Renly foi o filho mais novo de Steffon Baratheon e Cassana Estermon. Durante a [[Rebelião de Robert]], era apenas uma criança, e por isso foi mantido seguro em Ponta Tempestade para que não fosse tomado como refém.
[[Arquivo:Loras_Renly_2_HBO.jpg|300px|thumb|Renly e Loras]]
Embora fosse o irmão mais novo de Robert, Renly recebeu Ponta Tempestade no lugar de Stannis, que acabou ficando com [[Pedra do Dragão]]. Durante a época da dinastia [[Casa Targaryen|Targaryen]], Pedra do Dragão, como fortaleza ancestral da Casa Targaryen, era dada ao herdeiro do [[Trono de Ferro]]. Ainda assim, as terras que Ponta Tempestade governam são muito maiores e mais ricas do que as de Pedra do Dragão, o que tornou Renly muito mais poderoso do que seu irmão mais velho.
Quando mais velho, Renly foi nomeado para o Pequeno Conselho como Mestre das Leis. Como castelão, deixou Sor [[Cortnay Penrose]], a quem também foi atribuída a tarefa de cuidar de [[Edric Storm]], filho bastardo de Robert.
==Eventos Recentes==
Enquanto a caravana de Robert voltava de [[Winterfell]], Renly foi com Sor [[Barristan Selmy]] encontrá-los. Depois que a loba de [[Arya Stark]] atacou o Príncipe [[Joffrey Baratheon]], ele zombou do Príncipe ao saber que ele havia apanhado de uma garota mais nova e magricela, tendo um ataque de gargalhadas tão intenso que foi forçado a deixar a sala.
[[Arquivo:Loras_Renly_2_HBO.jpg|300px|thumb|Renly e Loras]]
No [[Torneio da Mão]], Renly perdeu a justa para [[Sandor Clegane]]. O público dava sinais de gostar muito dele, devido ao seu carisma e boa aparência. Após um tempo, ele mostrou um retrato de Margaery Tyrell para [[Eddard Stark]], perguntando se ela parecia com [[Lyanna Stark]]. Eddard ficou intrigado e disse que não. Mais tarde, descobre-se que Renly e Loras planejavam entregar Margaery a Robert para torná-la a nova rainha, o que seria mais fácil se ela se parecesse com Lyanna.
Algum tempo depois, na [[Batalha da Água Negra]], Sor [[Garlan Tyrell]] vestiu a armadura de Renly antes da batalha, o que gerou confusão entre os vassalos de Stannis. Tal confusão ajudou os Lannister e os Tyrell a ganhar a batalha, além de gerar o boato de que o fantasma de Renly se vingou do fratricídio do irmão. Levando em conta a situação desfavorável em que Stannis foi deixado, tal vingança se saiu muito bem.
O texto dessa página foi traduzido e adaptado de: [http://awoiaf.westeros.org/index.php/Renly_Baratheon]