Sor Kevan acompanha Tywin Lannister durante sua [[Guerra dos Cinco Reis|campanha]] nas [[Terras Fluviais]]. Na [[Batalha do Ramo Verde]], ele comanda o centro, uma força mista que deveria cobrir o flanco esquerdo, caso este caísse. Após a vitória, e a descoberta da verdadeira localização de [[Robb Stark]], eles partem para [[Correrrio]].
Quando as tropas de Lorde Tywin recebem as notícias da derrota na [[Batalha do Bosque dos Murmúrios]] e da captura de Jaime, ele continua com o resto do exército no caminho a [[Harrenhal]]. Tywin ordena que Kevan comande [[Gregor Clegane]], [[Amory Lorch]] e [[Vargo Hoat]], liderando seus homens em pôr fogo nas Terras Fluviais, do [[Olho de Deus]] ao Ramo Vermelho do [[Tridente]], enquanto o resto da tropa se estabelece na gigantesca fortaleza tomada dos [[Casa Whent|Qhent]].
===''A Fúria dos Reis''===
Kevan acompanha a tentativa de seu irmão de penetrar nas [[Terras do OesteOcidentais]], e participou de diversas batalhas nas [[Terras Fluviais]], até recuar após ser derrotado em [[Moinho de Pedra]]. Após, participa do ataque aos flancos de [[Stannis Baratheon|Stannis]] na [[Batalha do Água Negra]].
===''A Tormenta de Espadas''===
Após a morte de seu irmão, Kevan recebe da Rainha Regente Cersei a oferta de servir como [[Mão do Rei]]. Kevan tem sérias dúvidas sobre a liderança da Rainha, e afirma que somente aceitaria a oferta se ela o nomeasse também como Regente e retornasse ao [[Rochedo Casterly]]]. Ela, porém, recusa, e Kevan recusa o posto de [[Mão do Rei|Mão]]. Ele diz que, de acordo com o que ele viu de Joffrey, ela é tão incapaz como mãe quanto é como governante, levando uma enfurecida Cersei a jogar vinho em seu rosto. Posteriormente, Cersei, irritada, indica dois primos Lannister a posições para as quais Kevan seria mais indicado: [[Daven Lannister|Daven]] como Guardião do Oeste, e [[Damion Lannister|Damion]] como castelão de Rochedo Casterly.
Kevan cavalga como chefe da escolta que retorna o corpo de seu irmão ao [[Terras Ocidentais|oeste]], para que seja enterrado no Rochedo Casterly. Kevan rapidamente se afasta de sua família, e passa a acreditar que [[Tyrion Lannister|Tyrion]] seja o assassino de Joffrey. Ele também acredita nos rumores de incesto entre Cersei e Jaime. Seu filho mais velho, [[Lancel Lannister|Lancel]], torna-se um fanático religoso religioso e abandona [[Darry]], a propriedade que Kevan havia conseguido para ele. Kevan também fica enfurecido que Daven Lannister recebe o título de Protetor do Oeste ao invés dele, apesar de não guardar nenhum rancor de seu primo, poi sabe que ele nunca desejou tal posição.
Ele se recusa a juntar suas forças aos de seu primo em [[Correrrio]], e retorna ao oeste para ver seu fiho mais jovem, [[Martyn Lannister|Martyn]]. Após a prisão de Cersei pela [[Fé dos Sete|Fé]], o [[Pequeno Conselho]], liderado pelo [[Grande Meistre]] [[Pycelle]] e pelo [[Mestre da Moeda]], [[Harys Swyft]], nomeiam Kevan Regente do Rei, e enviam um corvo a Rochedo Casterly oferecendo-lhe o posto.