==Aparência==
Viserys possui cabelos loiro-platinados e olhos lilases, comuns à [[Casa Targaryen]]. Um jovem magro com mãos nervosas e um ar febril nos olhos de um tom claro de lilás.
==História==
Viserys era um menino na época da Rebelião de Robert. Quando Rhaegar foi derrotado no Tridente, ele e sua mãe grávida foram levados para [[Pedra do Dragão]].
==Eventos recentes==
{{spoiler}}
===''A Guerra dos Tronos''===
[[Arquivo:Viserys_Targaryen_HBO.jpg|right|200px|thumb|Harry Loyd como Viserys Targaryen na série de TV]]
Ele morreu sem nunca ter sentado no [[Trono de Ferro]].
===''A Fúria dos Reis''===
Depois da morte de Viserys, Daenerys tentou se lembrar dele como uma boa pessoa apesar de sua crueldade. Ela assumiu que Viserys era cruel, fraco e assustado, mas ainda era seu irmão. Ela nomeou um de seus dragões em sua homenagem, [[Viserion]], que seria capaz de fazer o que Viserys nunca conseguira.
{{Quote|Tornei-me a mais esplêndida pedinte do mundo, mas uma pedinte mesmo assim. Detestava isso, tal como o irmão devia ter detestado. Todos aqueles anos correndo de cidade em cidade um passo à frente das facas do Usurpador, suplicando a ajuda de arcontes, príncipes e magísteres, comprando a nossa comida com lisonjas. Deve ter sabido como zombavam dele. Não é de se admirar que tivesse ficado tão zangado e amargo, No fim, aquilo o deixou louco. E vai fazer o mesmo comigo, se eu deixar. Parte de si gostaria de levar seu povo de volta a [[Vaes Tolorro]] e fazer a cidade morta florescer mais do que qualquer outra coisa. Não, isso é derrota. Tenho algo que Viserys nunca teve. Tenho os dragões. Os dragões fazem toda a diferença.}}
===''A Tormenta de Espadas''===
Sor [[Barristan Selmy]] disse à Dany que Viserys parecia ser filho de Aerys de maneiras que Rhaegar nunca parecera.
===''O Festim dos Corvos''===
Após sua tentativa frustrada de coroar [[Myrcella Baratheon]], [[Arianne Martell]] teve uma conversa decisiva com o pai, o Príncipe [[Doran Martell]]. Quando ela exigiu dele que reconhecesse seus direitos sobre [[Dorne]], o Príncipe finalmente revelou um plano secreto e antigo. Ela o questionou sobre uma antiga carta na qual Doran prometia Dorne ao seu outro filho, o Príncipe [[Quentyn Martell]], e ele explicou que tinha outros planos pra ela.
{{Quote|Vingança. Justiça. Fogo e Sangue.}}
===''A Dança dos Dragões''===
Enquanto viajava numa liteira com [[Tyrion Lannister]], [[Illyrio Mopatis]] falou sobre Daenerys e Viserys Targaryen. Ele disse a Tyrion que Viserys deu sua irmã a Drogo para ganhar a amizade do khal, e que era um jovem vaidoso e ganancioso. Ele adicionou que Viserys desejava o trono de seu pai, mas que também desejava Daenerys e que relutou em abrir mão dela.
Viserys começou a rir até que sua mandíbula caiu de seu rosto, soltando fumaça, e sangue e ouro derretido escorreram de sua boca. Daenerys então acordou, ofegante.
===''The Winds of Winter''===
[[Arquivo:Morte_de_Viserys_HBOViserys_Targaryen_2_HBO.jpg|thumb|300px|right|Viserys é assassinado por Drogo, na [[Game of Thrones|série de TV.]]]]
Arianne Martell pediu a Sor [[Daemon Sand]] que lhe contasse sobre o Príncipe Viserys. Ele se lembrou que todo mundo dizia que o Príncipe Rhaegar era bonito, então Viserys deveria ter sido bonito também.
No entanto, Arianne não sabe que Daenerys não conhecia o pacto secreto até que Quentyn Martell o revelou a ela em Meereen. Em sua posição privilegiada e protegida, Arianne parece ser incapaz de perceber as condições desesperadas em que Daenerys e seu irmão estavam, e como isso havia afetado profundamente a paranoia, amargura e ódio de Viserys, a ponto de que a irmã se afastasse dele e permitisse seu assassinato.
[[Categoria:Personagens das Terras da Coroa]]