Na Muralha, [[Samwell Tarly]] recebe uma nova missão de Jon Snow. Ele deve levar [[Meistre Aemon]] de volta à Cidadela pelo mar, e pesquisar sobre os [[Outros]] nos registros de lá. A informação pode ser essencial em uma guerra futura. A garota [[selvagem]] [[Goiva]] e o cantor [[Dareon]] os acompanham também. Jon está ocupado reconstruindo a Patrulha após a [[Batalha de Castelo Negro]], e está preocupado com o plano de [[Melisandre]] para queimar o prisioneiro [[Mance Rayder]] numa tentativa de ressuscitar [[dragões]] de pedra. Sam, Aemon, e Goiva viajam através do [[Mar Estreito]] para a [[Cidade Livre]] de [[Bravos]], mas a saúde de Aemon começa a falhá-lo. Goiva chora durante toda a jornada, e Aemon revela que ela foi forçada a trocar seu bebê pelo de Mance na Muralha (para evitar o plano de Melisandre). Em Bravos, a saúde de Aemon piora gravemente e eles perdem o navio que deveriam pegar para levá-los ao Sul. Dareon consegue dinheiro cantando, mas o gasta constantemente em vinho e prostitutas, deixando o grupo encalhado. Dareon também ouve rumores na cidade de um dragão de três cabeças em [[Meereen]]. Após Sam violentamente confrontar Daeron, ele encontra um [[Xhondo|Ilhéu do Verão]] que diz ter visto os dragões de [[Daenerys Targaryen]] em [[Qarth]]. Aemon acredita que Daenerys cumpre a profecia d'[[Azor Ahai|O Príncipe que foi Prometido]], argumentado que a expressão da profecia não especificava o gênero do líder. Ele resolve viajar até Meereen, e os Ilhéus do Verão concordam em levá-los até o sul, em Vilavelha, como parte da jornada. Em alto mar, Aemon morre de causas naturais. Suas últimas instruções para Sam eram que ele deveria falar para os meistres da Cidadela tudo o que aconteceu, e fazê-los entenderem que precisam mandar ajuda à Daenerys. Goiva e Sam se tornam amantes ao longo do caminho.
[[Brienne de Tarth]] continua em sua busca por [[Sansa]]. Ela é encontrada por [[Podrick Payne]], antigo escudeiro de Tyrion, e concorda em deixá-lo acompanhá-la. Eles passam pela cidade de [[Valdocaso]], onde eles encontram o exército [[Tyrell]] sobre sob o comando de Lorde [[Randyll Tarly]] e ganham a companhia de um antigo conhecido de Brienne, Sor [[Hyle Hunt]]. As explorações de Brienne levam-na ao longo do [[Ponta da Garra Rachada]], onde ela mata vários dos, agora dispersados, [[Saltimbancos Sangrentos]], e para um [[Ilha Quieta|septo]] no estuário do rio [[Tridente]]. O [[Irmão Mais Velho]] do septo diz a ela que ele encontrara [[Sandor Clegane]] moribundo embaixo de uma árvore e descobrira que ele estivera com [[Arya Stark]], que fugiu em direção à costa. A procura de Brienne a leva para [[Lagoa da Donzela]] e as [[Salinas]], mas ela não encontra nenhum sinal de Arya. Seu grupo passa pelos resquícios da [[Irmandade Sem Bandeiras]], que a fazem prisioneira. [[Thoros de Myr]] diz-lhe que [[Beric Dondarrion]] morrera, dando sua vida emprestada para salvar uma [[Catelyn Tully|outra]]. Eles a levam para uma morta-viva Catelyn Stark, a qual eles chamam de "Senhora Coração de Pedra". Catelyn acredita que Brienne a tenha traído, ao deixar que Jaime se libertasse sem retornar com suas filhas. Ela oferece à Brienne uma escolha: escolher a espada e matar Jaime, se redimindo, ou escolher a corda, e ser enforcada; quando Brienne se recusa a fazer tal escolha, Coração de Pedra ordena que ela, Podrick e Sor Hyle sejam enforcados. Enquanto eles se balançam, "Brienne grita uma palavra." (De acordo com [http://www.gameofthronesbr.com/2012/06/o-que-brienne-disse-no-final-de-festim.html uma declaração] feita por George R. R. Martin, ela, para salvar o inocente Podrick e a si mesmomesma, grita a palavra "espada", pondo-se ao serviço da Carrasca)
A frota da [[Árvore]], de [[Paxter Redwyne]], chega em [[Pedra do Dragão]] e o castelo é colocado sob cerco, enquanto Mace Tyrell leva seu exército ao sul para sitiar [[Ponta Tempestade]] e terminar com as pretensões dos leais à Stannis no sul de uma vez por todas. Cersei faz com que o [[Alto Septão (do Tyrion)|Alto Septão]] seja morto para que ele seja substituído por alguém leal a ela, mas o recém-chegado se torna um autoritário fervoroso que possui o apoio dos refugiados da guerra que agora permeiam a cidade. Como Cersei se recusa a pagar as dívidas do Trono de Ferro com a [[Fé dos Sete]], o Alto Septão se recusa a abençoar Tommen, reconhecendo-ritual da [[Fé dos Sete|Fé]] que reconhece o monarca como rei. O impasse só é resolvido quando Cersei propõe autorizar a restauração da [[Fé dos Sete#Fé Militante| Fé Militante]] em troca do perdão da dívida e da benção para Tommen.
