Aegon IV manteve muitas amantes e gerou muitos bastardos. O mais antigo deles, gerado de sua relação com a Princesa Daena, tinha fortes características Targaryen e cresceu como um cavaleiro jovem e promissor. Alcançou tal estima que o rei lhe presentou com a [[Blackfyre]], a espada de aço valiriano de Aegon, o Conquistador. Ficou conhecido como Daemon Blackfyre.
Aegon IV O rei legitimou todos os seus bastardos em seu leito de morte, colocando-os atrás de seu filho legítimo para a sucessão ao Trono de Ferro. De nascimento elevado, ficaram conhecidos como os Grandes Bastardos: Daemon Blackfyre, [[Aegor Rivers]], dito Açamargo, [[Brynden Rivers]], dito Corvo de Sangue, e [[Shiera Seastar]]. Após a morte de Aegon, Daeron II herdou o Trono de Ferro, mas seu direito foi contestado por seu irmão Daemon. A contestação foi sustentada por velhos boatos que afirmavam que Daeron não era filho de Aegon e sim de Sor [[Aemon Targaryen]], o Cavaleiro Dragão. Também havia o fato de a antiga espada Targaryen, a [[Blackfyre]], ter sido dada a Daemon por Aegon, o que fazia muitos dizerem que Aegon IV realmente queria que o filho bastardo o sucedesse. A nova influência dornesa na corte também incomodava alguns nobres, o que rendeu apoio a Daemon.
Após um longo período de tensões, Daemon se voltou contra o rei quando este prometeu a mão de sua irmã, Daenerys, ao Príncipe [[Maron Martell]], casamento que garantiu a anexação de Dorne. A Primeira Rebelião Blackfyre foi esmagada pelos filhos de Daeron, [[Baelor Quebralanças]] e [[Maekar I Targaryen|Maekar]], com a ajuda de Corvo de Sangue, que disputava o amor de Shiera Seastar com o meio-irmão, Aegor, e este apoiava Daemon. Na [[Batalha do Campo do Capim Vermelho]], Daemon foi morto por Corvo de Sangue, mas Açamargo fugiu para o exílio atravessando o [[Mar Estreito]] e fundou a [[Companhia Dourada]], uma companhia de mercenários empenhados em colocar um Pretendente Blackfyre no Trono de Ferro.