Essos é um dos três continentes conhecidos do mundo. É aproximadamente do tamanho da Eurásia, com semelhantes dimensões de latitude e longitude. Essos é consideravelmente maior do que Westeros, mas sua verdadeira dimensão é desconhecida, pois nenhum mapa completo do continente foi apresentado até hoje. A costa norte está separada da calota polar pelo Mar Tremente. A sul, para além do Mar de Verão, está o continente inexplorado de Sothoryos. No extremo leste, atravessando o Mar de Jade, encontramos [[Asshai]], [[Yi Ti]] e a misteriosa região que chamam de Terra das Sombras.
A geografia e clima de Essos variam muito. Estando separado das Terras do de Sempre Inverno, na calota polar, e localizado um pouco mais ao sul, é afetado por invernos mais brandos do que os de Westeros. A costa ocidental parece ter um clima temperado no norte, tornando-se mais seco e quente à medida que se encaminha para o sul e é caracterizada por colinas verdes mamelonares, pela densa floresta de [[Qohor]], e grupos de ilhas como [[Bravos]] e [[Lys]]. No centro, o continente é coberto pelas pradarias planas do Mar Dothraki e, a leste, pelo árido [[Deserto Vermelho]] onde nada cresce. Além do Deserto Vermelho, para lá da cidade de [[Qarth]], ficam os estreitos que levam ao Mar de Jade. O sul é dominado por colinas secas e possui um clima mediterrâneo, com uma costa em torno do Mar de Verão ligando [[Volantis]] à península valiriana e à [[Baía dos Escravos]].
==Regiões==
===As Cidades Livres===
As Cidades Livres são compostas por nove cidades-estado independentes localizadas na costa ocidental de Essos. Cada uma das Cidades Livres controla uma porção de território que a rodeia, incluindo pequenas cidades e aldeias. Sete das cidades são costeiras: Bravos, [[Myr]], [[Pentos]] e Volantis; ou portos insulares: [[Lorath]], Lys e [[Tyrosh]]; localizadas no Mar Estreito, enquanto [[Norvos]] e Qohor ficam mais para o interior. A região das Cidades Livres compreende desde a fronteira ocidental da Floresta de Qohor e do Rio [[Roine]] a leste, que a separa das planícies [[dothraki]].
===O Mar Dothraki===
A leste da região das Cidades Livres encontra-se o vasto Mar Dothraki, planície de pastagem que cobre boa parte do interior de Essos. É habitada pelo povo dothraki, uma raça de guerreiros nômades com pele acobreada e língua e costumes próprios.
===A Baía dos Escravos===
A sul do Mar Dothraki se localiza a Baía dos Escravos, região que possui diversas pequenas cidades-estado, mas é dominada por três cidades portuárias e escravagistas que são bem maiores: [[Astapor]], [[Yunkai]] e [[Meereen]]. As cidades surgiram dos escombros da [[Velha Ghis]], um antigo império rival da [[Valíria|Cidade Franca de Valíria]], que foi derrotado e dominado milhares de anos antes. As cidades escravagistas ainda são conectadas às Cidades Livres pelas velhas estradas valirianas. A cidade de Nova Ghis fica em uma ilha na Baía, mas pouco foi revelado dela.
===A Península Valiriana===
A Península Valiriana é um largo promontório que se estende ao sul de Essos, no Mar de Verão. No passado foi o coração do império valiriano, onde se localizam as ruínas da maravilhosa Cidade Franca de Valíria. O território sofreu grande destruição na Perdição de Valíria, a península valiriana foi despedaçada e a Cidade Franca, arruinada.
===Lhazar===
Localizado a sudeste do Mar Dothraki e ao norte da Baía dos Escravos. É o lar dos lhazarenos, chamados de homens ovelha pelos dothraki.
===Qarth===
Qarth é uma cidade muito antiga localizada a leste de Essos, para lá do deserto vermelho, às margens do Mar de Jade. É controlada principalmente por príncipes mercantes. Sua posição a torna o portal de conexão para o comércio e cultura entre o leste e o oeste. Cheios de riqueza e poder, o povo de Qarth orgulha-se de sua sofisticação.
==Povo==
Essos serve de lar para um conjunto muito mais diversificado de raças do que o que vive em Westeros, sendo essas descendentes das antigas culturas: Ândala, [[Roinar]], da Velha Ghis e da Cidade Franca de Valíria. Incluem: