Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

9 249 bytes adicionados ,  21h25min de 1 de abril de 2019
sem sumário de edição
}}
"'''First of His Name'''" é o quinto episódio da [[quarta temporada]] da série de fantasia medieval ''[[Game of Thrones]]'', e o 35º episódio da série. Escrito por [http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Benioff David Benioff] e [http://pt.wikipedia.org/wiki/D._B._Weiss D. B. Weiss], criadores e produtores executivos do programa, e dirigido por [http://www.imdb.com/name/nm0533713/ Michelle MacLaren], foi transmitido originalmente em 4 de maio de 2014 pela [[HBO]] nos Estados Unidos.
 
 
== Enredo ==
 
===Em Porto Real===
O episódio começa com a coroação de [[Tommen Baratheon|Tommen]] da [[Casa Baratheon]], Primeiro de Seu Nome. Após a coroação do novo rei, vemos de longe [[Margaery Tyrell]] trocando sorrisos com ele, até vermos [[Cersei Lannister]] com um semblante furioso bloqueando a visão de Margaery. Surpreendentemente, a ex-rainha se aproxima de Margaery não com hostilidade, mas sugerindo que elas precisam unir forças, casando Margaery com seu segundo filho, um rei que é verdadeiramente bom. Margaery finge inocência, mas acaba rapidamente abraçando a ideia de se casar com o novo rei. No final da cena vemos ela falando que não sabe se chamará Cersei de irmã (por causa do futuro casamento com Loras) ou mãe.
 
Em [[Porto Real]], [[Tywin Lannister|Tywin]] e Cersei falam sobre as finanças da [[Coroa]]. A situação é calamitosa, muito mais grave do que Cersei esperava, porque já não há mais ouro nas minas de [[Rochedo Casterly]] para ser garimpado. A coroa ainda por cima está em dívida com o [[Banco de Ferro]] de [[Braavos]], e não há ouro em caixa para pagar a eles. Por isso a aliança com os [[Casa Tyrell|Tyrell]] nunca foi tão necessária. Cersei então fala sobre o julgamento, mas Tywin fica relutante em falar sobre isso, já que ele será juiz e deverá ser imparcial.
 
Mais tarde vemos [[Oberyn Martell]] e Cersei passeando pelos jardins do castelo, enquanto ele conta que está escrevendo um poema para uma de suas [[Serpentes de Areia|oito filhas]]. Sua quinta filha se chama [[Elia Sand|Elia]], em homenagem a [[Elia Martell|sua irmã]] que foi assassinada por [[Gregor Clegane]], e assim não há tristeza quando ele pensa de seu nome. Cersei pensa em [[Myrcella Baratheon|Myrcella]] em [[Dorne]], e Oberyn a tranquiliza dizendo que sua filha está feliz lá, nadando e brincando com as filhas dele. Ele promete levar para Myrcella, em Dorne, um presente de Cersei pelo dia de seu nome: um navio.
 
===Na [[Estrada do Rei]]===
[[Brienne de Tarth]] e [[Podrick Payne]] parecem não se dar bem. O garoto não sabe como montar um [[cavalo]], e sequer assar um coelho, pois passou tempo demais servindo [[vinho]] e pouco tempo fazendo coisas mais úteis. Mas Brienne descobre que ele até sabe algumas coisas, e inclusive já matou um homem importante em [[Porto Real]] e dá um voto de confiança, deixando que ele a ajude com sua armadura.
 
===Em Meereen===
Em [[Meereen]], a notícia da [[Casamento Púrpura|morte do Rei Joffrey]] traz um sorriso ao rosto de [[Daenerys Targaryen]]. Mas a conversa logo se torna menos agradável, quando ela fica sabendo que [[Daario Naharis]] e sua companhia de mercenários, os [[Segundos Filhos]], tomou a marinha na cidade sem a permissão dela. Ela no entanto considera usar os navios para tomar Porto Real. Mas [[Jorah Mormont|Sor Jorah]] tem más notícias: o povo de [[Yunkai]] foi re-escravizado pelos mestres, e [[Astapor]] agora está sendo governada por um ex-açougueiro. Depois de analisar a situação com Jorah, Daenerys chega à conclusão de que libertar as cidades não é suficiente: ela deve ganhar a confiança das pessoas e aprender a ser uma boa rainha. E diz que vai fazer isso reinando, adiando mais uma vez sua volta a Westeros e ficando na cidade que acabou de conquistar.
 
===Nas Terras Fluviais===
Nas [[Terras Fluviais]], [[Arya Stark]] recita sua [[Oração de Arya Stark|oração]] antes de dormir, para grande irritação do [[Cão de Caça]]. A lista cresceu e agora vemos nomes como [[Walder Frey]], a [[Melisandre|Mulher Vermelha]], [[Beric Dondarrion]] e [[Thoros de Myr]]. Antes de fechar os olhos, Arya recita o último nome em sua lista: [[Sandor Clegane|O Cão]].
 
No dia seguinte, O Cão acorda e encontra Arya longe, praticando suas técnicas de dança da água. Ele zomba do estilo leve dela, mas ela disse que aprendeu aquilo com seu professor [[Syrio Forel]], a [[Primeira Espada de Braavos]]. Ele o ridiculariza ainda mais, já que o homem foi morto por [[Meryn Trant]] e sequer tinha uma espada. E então ele a provoca até ela tentar furá-lo com [[Agulha]], mas a armadura o defende e ela a estapeia na cara, ensinando-a que um [[cavaleiro]] precisa estar armado e protegido.
 