No [[Ninho da Águia]], enquanto Sansa Stark se torna uma espécie de figura materna para Robin Arryn, Mindinho é confrontado por vários dos lordes do Vale, que estão insatisfeitos com o fato dele de ele se tornar o governante após a morte da Senhora Lysa Arryn. [[Lyn Corbray|Um dos lordes]], que já havia sido comprado por Mindinho, infringe os costumes ao desembainhar sua espada no encontro. Mindinho usa este insulto para virar o jogo para os lordes, que eventualmente o deixam permanecer como Senhor Protetor do pequeno Lorde Robert Arryn pelo próximo ano. Mais tarde, Mindinho discute a situação com Sansa (que está se passando por sua filha bastarda, Alayne Stone) e se impressiona com quão rápido ela entende as entrelinhas de seu esquema. O tempo piora, um sinal certo de que o inverno está quase chegando nos [[Sete Reinos]], e os moradores do Ninho se mudam para os [[Portões da Lua]], na base da montanha sobre a qual o Ninho descansa. Durante a mudança, Sansa fica amiga de [[Mya Stone]], uma das filhas bastardas do falecido Rei [[Robert Baratheon]], e também de [[Myranda Royce]]. Quando chega aos Portões, Mindinho revela a Sansa seu novo esquema: ele pretende casá-la com [[Harry Hardyng]], o herdeiro de Robin Arryn. Insinuando que Robin tem pouco tempo de vida, ele diz a Sansa que o casamento dará a ela um exército que permitirá que ela reconquiste Winterfell.
Jaime parte de Porto Real para terminar o cerco a [[Correrrio]], onde os sitiantes [[Casa Frey|Frey]] e [[Casa Lannister|Lannister]] ainda são resistidos pelo resistem sob o comando do tio do de Lorde [[Edmure Tully]] e castelão, [[Brynden Tully|Brynden]] "Peixe Negro". Jaime faz com que o prisioneiro Edmure seja trazido das [[Gêmeas]] , que estava preso num cadafalso do acampamento dos Frey sob a ameaça de enforcamento, venha até sua tenda e promete não machucá-lo, e permite que os camponeses do castelo fiquem, oferecendo termos misericordiosos caso Brynden se renda. Após um longo cerco, onde Edmure, todos os dias, é colocado numa forca, em uma tentativa falha de ameaça criada pelos Frey, Brynden recusa os termos de rendição de Jaime. Jaime então liberta Edmure e negocia a rendição com ele, já que ele é o verdadeiro lorde do consiga render o castelo. Ele é mandado de volta para Correrrio, mas atrasa sua rendição por meio dia, fazendo com que seu tio escape pelo Portão da Água de Correrrioe fuja nadando, passando o cerco Lannister. Furioso, Jaime manda Edmure altamente escoltado para Rochedo Casterly. [[Emmon Frey]] toma seu lugar como Senhor de Correrrio. Logo após o fim do cerco, flocos de neve começam a cair sobre as Terras Fluviais. O inverno chegara. Jaime percebe que não haverá tempo para outra colheita. Os Sete Reinos sofrerão no que está para vir.
Os [[Nascidos nascidos do Ferroferro]] assolam a costa da [[Campina]], conquistando as [[Ilhas Escudo]] e bloqueando a foz do [[Vinhomel]] e a rota para Vilavelha. Furiosos, [[Margaery Tyrell]] e seu irmão [[Loras Tyrell]] pedem ajuda à Cersei, mas ela é se mostra relutante em oferecer sua ajudaatendê-los. Ela Cersei dá permissão para Lorde [[Paxter Redwyne|Redwyne]] levar sua frota para casa e destruir os nascidos do ferro, mas só quando Pedra Dragão for tomada. Loras lidera um assalto ao castelo e o toma, mas fica gravemente ferido no processo. Os protestos de Margaery aborrecem Cersei, fazendo com que ela duvide do futuro de Margaery como esposa de Tommen. Ela cria um plano para arruinar Margaery, denunciando ela -a à Fé por ter dormido com um dos [[Osney Kettleblack|guardas]] de Cersei. Infelizmente, o plano é destruído quando o [[Alto Pardal|novo]] [[Alto Septão]] prende o guarda para descobrir a verdade do assunto, e ele confessa muitos dos planos de Cersei também. A Fé prende ambas, Cersei e Margaery. Kevan Lannister é chamado para atuar como Regente e Mão. Mace Tyrell suspende o cerco de Ponta Tempestade poucas semanas após seu começo para voltar à capital, enquanto Randyll Tarly marcha de Lagoa da Donzela para a cidade. Enquanto isso, Aurane Waters foge com a recém-refeita frota naval. Desesperada, Cersei manda uma carta emocionada ao irmão Jaime, pedindo-lhe que venha socorrê-la, mas ele a queima sem sequer abrirabri-la.
O navio de Sam chega em Vilavelha, por pouco escapando dos homens de ferro. Eles descobrem que os nascidos do ferro assaltaram e confiscaram territórios na [[Árvore]] e falharam em uma tentativa de queimar a cidade portuária de Vilavelha. Sam vai para a Cidadela, mas é interceptado pelo Arquimeistre [[Marwyn]]. Marwyn revela que os outros arquimeistres não se impressionarão ou moverão com as revelações de Sam sobre Daenerys. Quando Sam pergunta como Marwyn sabia que ele estava por vir, Marwyn revela que a Cidadela possui algumas das antigas velas valirianas de obsidiana, pelas quais se é possível ver as coisas de longe. Marwyn diz que há quase dois séculos atrás, os meistres ajudaram a matar o último dos dragões para livrar o mundo da mágica para sempre, mas agora ela está retornando. Ele parte imediatamente para a [[Baía dos Escravos]], dizendo à Sam para que ele estude severa e rapidamente, pois a Muralha precisará de seus serviços. Sam é deixado na companhia de dois estudantes, [[Alleras]], e um menino chamado [[Pate (Noviço)|Pate]].