Predefinição:ArtigoEmDestaque

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 09h03min de 13 de maio de 2019 por GatadosCanais (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Ilustrada por Kathryn Steele. ©

A Loucura Targaryen, é uma espécie de mácula que, aparentemente, parece transpassar gerações de membros da Casa Targaryen. Alguns podem não exibir a loucura na infância mas desenvolvê-la no decorrer dos anos, especialmente quando há circunstâncias que a encorajam. Esse foi o caso de Aerys II Targaryen, profundamente afetado pelo Desafio de Valdocaso. A loucura pode pular gerações.

Sor Barristan Selmy estava bem ciente dessa inclinação, e por isso optou por observar Daenerys com seu disfarce de Arstan Barba-Branca para se certificar de que ela não era louca antes de jurar-lhe sua espada.

Ele comentou que não viu a mácula na Targaryen, e tentou explicar a Daenerys de forma sutil ao que se referia:



Não sou um meistre para lhe citar história, Vossa Graça, Minha vida foram as espadas, não os livros. Mas qualquer criança sabe que os Targaryen sempre dançaram demasiado perto da loucura. Seu pai não foi o primeiro. O Rei Jaehaerys disse-me um dia que a loucura e a grandeza eram dois lados da mesma moeda. "Sempre que um novo Targaryen nasce" disse ele, "os deuses atiram uma moeda ao ar e o mundo segura a respiração para ver de que lado cairá".

Daenerys sabia que seu pai era chamado de o Rei Louco, mas pensava que era mentira. Ela não tinha ideia do grau da insanidade de seu pai, ou que isso era um traço da Casa Targaryen.

O conhecimento da loucura em sua linhagem a preocupou. Depois de ter uma visão de Quaithe em sua pirâmide, ela pensou sobre o aviso de Sor Barristan acerca da mácula no sangue do dragão. Ela se perguntou momentaneamente se não estaria ficando louca.

Leia mais.