===No Vale Arryn===
[[Mindinho]] e [[Sansa]] chegam ao [[Ninho da Águia]] no [[Vale]], e Lorde Baelish fala sobre como o castelo é inexpugnável, tendo um sistema de defesa único e naturalmente complexo. Ele a chama pelo nome de Alayne na frente de estranhos, dizendo que é sua sobrinha. Mas, ao encontrarem Lysa Arryn e Robin Arryn, ela é apresentada com seu verdadeiro nome. Sansa, apesar de tudo, é bem recebida pela tia e seu jovem primo.
 
Logo depois, em privacidade, Lysa e Petyr se beijam apaixonadamente e ela exige que eles se casem o quanto antes, ao mesmo tempo em que deixa escapar que ela tem realizado os desejos de Mindinho há anos, sendo ela a pessoa que [[venenos|envenenou]] o marido [[Jon Arryn]], a [[Mão do Rei]]. E que fez isso a mando de Mindinho, escrevendo depois uma carta a irmã [[Catelyn Stark]], culpando os [[Casa Lannister|Lannisters]] por isso.
 
Lysa tem um septão de prontidão a esperando do lado de fora. Ali, Lysa Arryn e Petyr Baelish se casam. Ela promete a Mindinho uma noite de núpcias barulhenta, e de fato faz isso, para total desconforto de Sansa que em seu pequeno quarto escuta a tudo incomodada.
 
Mais tarde, Lysa e Sansa provam seu desjejum lembrando-se de Catelyn, e o quanto ela amava doces quando jovem. O comercial de margarina vira um filme de terror quando Lysa tem um ataque de ciúmes e insegurança por causa da atenção que Mindinho teve com Sansa, fazendo questão de salvá-la em Porto Real. Sansa chora desesperada por causa das acusações da tia, e tenta se defender repetindo diversas vezes que é virgem, e que jura que nenhum homem a tocou. Sua tia então volta ao normal, confortando-a, como se nada tivesse acontecido. No final ela diz que, depois que [[Tyrion Lannister]] morrer, Sansa estará livre para se casar com seu filho Robin, e tornar-se a Senhora do Vale.
 
===Além da Muralha===
Próximo a [[Fortaleza de Craster]], [[Locke (TV)|Locke]] vasculha os arredores e vê a comitiva de [[Bran Stark]] dentro de uma das tendas. Lá dentro, Bran se desespera e se pergunta se eles vão sair da situação de cativeiro. [[Jojen Reed]] tranquiliza-o dizendo que eles irão, porque ele já viu isso em [[visão verde|seus sonhos]]. Na visão de Jojen, ele vê todos eles no extremo norte na [[Árvore-coração]] que Bran também já viu, o que significa que eles irão sobreviver a este encontro.
 
[[Karl (TV)|Karl]] e sua gangue entram na tenda e ameaçam [[Meera Reed]], deixando claro a intenção de estuprá-la. Jojen os interrompe oferecendo o seu dom da [[Visão Verde]], na esperança de salvar sua irmã caso consigam ajudar os homens de alguma forma. Ele começa a contar que Karl morrerá queimado e que a neve cobrirá seus ossos, mas Karl zomba dele. De repente o ataque da [[Patrulha da Noite]] começa.
 
Enquanto a luta toma forma do lado de fora, Locke rapidamente localiza Bran, cortando sua perna paralisada para verificar a sua identidade. Ele pega Bran e os outros são incapazes de detê-lo pois estão amarrados. Bran [[Troca-peles|entra na pele]] de [[Hodor]], que se liberta, corre e enfrenta Locke, quebrando seu pescoço.
 
A Fortaleza de Craster é um caos, homens matam e morrem por todo lado, mas há uma clara vantagem dos Patrulheiros porque os amotinados estão bêbados e foram pegos de surpresa. Jojen lembra a Bran que, se [[Jon Snow]] vê-los ali, ele não permitirá que Bran parta para o Norte para buscar o [[Corvo de Três Olhos]]. Bran vê o irmão de longe mas escolhe libertar [[Verão (lobo gigante)|Verão]] e fugir com os amigos antes de Jon vê-los.
 
Na cabana, Jon e Karl duelam, com Karl levando a vantagem, cuspindo na cara dele e chutando-o no chão. Quando ele está prestes a finalizar Jon, alguém o esfaqueia pelas costas. Ele se vira para descobrir uma das jovens esposas de [[Craster]] que ele brutalizou. Ele então se vira para matá-la, mas [[Garralonga|a espada de Jon]] o perfura através da cabeça.
 
A Patrulha então faz um balanço dos mortos, contam suas próprias perdas e percebem que Rast não está ali. Na floresta, Rast foge com toda a força que lhe resta, mas a gaiola dos lobos foi aberta. Com o som sinistro de [[corvos]] ao fundo, [[Fantasma (lobo gigante)|Fantasma]] o mata. Depois, o lobo chega a Jon e os dois se cumprimentam depois de muito tempo longe um do outro.
 
Por fim, as esposas de Craster se recusam a abrigar-se com a [[Patrulha da Noite]] na [[Muralha]], e anunciam que seguirão seu próprio caminho, mas ao mesmo tempo decidem queimar o lugar. A cabana de Craster então sobe em chamas, com os corpos dos mortos da batalha dentro dela.
 
== Sobre a Página ==
O conteúdo desta página é uma transcrição das pautas originais do [https://www.geloefogo.com/podcasteros Podcasteros], do site '''Gelo & Fogo'''. <br>Para escutar o episódio, visite [https://www.geloefogo.com/2014/05/podcasteros-11-episodio-4-05-first-of-his-name.html Podcasteros #11: Episódio 4.05, "First of His Name"].
[[en:First of His Name]]
[[es:El primero de su nombre]]
[[fr:Épisode 35]]
Arquitetos, Editores, Burocratas, Administradores
8 737

edições

Menu de navegação