [[Rhaegar Targaryen|Rhaegar]] no que diz respeito ao seu carisma como líder, determinação, inteligência e forte senso de justiça. Suas principais fraquezas como governante são sua juventude e relativa inexperiência mas, ainda assim, ela aprende rápido com seus enganos.
Daenerys nasceu enquanto uma grande tempestade caía sobre Pedra do Dragão e destruía a frota Targaryen, sendo esta a razão para chamarem-na de "Daenerys Nascida da Tormenta". Sua mãe morreu no parto.
Naquela época, a guerra já estava perdida. [[Robert Baratheon]] reivindicou o Trono e Aerys e os herdeiros de Rhaegar foram mortos, o que fez com que Daenerys e seu irmão Viserys se tornassem os últimos membros vivos da Casa Targaryen. A guarnição de Pedra do Dragão decidiu se render aos rebeldes para poupar suas vidas, mas antes que pudessem fazê-lo, Sor Willem Darry, acompanhado por outros lealistas, levou as crianças para o exílio na Cidade Livre de Bravos. Era ali que Daenerys vivia iria viver os próximos anos de sua infância, na [[Casa da Porta Vermelha|casa com a porta vermelha]].
Sor Willem era velho e doente, mas Dany se lembra de como ele sempre a tratou com carinho. Depois que ele morreu, os empregados expulsaram os jovens Targaryen da casa. Dany chorou quando foi forçada a ir embora.
Apesar de seu medo e apreensão em relação a Drogo e seu povo, Dany não tem escolha. Após o casamento o cavaleiro exilado Sor [[Jorah Mormont]] oferece seus serviços a Daenerys e se torna seu companheiro mais próximos. Dois dos melhores presentes de casamentos de Daenerys são uma magnifíca égua prateada e três ovos de dragões petrificados.
<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:MKomarck DaenerysTheUnburnt.jpg|250px|thumb|left|Daenerys e o nascimento dos seus [[dragões]], por Michael Komarck. © ]]</div>
Daenerys (agora [[Khaleesi]]) seu irmão e seu [[khalasar]] (grupo liderado por Khal Drogo) viajam para a única cidade Dothraki, [[Vaes Dothrak]]. Daenerys, agora com quatorze anos, engravida, e Viserys se torna cada vez mais impaciente com a espera da ajuda de Drogo e seu exército.
Quaithe lhe deu a seguinte advertência:{{Quote|Para ir ao norte, deve viajar para o sul. Para alcançar o oeste, tem de ir para o leste. Para ir em frente, deve voltar para trás, e para tocar a luz, tem de passar sob a sombra.}}
Depois de perceber que nem Xaro, nem os [[Puronatos]] nem qualquer outro comerciante de Quarth a ajudaria, Daenerys decidiu ir até a Casa dos Imortais com Pyat Pree.
Na Casa dos Imortais, Dany viu presságios misteriosos e ouviu profecias vagas, quando Daenerys encontrou os Imortais, eles tentaram matá-la, até que Drogon entrou e ateou fogo em tudo, destruindo a Casa dos Imortais.
Enquanto sem sucesso procurava um navio para deixar Qarth, Daenerys notou que dois homens a seguiam. Daenerys se distraiu e quando um dos [[Homens Pesaroso Pesarosos]] tentou envenená-la com uma [[manticora]]. , [[Barristan Selmy|Arstan Barba-Branca]], um dos homens que a estava seguindo , bateu em sua mão matando a manticora a tempo de impedir o assassinato. Os dois homens então se apresentaram como enviados pelo Magíster Illyrio Mopatis. O segundo homem, um eunuco enorme e velho chamado [[Belwas]], o Forte, era um lutador das arenas de [[Meereen]] que deveria ser o guarda-costas de Dany. Junto com os dois homens, Illyrio enviou três navios mercantes para levar Dany e seu povo para [[Pentos]].
===''A Tormenta de Espadas''===
*Ver também: ''[[Campanha Targaryen na Baía dos Escravos]]''
<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:Daenerys_Targaryen_Elia_Fernández.jpg|250px|thumb|left|''Daenerys Targaryen'', por Elia Fernández.]]</div>Durante a viagem, Daenerys foi convencida por Sor Jorah a mudar o curso do navio, partindo para a [[Astapor]]. Lá, ela poderia comprar soldados os [[Imaculados]], soldados-escravos que eram considerados a melhor infantaria do mundoconhecido. Ele Jorah também aproveitou para declarar seu amor por ela, algo que ela não correspondia propriamente.
Em Astapor, Daenerys começou a ter dúvidas sobre a utilização dos escravos. Ainda assim, ela decidiu comprar todos os Imaculados que Astapor tinha para vender, oferecendo as mercadorias de Illyrio nos navios e um de seus dragões: Drogon. Para ajudá-la a comandar os soldados, os [[Bons Mestres]] de Astapor lhe deram [[Missandei]], uma escrava dócil que lhes servia de tradutora e escriba. Dany a libertou, mas mesmo assim Missandei decidiu ficar a seu serviço.
Ao receber o comando dos Imaculados, Dany traiu os Bons Mestres, açulando Drogon para que eles os atacasse. Depois, ela ordenou aos Imaculados que tomassem a cidade, matando diversos feitores e senhores escravocratas. Com a cidade tomada, ela deu liberdade a todos os escravos, incluindo seus Imaculados, o que lhe valeu a alcunha de Quebradora de Correntes. Depois, formou um conselho para governar Astapor e partiu, acompanhada de seus Imaculados e de diversos outros libertos, para a próxima cidade escravagista: [[Yunkai]].
[[Arquivo:MagaliVilleneuve DaenerysTargaryen fire and dragons.jpg|300px|thumb|Daenerys Targaryen e seus dragões, ''por Magali Villeneuve ©''.]]
Yunkai se preparou para a batalha, contratando os [[Segundos Filhos]] e os [[Corvos Tormentosos]], além de levantar um exército de quatro mil homens. Daenerys parlamentou com os chefes mercenários, tentando passá-los para o seu lado. Conseguiu seu intento com [[Daario Naharis]], chefe dos Corvos Tormentosos. Aos Segundos Filhos ela ofereceu um bom estoque de vinho, de modo que os capitães da companhia já estavam bêbados durante a noite. Diante da inação dos Segundos Filhos e da traição dos Corvos Tormentosos, o exército yunkaita foi posto em fuga pelos Imaculados de Daenerys. Após alguns dias, Yunkai se rendeu, a cidade foi aberta e os soldados foram libertados. Às centenas, eles se reuniram em torno de Daenerys e a chamaram de ''mhysa'' (mãe).
===''A Dança dos Dragões''===
Daenerys enfrentou enfrenta dificuldades para governar Meereen. Criou-se uma [[guerra nas sombras]], na qual uma organização ligada aos antigos [[Grandes Mestres]], os chamados [[Filhos da Harpia]], passaram a matar os escravos libertos e Imaculados. Perto de seus cadáveres, eles deixavam o desenho de uma harpia feita em sangue, ameaçando os seguidores da Rainha Dragão.
Em Meereen, os homens tradicionalmente usavam cabelos oleados, penteados sob diversos formatos em honra à sua cultura ghiscari. Para mostrar sua devoção, os apoiadores de Dany passaram a raspar a cabeça, liderados por [[Skahaz mo Kandaq]], o Cabeça Raspada. Um outro senescal dela era [[Reznak mo Reznak]]. Dany também formou companhias de guerreiros com seus libertos.
Em desespero e solidão, Dany se entregou a Daario Naharis, tomando-o como amante. Nesse meio tempo, a [[Graça Verde]], [[Galazza Galare]], lhe propôs um plano: um casamento com o nobre [[Hizdahr zo Loraq]], que poderia pôr fim à guerra nas sombras. Daenerys aceitou com a condição de que ele fosse capaz de parar as mortes por noventa dias. Hizdahr aceitou. [[Ben Mulato Plumm]], o líder dos Segundos Filhos, por sua vez, descobriu que Dany não podia mais controlar seus dragões, e se aliou aos yunkaitas contra ela.
[[Quentyn Martell]], após diversos obstáculos, conseguiu chegar à Meereen [[Pacto secreto de casamento|para propor a aliança ]] de [[Dorne]] para Daenerys, mas o casamento com ele era uma das condições. Como Hizdahr conseguira cumprir sua promessa, Dany se viu obrigada a casar com ele, rejeitando o dornês.
Com o apoio de Hizdahr, Dany fez a paz com Yunkai. Ela concordou em não atrapalhar mais o comércio de escravos com a condição de que os libertos de Meereen não fossem mais escravizados.
{{Quote|Com tanta fumaça à deriva no [[Westeros|oeste]], deve ter algum fogo queimando no [[Essos|leste]].|Sor [[Kevan Lannister]], sobre os rumores da rainha prateada e seus três [[dragões]]}}
 
