Euron retornou às Ilhas no dia da morte de Balon. Ele afirmou ter pilhado por todo o mundo durante seu exílio, incluindo em uma viagem para as temidas ruínas de Valíria. Ele também capturou e manteve como reféns vários [[bruxos]] de [[Qarth]], que podem tê-lo treinado em magia negra.
Na [[Assembléia Assembleia de Homens Livres]], convocado por seu irmão [[Aeron Greyjoy|Aeron Cabelo Molhado]], Euron prometeu conquistar toda [[Westeros]] para os [[Homens de Ferro]] usando dragões, que ele dizia poder domá-los à sua vontade com o [[Berrante do Dragão]]. Ele foi eleito Rei, vencendo sua sobrinha [[Asha Greyjoy|Asha]], Victarion, e os outros concorrentes. Euron matou [[Baelor Blacktyde]] quando o mesmo se recusou a reconhecê-lo e tê-lo como rei.
Euron começa seus ataques à [[Campina]]. Estes ataques foram altamente bem sucedidos, e Euron enfraqueceu possíveis rivais ao dar terras e títulos para seus principais seguidores - como ele fez após o sucesso de Victarion na [[Batalha das Ilhas Escudo]]. Porém, ele falhou ao comover os homens de ferro além dos ataques, pois eles não estavam confiantes o suficiente para embarcar numa perigosa jornada em busca de dragões. Ao invés disso, ele mandou Victarion e a Frota de Ferro encontrarem [[Daenerys Targaryen]], cortejarem-na em seu nome, e trouxerem ela e seus dragões para Westeros.