Eles viveram por séculos na ilha de [[Pedra do Dragão]] até que [[Aegon I Targaryen]] e suas irmãs partiram com seus dragões para conquistar os [[Sete Reinos]].
Os Targaryen governaram como reis de [[Westeros]] por quase 300 trezentos anos, até serem expulsos durante a [[Rebelião de Robert]]. Além da capital, [[Porto Real]] eles possuíam o castelo na ilha de Pedra do Dragão .
O brasão dos Targaryen é um dragão com três cabeças expelindo chamas, vermelho no preto, seu lema é '''Fogo e Sangue'''.
Uma das grandes ameaças sofridas pela Casa Targaryen surgiu de uma disputa dinástica que envolveu os filhos do Rei [[Aegon IV]]. O conflito culminou na criação de uma nova casa surgida a partir da Casa Targaryen, a [[Casa Blackfyre]], e em uma guerra aberta que dividiu o reino, conhecida como: A Rebelião Blackfyre. Essa rebelião é um dos principais temas do livro [[The Sworn Sword]] escrito por George R.R. Martin e narrado em forma de flashbacks.
Além de ter um filho legítimo com sua esposa, a Rainha [[Naerys]], Aegon IV foi pai de quatro bastardos de alto nascimento, que foram chamados posteriormente de os Alto Grandes Bastardos: [[Daemon Blackfyre]], [[Aegor Rivers]] o Bittersteel, [[Shiera Seastar]] e [[Brynden Rivers]]. Em seu leito de morte, Aegon legitimou seus filhos, dando-lhes lugar na linha de sucessão, embora por de trás de seu herdeiro Daeron (o qual mais tarde reinou como [[Daeron II]]). Para complicar mais as coisas, existiam rumores que diziam que o verdadeiro pai de Daeron era o irmão de Aegon, [[Aemon Targaryen]] O Cavaleiro Dragão. Isso deu lugar a dúvidas sobre o seu direito de reinar.
O Rei Daeron foi um homem culto e erudito, e reinou em uma corte sofisticada em que se encontravam meistres e homens com grande educação. O casamento do rei com a Princesa dornesa [[Myriah Martell]] introduziu maneiras e influências estrangeiras à corte, o que desagradou alguns nobres e cortesãos vassalos de Daeron.
O mais velho dos Grandes Bastardos de Alto Nascimento, Daemon, era considerado por muitos uma pessoa melhor que o Rei Daeron e, portanto, um Rei potencialmente melhor. Daemon, também, era Targaryen por parte de pai e de mãe, já que sua mãe foi a infame filha de [[Aegon III]], a princesa [[Daena Targaryen]], A Desafiante. Aos 14 quatorze anos , quando se destacou como escudeiro , Daemon Targaryen recebeu de presente de seu pai, Aegon IV, a espada Blackfyre, uma relíquia forjada do fogo valiriano e passada de geração em geração pelos reis Targaryen, reforçando a ideia de que seu pai o queria como seu verdadeiro herdeiro. Depois da morte de Aegon IV, Daemon adotou o apelido Blackfyre e se rebelou contra o Rei Daeron ajudado por seu irmão Aegor e muitas outras casas nobres. A rebelião terminou na Batalha do Campo do Capim Vermelho, com a morte de Daemon Blackfyre e seus filhos gêmeos, [[Aegon Blackfyre]] e [[Aemon Blackfyre]]. Daemon deixou outros filhos, e a Casa Blackfyre continuou sendo uma ameaça para a Casa Targaryen até que o último membro da casa [[casa-blackfyre|Blackfyre]] foi morto na Guerra dos Reis dos Nove Dinheiros.
==Grande Conselho==
Uma série de circunstâncias culminaram no Grande Conselho no ano de {{data|233 AL}}, que resultou na coroação de [[Aegon V]], chamado “O Improvável”, por ser o quarto filho de um quarto filho e estar muito atrás na linha de sucessão.
O herdeiro do Rei [[Daeron II]], o Príncipe Baelor Quebralanças, morreu durante o torneio [[Julgamento dos Sete]], em Vaufreixo, deixando seu filho maior, Valarr, como o herdeiro da coroa. No entanto uma praga no ano de {{data|209 AL, }} A Grande Epidemia Primaveral, matou o Rei Daeron e dois filhos de Baelor: Valarr e Matarys, tornando então o segundo filho de Daeron, Aerys, o herdeiro da coroa. Quando o Rei [[Aerys I]] morreu, a coroa passou para Maekar, seu irmão e quarto filho de Daeron II, que reinou como Maekar I. Após a morte de [[Maekar I]], seus três filhos não foram considerados aptos para herdar a coroa por diversos motivos. Seu filho mais velho, Daeron, apelidado de Daeron O Bêbado, frequentava obsessivamente os prostíbulos e morreu de sífilis deixando apenas uma filha retardada mental como uma possível herdeira. O segundo dos filhos de Maekar, [[Aerion Targaryen]], morreu após beber fogovivo crendo que se transformaria em um dragão. O terceiro e último filho, [[Meistre Aemon]], havia feito seus juramentos como meistre e renunciado a sua herança.
O Grande Conselho rejeitou a filha de Daeron por sua falta de lucidez. O filho de Aerion Targaryen, que naquele tempo era apenas um menino, também foi rejeitado (possivelmente por temerem que ele fosse cruel e instável como o pai). Os nobres pressionaram Aemon para que renunciasse a seus votos de meistre e aceitasse a coroa. Aemon rejeitou a oferta e se propôs a servir a [[Patrulha da Noite]], contraindo votos adicionais que lhe distanciaram ainda mais de seus direitos de nascimento.