==Família==
{{TargaryenGenAgora}}
==Na série de televisão==
:''Veja também: [[:Categoria:Imagens de Daenerys Targaryen (Game of Thrones)|Imagens de Daenerys Targaryen em Game of Thrones]]''
===Aparições===
{{Aparições 1ª Temporada|sim|sim|sim|sim||sim|sim|sim|sim|sim}}
{{Aparições 6ª Temporada|sim||sim|sim|sim|sim||sim|sim|sim}}
{{Aparições 7ª Temporada|sim|sim|sim|sim|sim|sim|sim}}
{{Aparições 8ª Temporada|1=sim|2=sim|3=sim|4=sim|5=sim|6=sim}}
==FamíliaSobre a página=={{TargaryenGenAgora}}  ==Referências e Notas=={{Referências|2}}Esta página utiliza conteúdo baseado em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/Daenerys_Targaryen Daenerys Targaryen], um artigo de [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire].
{{Reis dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens}}
{{Personagens PDV}}
{{Personagens de Game of Thrones (Série de TV)}}
[[Categoria:Casa Targaryen]]
[[Categoria:Mulheres nobres]]
[[Categoria:Personagens PDV]]
[[Categoria:Exilados]]
[[Categoria:Personagens de Game of Thrones (Série de TV)]]
[[en:Daenerys Targaryen]]
[[es:Daenerys Targaryen]]
[[fr:Daenerys Targaryen]]
{{#seo:|keywords=daenerys targaryen, daenerys, dany, mãe dos dragões, khaleesi, crônicas, gelo e fogo, asoiaf, game of thrones'''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/Daenerys_Targaryen Daenerys Targaryen]. A lista de autores pode ser vista no [http://awoiaf.westeros.org/index.php?title=Daenerys_Targaryen&action=history histórico da página].}}
Editores, Administradores
8 731

edições

Menu de navegação