No início da Guerra dos Cinco Reis, os [[Casa Frey|Frey]] tentaram se manter neutros apesar da convocatória feita por [[Edmure Tully]], que reunia os vassalos para enfrentar os [[Casa Lannister|Lannister]]. Quando Robb Stark desceu o [[Gargalo]] para socorrer os [[Tully]], que estavam cercados em [[Correrrio]], ele viu que precisava do apoio de Frey, já que as Gêmeas garantiriam uma passagem pelo rio, além de lhe proporcionar mais soldados. A fim de conseguir sua aliança, Robb prometeu, dentre outras coisas, se casar com uma das filhas ou netas de Lorde Frey em troca de sua fidelidade. A oferta foi aceita mas, no decorrer da guerra, Robb tomou como esposa [[Jeyne Westerling]], quebrando sua promessa.
Nesse meio tempo, o Rei [[Stannis Baratheon]] havia atacado com todas as suas forças a capital do reino, [[Porto Real]]. Na chamada [[Batalha da Água Negra]], os [[Sete Reinos]] viram Stannis, que era considerado um exímio comandante de batalha, sofrer uma derrota estarrecedora acachapante para o Trono de Ferro, além do surgimento de uma aliança poderosa entre os Lannister e os [[Casa Tyrell]]. Em decorrência disso, alastrou-se uma onda de derrotismo nos rebeldes, que não acreditavam que Robb seria capaz de ter sucesso onde Stannis falhara.
Lorde Roose Bolton acabou decidindo que deveria passar para o lado do vencedor. Tendo isso em mente, ele orquestrou o [[Batalha de Valdocaso|ataque à Valdocaso]], onde uma parte muito significante das forças de Robb foram destruídas. Bolton também atrasou sua partida de [[Harrenhal]]. Esse movimento calculado permitiu que Sor [[Gregor Clegane]] atacasse sua retaguarda, que era composta por homens fiéis à Robb. Tais medidas tomadas por Bolton fizeram diminuir as forças dos vassalos que eram realmente leais, de modo que as forças vindas do [[Forte do Pavor]] ganhassem vantagem.